Ver todos os posts

Como anunciar no Instagram da maneira correta? Mas por que da maneira correta? Porque existem diversas maneiras de anunciar no Instagram, de publicar um post ou divulgar para outras pessoas. Mas aqui vamos te ensinar a como criar uma campanha configurada para somente impactar pessoas no Instagram. 

A partir disso, você consegue fazer uma imagem e uma comunicação específicas para o feed do Instagram. Assim como para o stories e até para o feed do Facebook, por exemplo.

Isso faz com que o seu anúncio fique muito mais natural, porque ele está alinhado à plataforma. Além de você conseguir direcionar o seu investimento para o anúncio que estiver lhe trazendo mais resultados.

Índice:

  1. Começando a anunciar
  2. Divulgando o post para novos usuários
  3. Usando o gerenciador de anúncios

Começando a anunciar

Para você começar anunciar no Instagram, o primeiro passo é você ter uma conta comercial do Instagram.

Como fazemos isso?

Se você já tem um perfil, você só precisa acessar as configurações e clicar em “Adicionar nova conta comercial”. Assim, você pode transformar o seu próprio perfil em um perfil comercial, como criar uma nova conta/um novo perfil comercial.

Feito isso, você já pode promover posts que já estejam nesse perfil. Mas esse não é o intuito do que queremos falar aqui. Já que falaremos sobre as configurações de campanha avançadas no gerenciador de anúncios. 

Por isso, você precisará criar também uma página (uma fanpage) e uma conta de anúncios no gerenciador do Facebook. Se você ainda não tem isso tudo configurado, recomendamos que você confira o 

Então vamos para à parte prática!

Divulgando o post para novos usuários

Como comentamos anteriormente, assim que você tiver o seu perfil comercial, você já estará apto a promover os seus posts dentro desse perfil. Mas essa não é a maneira mais assertiva para se fazer isso. E mais para frente vamos explicar o porquê e quais são as vantagens e desvantagens.

Vamos em frente, então!

Botão Promover

Entrando em qualquer post do seu perfil comercial, como você pode notar na imagem abaixo do Instagram da Flyon, temos o botão de promover.

Botão Promover - Anunciar no Instagram

Ao clicar nesse botão, você pode perceber que o Instagram vai te perguntar para onde você quer direcionar as pessoas. Como na imagem abaixo:

Destino - anunciar no Instagram

Ou seja, com isso, o Instagram está te perguntando qual é o seu objetivo e ele te dá três opções. No nosso caso e seguindo o tutorial do nosso vídeo do Youtube, escolhemos a opção de direcionar os usuários para o site. Isso porque nosso objetivo seria para que os novos usuários que estamos impactando possam ir para o site da Flyon. 

Logo após a escolha do objetivo de direcionar para o site, o Instagram pergunta qual o público-alvo que queremos impactar. Isto é, qual o tipo de usuário que queremos encontrar?

Público-alvo

A partir disso, ele nos dá duas opções:

Público-Alvo Anunciar no Instagram

Podemos deixar na opção “Automático” e deixamos que o Instagram direcione a um perfil semelhante ao perfil de quem já é seguidor da conta em questão, ou com maior taxa de engajamento. Ou então, podemos criar nosso próprio público.

Ao selecionar para criar o próprio público, temos as seguintes opções:

Criar público anunciar no Instagram

Passando para a última etapa, definimos qual é o nosso orçamento diário e por quantos dias – tendo a duração máxima de 30 dias. 

Feito isso, já promovemos nosso post a novos usuários da maneira mais simples, que é a partir do botão de promover.

Ao terminar de revisar os seus dados de pagamento, é só clicar em criar promoção e logo mais sua campanha começará a rodar!

Mas por que esse não é o modo ideal?

Isso porque quando eu promover um post, ele vai utilizar a mesma imagem e o mesmo texto para impactar o usuário tanto no feed, quanto nos stories. Por isso, a imagem não será adaptada para os stories, por exemplo. Assim como não poderemos direcionar nossos investimentos para o posicionamento que estiver rendendo mais resultados. 

