Será que o e-mail marketing realmente vale a pena? Nós respondemos: vale sim!

O e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing mais valiosas de um negócio, oferecendo um ROI de 4.200% e a capacidade de gerar 320% mais receita com e-mails automatizados. Além disso, tem uma previsão de 4,73 bilhões de usuários de e-mail até 2026, é essencial aproveitar ao máximo essa estratégia. 

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O que é e-mail marketing?

Primeiramente, e-mail marketing é uma estratégia que usa e-mails para promover produtos ou serviços do seu negócio, sendo uma das ferramentas mais eficazes para ganhar assinantes e fomentar a fidelidade do cliente. A princípio, implementar o e-mail marketing envolve a criação de campanhas programadas e automatizadas que têm o objetivo de capturar e manter leads, garantindo uma comunicação estruturada e eficaz.

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Essas campanhas são compostas por uma série de e-mails bem planejados, cada um com um propósito específico e um call-to-action (CTA) claro, como incentivar inscrições em webinars ou compras de cursos online, por exemplo. Dessa forma, o envio estratégico de e-mails transmite profissionalismo e confiabilidade, o que aumenta o engajamento e a fidelização dos clientes. E assim, há a redução da taxa de cancelamento de inscrição e proporcionando uma experiência positiva tanto para o remetente quanto para os destinatários.

Ou seja ,o e-mail marketing agrega valor aos assinantes e ajuda na construção do relacionamento de confiança por meio de um conteúdo personalizado e relevante. Isso aumenta o engajamento dos clientes e impulsiona as vendas, estabelecendo uma conexão significativa com o potencial cliente.

Benefícios do e-mail marketing

Primeiramente, o e-mail marketing permite que as empresas estabeleçam uma linha direta de comunicação com seus clientes. Ao enviar e-mails personalizados, você interage ainda mais diretamente com seus clientes, mantendo-os informados sobre novos produtos, promoções e atualizações da sua empresa.

Campanhas de e-mail marketing bem executadas, podem resultar em um aumento significativo nas vendas, afinal, e-mails com ofertas exclusivas, descontos e CTAs claros e persuasivos incentivam os clientes a realizar compras. Aqui falamos de conversão!

O e-mail marketing também oferece uma excelente oportunidade para coletar dados sobre o comportamento e as preferências dos clientes ou aqueles em potencial. Nesse sentido, com ferramentas de análise, você empreendedor, pode monitorar as taxas de abertura, cliques, e outros indicadores de desempenho. Essas informações são importantes para a otimização das suas estratégias de marketing, para que assim, você atenda às necessidades e expectativas do seu público.

Sabemos que manter a presença da marca na mente dos consumidores é essencial para a relevância contínua. Portanto, e-mails regulares, como newsletters, atualizações de produtos e campanhas sazonais, ajudam a mantê-la viva em suas memórias. Mesmo que os clientes não comprem imediatamente, a constante presença na caixa de entrada aumenta a probabilidade de futuras conversões.

35 ideias de e-mail marketing

Agora, vamos listar as 35 principais ideias de e-mail marketing que você pode integrar na estratégia de marketing digital do seu negócio.

  • Ideias de conteúdo
  • Ideias de design e formato
  • Ideias de engajamento e interação
  • Táticas avançadas

Ideias de conteúdoParte 1

  1. E-mails de boas-vindas personalizados

As primeiras impressões são tudo, certo? Toda empresa deve enviar um e-mail envolvente de boas-vindas para os novos assinantes. Dessa forma eles já vão se familiarizando com a marca. Portanto, esses e-mails devem incluir o propósito da comunicação e frequentemente oferecem incentivos, como descontos para a primeira compra, estabelecendo uma conexão inicial e a construção da fidelidade desse cliente.

  1. Newsletters

Newsletters são e-mails que mantêm seus assinantes atualizados sobre novidades e atualizações importantes do seu negócio. Elas podem incluir informações sobre produtos ou serviços e fornecer conteúdo valioso para melhorar a vida dos assinantes. 

#DicaFlyon: programe suas newsletters para evitar spam e cancelamentos de inscrição.

  1. Anúncios de lançamentos de produtos

Lançamentos de produtos devem ter sua própria campanha de e-mail para garantir que a nova oferta esteja em destaque, aumentando as vendas. Assim, inclua uma descrição curta do produto com um link para mais detalhes e use designs minimalistas para destacar o lançamento.

#DicaFlyon: menos é mais!

  1. Histórias e depoimentos de clientes

Histórias e depoimentos são importantes para demonstrar, como resultado, que seu negócio ajudou clientes reais, aumentando a confiança. É o que chamamos de prova social. Solicite avaliações e ofereça descontos para aquelas mais longas. 

