12 Mecanismos de Busca Alternativos ao Google para escalar seus resultados!

12 Mecanismos de Busca Alternativos ao Google para escalar seus resultados!

Tivemos muitas mudanças no mundo dos Mecanismos de Busca Alternativos ao Google nos últimos anos. Concorrentes deixaram este mercado de lado, outros foram dominados pela funcionalidade cada vez mais rica do Google. Todavia, cerca de 9% de usuários da Web utilizam apenas mecanismos de busca alternativos. Desse modo, neste artigo vamos explicitar esses buscadores.

1. Bing

O Bing ainda segura a posição de segundo maior mecanismo de busca depois do Google.
Com fundo branco, links azuis e URLs verdes, com certeza parece familiar, embora também tenha algumas coisas que os diferenciem.

O programa de “Recompensas”, por exemplo, oferece pontos quando você faz compras ou pesquisa por meio do serviço.

Esses pontos podem ser usados para comprar coisas como apps e filmes.

Mecanismos de Busca Alternativos

Além disso, o Bing também tem uma função “Meus Itens Salvos” que funciona como uma ferramenta de favoritos. Ele também possui alguns filtros proeminentes e úteis para resultados por data, idioma e região.

2. Baidu

Se você tem interesse em Marketing Digital na Ásia, precisa saber sobre o Baidu.
O Baidu é o motor de busca preferido por cerca de 77% do mercado de internet da China.

Assim como o Bing, é necessário olhar de perto para ver as diferenças entre Google e Baidu. Além de semelhanças estéticas, há dependência de anúncio, e estão fazendo movimentos para incorporar melhores recursos nas SERPs (Search Engine Results Page).

Por outro lado, o serviço é conhecido por sua censura de certas imagens e bloqueio de sites pró-democracia, na medida em que pode parecer muito extremo para os pesquisadores que estão acostumados com o Google.

Mecanismos de Busca Alternativos

3. Yandex

Yandex está para a Rússia, assim como o Baidu está para a China. Mais de 53% dos usuários de mecanismos de busca russos favorecem o Yandex. Também está presente na Ucrânia, no Cazaquistão, na Turquia e na Bielorrússia.

O mecanismo de busca está disponível em inglês e cirílico e incorpora logins sociais. Isso porque, os usuários podem usar o Yandex Disk, serviço de armazenamento em nuvem, que além de ser fácil de usar, você pode pesquisar seus arquivos diretamente na barra de pesquisa.

Mecanismos de Busca Alternativos

4. Ecosia

A medida que mais de nossa computação passa para a nuvem, os usuários estão se tornando cada vez mais conscientes do impacto ambiental das atividades digitais do dia a dia.
Googling é, talvez surpreendentemente para uma atividade tão rápida e inócua, um formidável produtor de CO2.

Lançado em 2009, o Ecosia é uma alternativa neutra ao CO2. Com cada pesquisa feita, o negócio social usa a receita gerada para ir em direção ao plantio de árvores.

Em média, são necessárias 45 pesquisas para criar uma única árvore. Grande parte do motor em si é alimentado pelo Bing.

Mecanismos de Busca Alternativos

5. DuckDuckGo

O DuckDuckGo pode ser descrito como um motor de busca híbrido, já que é construído sobre APIs de grandes Fornecedores.

Sua USP (Unique Selling Proposition) é simples: não coleta, armazena nem transmite informações pessoais sobre seus usuários.

É uma escolha lógica se você deseja uma experiência de pesquisa isenta de segmentação de anúncios e se o armazenamento de dados em potencial sobre suas atividades de pesquisa faz com que você se sinta incomodado.

Mecanismos de Busca Alternativos

Embora o serviço não segmente usuários com anúncios ou sugestões com base no histórico de pesquisa, ele não está livre de anúncios. Os anúncios que entregam são distribuídos via Bing.

6. StartPage

Assim como o DuckDuckGo, o StartPage foi fundado com estrita privacidade do usuário como seu USP. Novamente, ele não acompanha e armazena seus dados, e não segmenta anúncios com base em seus comportamentos.

O mecanismo é desenvolvido pelo Google e usa anúncios (fornecidos pelo Google) para gerar receita.

Além disso, para cada resultado de pesquisa também é fornecido com uma opção “Proxy”, que permite aos usuários navegar no seguinte site anonimamente.

Mecanismos de Busca Alternativos

7. Twitter

Incluímos o Twitter porque achamos que sua funcionalidade de pesquisa pode ser útil em determinadas situações.

Por exemplo, durante um evento de notícias de última hora, os tweets de pessoas na vizinhança provavelmente serão as atualizações mais rápidas e atualizadas do que está acontecendo antes que os sites de notícias iniciais e os algoritmos do Google se atualizem.

Você pode ver a autoridade “First For News” como algo que o serviço está explorando cada vez mais. Pesquisas no Twitter nos levam à guia “Notícias”, filtrada inicialmente, mas podemos navegar facilmente para ver as atualizações recebidas de qualquer pessoa que usar o mesmo termo de pesquisa.

Mecanismos de Busca Alternativos

8. CC Search

O CC Search é uma ótima ferramenta para encontrar conteúdo livre de direitos autorais.
Se você quer uma imagem para usar em um post de blog, uma peça de música para adicionar a um vídeo, ou você quer apenas um pedaço de mídia para remixar.

O site funciona a partir de resultados de pesquisa de plataformas existentes, como Flickr ou Soundcloud, mas apenas para os materiais marcados como Creative Commons (Criado para utilização comum).

Dessa forma o CC Search é uma ótima alternativa para mecanismos de busca.

Mecanismos de Busca Alternativos

9. Internet Archive

Continuando no espírito do conteúdo acessível, o Internet Archive (geralmente conhecido por sua URL: archive.org) é uma vasta coleção de material documentado, que inclui músicas, livros, vídeos, textos educacionais e muito mais.

Além disso, é o lar da infinitamente fascinante Wayback Machine, uma ferramenta que tira fotos da internet desde os anos 90.

Mecanismos de Busca Alternativos

10. Wiki.com

Você provavelmente está familiarizado com a Wikipedia, mas existem milhares de outros wikis que são um recurso incrível em uma variedade de tópicos, da política à cultura pop.

O wiki.com é um mecanismo de busca útil, pois atrai conteúdo de wikis se você quiser um conhecimento enciclopédico liderado pela comunidade sobre algo.

Mecanismos de Busca Alternativos

11. Boardreader

O Boardreader é um mecanismo de busca que extrai resultados de fóruns e mensagens encontradas nas discussões.

É uma ferramenta conveniente se deseja conteúdo escrito por usuários comuns sobre algum tópico, mas não está necessariamente familiarizado com o nicho para conhecer o melhor fórum ou algum fórum para visitar desde o início.

Mecanismos de Busca Alternativos

12. SlideShare

O Slideshare, agora hospedado pelo LinkedIn, é uma ótima ferramenta para pesquisar apresentações de slides documentados, assim como PDFs e eBooks.

Se você tiver que fazer alguma apresentação ou precisar de informações sobre um tópico, o Slideshare é um repositório valioso.

Você pode salvar os slides que pode precisar para se referir mais tarde e baixar apresentações inteiras diretamente da plataforma.

Mecanismos de Busca Alternativos

O que achou dos mecanismos de busca alternativos? Conta pra gente as suas experiências! 

Serviços Flyon