Além disso, não conseguimos escolher outras opções de objetivo. Em contrapartida, dentro do gerenciador de anúncios, temos uma gama muito maior de opções e de possibilidade de segmentação. 

Usando o gerenciador de anúncios

Então, se você seguiu o passo a passo para configurar a sua página, criar sua conta de anúncios e criar o perfil comercial, você terá a seguinte visão do gerenciador de anúncios.

Para criar a sua primeira campanha, é só clicar no botão criar – localizado na parte superior esquerda do seu gerenciador.

Você será redirecionado para a página inicial de criação de campanha. 

E, como você pode bem reparar no gerenciador, temos todos os objetivos. Não apenas conseguimos selecionar uma gama muito maior, como também podemos escolher para divulgar para conversões, tráfego, vendas e, enfim… Temos uma variedade muito maior de opções.

Como exemplo, vamos seguir na linha de direcionar o usuário para o site e, por isso, escolhemos a opção de tráfego. Definindo o orçamento diário, passamos para a etapa mais importante para poder definir, de fato, onde vamos impactar o usuário.

Público

A imagem acima mostra o conjunto de anúncio, que nos proporciona ainda mais opções para poder segmentar. Criando públicos personalizados, usando a localização, interesses e também excluir perfis que não queremos impactar. 

Por exemplo, se eu quiser impactar somente novos usuários, posso excluir os usuários que já seguem a minha página. 

Ou seja, conseguimos configurar e segmentar de uma forma mais avançada. 

Posicionamentos

É na seção de posicionamentos que está o pulo do gato!

Se você deixar em posicionamento automático, seu anúncio será veiculado em todas as plataformas – tanto Facebook, como Instagram, Stories, Messenger. Ou seja, em tudo que tiver de opção, será veiculado.

Por isso, entramos em editar posicionamentos, que vamos selecionar onde queremos impactar o usuário com o conjunto de anúncios em questão.

Então, nesse conjunto, vamos impactar somente no feed do Instagram, por exemplo. Desse modo, retiramos a seleção do restante e deixamos somente o feed do Instagram. 

Assim, podemos saber que nesse anúncio, quando colocarmos uma imagem ou um texto, vamos impactar novos usuários somente pelo feed do Instagram e não em outro posicionamento qualquer.

Criação de anúncio para feed do Instagram

Nessa parte, você deve se atentar em como subir uma imagem que esteja, realmente, alinhada ao feed do Instagram. 

Nesse sentido, a própria plataforma mostra quais são as recomendações.

Então, seguindo tais regras, tanto para vídeo, quanto para imagem, o seu anúncio estará bem alinhado com o posicionamento de feed do Instagram. 

Criação de anúncios para Stories do Instagram

Do mesmo modo como selecionamos a opção de feed nos posicionamentos, agora, criando um novo conjunto de anúncios, selecionaremos a opção dos Stories. Isso, claro, tirando o feed do Instagram.

Feito isso, você terá cumprido com o que é recomendado e seus vídeos ou as suas imagens, estarão alinhados aos Stories do Instagram.

Nesse sentido, é importante lembrar que você deverá criar um conjunto de anúncios para cada um dos tipos de veiculação. Ou seja, um conjunto de anúncios próprio para o feed do Instagram e um outro conjunto de anúncios que seja próprio para os Stories.

Por fim, uma última coisa para a qual você deve estar atento é que, tanto para o feed do Instagram, quanto para o feed do Facebook, as regulamentações exigem um máximo de 20% de texto nas imagens. Ou seja, se sua imagem tiver muito texto (ocupando mais de 20% do total da imagem) o Facebook irá reprová-la ou, então, irá limitar a entrega de tal imagem.

Para você verificar essa proporção de texto na imagem, clique aqui!

Por isso, esteja atento a esses detalhes e você conseguirá anunciar no Instagram da maneira correta!

Para compreender o passo a passo, veja nosso vídeo em que mostramos com exemplos do gerenciador de anúncios:

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!