#DicaFlyon: inclua várias avaliações curtas ou dê destaque para uma avaliação longa em seus e-mails.

  1. Conteúdo educacional e dicas

E-mails educacionais, como guias e tutoriais, são outros exemplos de modelos que agregam valor aos assinantes e ajudam a construir a tão desejada fidelidade. 

#DicaFlyon: compartilhe também sua experiência para incentivar os assinantes a se envolverem com seu conteúdo.

Ideias de conteúdoParte 2

  1. E-mails sazonais e de feriados

Aproveite os feriados para dar um empurrãozinho extra na compra do seu produto ou serviço. Use essas datas para oferecer promoções e aumentar as vendas.

#DicaFlyon: de acordo com essas datas, como podem estar atreladas ao que você oferece? Crie associações e considere a sua relevância.

  1. Ofertas e promoções exclusivas

Ofereça promoções exclusivas aos assinantes! Igualmente, ações como essa criam senso de urgência e incentivam ações rápidas. Envie e-mails durante toda a jornada da oferta, desde o seu início às últimas horas. 

#DicaFlyon: crie campanhas atraentes com títulos de e-mail chamativos.

  1. E-mails de aniversário

Envie e-mails de aniversário personalizados com ofertas especiais para fazer os assinantes se sentirem importantes e valorizados. Eles vão adorar!

  1. Programas de indicação

Incentive seus assinantes a indicarem amigos e, em troca, ofereça recompensas. Iniciativas conforme essa aumentam a fidelidade dos clientes e atraem novos leads de forma orgânica. A relevância dessa ação está na credibilidade das recomendações, que tendem a ser confiáveis e alinhadas com o seu público-alvo. Afinal, quem recomenda identifica uma conexão e confiança no seu serviço ou produto.

Ideias de conteúdoParte 3

  1. Concursos e sorteios

Concursos e sorteios capturam a atenção dos clientes, afinal quem não deseja ganhar algum mimo ou prêmio? Dessa forma, ações como essas  incentivam e muito a participação e o engajamento.

#DicaFlyon: faça parcerias com outras marcas para ampliar seu alcance e conquistar novos públicos.

  1. Mostre os destaques do setor e atualizações da empresa

Compartilhe atualizações importantes e conquistas da sua empresa. Inspire seus assinantes: mostre o quanto você cresceu e agradeça pela participação deles na sua jornada. 

#DicaFlyon: inclua fotos dos bastidores e citações inspiradoras, afinal, criam uma conexão mais pessoal com seu público.

  1. E-mails de upsell

Use e-mails de upsell para incentivar os clientes a fazerem upgrade nos produtos ou serviços que já compraram, aumentando a receita. Afinal, se eles gostaram da experiência, porque não oferecer algo a mais?

  1. Informação sobre  eventos

Informe os assinantes sobre eventos importantes, servindo, assim, como lembretes para garantir que eles não percam nenhuma oportunidade.

#DicaFlyon: envie e-mails de acompanhamento com lembretes sobre horário e local para manter todos bem informados.

  1. E-mails de produtos de volta ao estoque

Se você vende produtos, lembre seus assinantes quando itens populares estiverem de volta ao estoque, dessa forma, você cria um senso de urgência e desejo.

#DicaFlyon: use expressões como “acabando rápido”, “disponível por tempo limitado” para incentivar ações imediatas.

  1. Confirmações de pedido

E-mails de confirmação de pedido são essenciais e têm alta taxa de abertura. Aproveite essa oportunidade não apenas para visualização, mas para solicitar a inscrição dos clientes em promoções futuras, mantendo um tom informativo e amigável.

#DicaFlyon: adicione uma seção onde os clientes possam se inscrever em promoções futuras.

  1. E-mails de comparação e best-sellers

Destacar seus produtos ou serviços mais vendidos e fazer comparações ajuda os assinantes a explorarem diversas opções, conforme for aumentando o interesse e impulsionando as vendas.

Ideias de design e formato

  1. E-mails interativos

E-mails interativos são envolventes, pois aumentam a taxa de cliques com elementos como: carrosséis de imagens, enquetes e revelações de ofertas. 

#DicaFlyon: adicione links ou imagens interativas e incentive os cliques.

  1. Conteúdo em vídeo

Vídeos tornam os e-mails mais envolventes e informativos. Assim, use tutoriais, demonstrações, storytelling da marca e estudos de caso para cativar seu público.

#DicaFlyon: incorpore vídeos no e-mail, hospede-os em uma página de destino ou carregue no YouTube.

  1. Designs minimalistas

Designs minimalistas são populares e bastante eficazes. Principalmente apresentam informações de maneira clara e direta, sendo fáceis de entender e rápidos de criar.

  1. GIFs e animações

GIFs e animações adicionam dinamismo e diversão às campanhas de e-mail marketing. Esses formatos são envolventes. Ao mesmo tempo que transmitem a mensagem principal., são leves e descontraídos.

  1. Questionários

Os questionários são importantes para avaliar os interesses e engajar os clientes. Assim, é possível entender melhor esse público e personalizar as ofertas.

#DicaFlyon: opte por questionários breves para aumentar a participação.

  1. Designs personalizados

E-mails personalizados são uma forma potente de gerar conexão e fidelidade à marca. Dessa forma, você cria mensagens exclusivas com base nos dados coletados de cada assinante.

#DicaFlyon: que tal usar os questionários para coletar informações demográficas específicas durante a inscrição?

  1. Design responsivo

Um design responsivo garante que os e-mails sejam visualizados em qualquer dispositivo. A boa experiência do cliente é de extrema relevância. Sobretudo é preciso evitar frustrações com problemas de compatibilidade.

Ideias de engajamento e interação

  1. Campanhas por gotejamento

Envie sequências automatizadas de e-mails ao longo do tempo para engajar seu público com conteúdos relevantes e objetivos do seu negócio. Todavia, essas mensagens geralmente são planejadas com antecedência.

#DicaFlyon: personalize a sequência com base nas ações e comportamento dos assinantes. 

  1. Campanhas de programas de recompensa

Programas de recompensa incentivam os membros a interagir ativamente, ganhar e resgatar pontos. Ações como essa fortalecem o vínculo com a sua marca e valorizam cada interação. Afinal, quem não gosta de receber benefícios exclusivos?  

#DicaFlyon: enfatize  e reforce sempre que possível a exclusividade para atrair clientes para a sua comunidade.

  1. Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Incentive seus assinantes a compartilharem suas experiências com seus produtos. Além da conexão autêntica, a sua marca também é promovida de forma genuína e orgânica. Assim, UGC aumenta a visibilidade da marca e valida a qualidade do seu produto por meio da prova social.

#DicaFlyon: utilize fotos e vídeos para mostrar como os clientes usam seus produtos.

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  1. Campanhas de nutrição de leads

Envie mensagens automáticas conforme os assinantes avançam no funil de vendas, estimulando sua conversão em clientes pagantes.

#DicaFlyon: garanta que os e-mails progridam naturalmente e evite que se tornem muito extensos.

  1. Pesquisas e solicitações de feedback

Mostre que você valoriza a opinião dos seus assinantes, por meio das pesquisas. Dessa forma, você pode usar esse feedback para desenvolver campanhas e melhorar seus produtos. 

#DicaFlyon: ofereça descontos e promoções para incentivar essa participação.

  1. Campanhas de reengajamento

Recupere a conexão e o interesse dos assinantes inativos ao relembrá-los da sua marca. Assim, priorize e-mails com mensagens leves e amigáveis, como “sentimos sua falta”, acompanhada de “ofertas especialmente para você”.

  1. Séries de webinars

Utilize e-mails para captar inscrições e transformar assinantes em participantes de webinars. Uma vez que, lembretes regulares aumentam a chance de participação. 

#DicaFlyon: implemente uma estratégia de follow-up eficaz, ou seja, com e-mails de agradecimento e informações adicionais para aumentar o engajamento durante os webinars.

Táticas avançadas

  1. Teste A/B

Implemente testes A/B! Envie variações de campanhas de e-mail marketing para subconjuntos de assinantes e como resultado, descubra qual variação gera os melhores resultados. Por fim, use a melhor versão para otimizar a captura de leads no futuro.

#DicaFlyon: ferramentas como Campaign Monitor simplificam bastante esse processo.

  1. Segmentação comportamental

Personalize seus e-mails de acordo com as interações dos assinantes, adotando uma abordagem centrada no usuário. Após rastrear como interagem com sua marca, segmente suas campanhas. A ferramenta Mailchimp bem como pode te ajudar a iniciar essa estratégia.

  1. E-mails de carrinho abandonado

Recupere vendas enviando e-mails para assinantes que deixaram itens no carrinho sem finalizar a compra, uma vez que lembre-os dos produtos e incentive a conclusão do pedido. 

#DicaFlyon: inclua imagens dos produtos deixados no carrinho!

  1. Integração com outros canais de marketing

Desenvolva uma estratégia omnichannel que alinhe campanhas de e-mail com suas plataformas de mídia social, site e outros canais. Assim, garante uma experiência de usuário integrada. Por fim, crie mensagens unificadas e visuais para nutrir leads e fortalecer a fidelidade do cliente.

  1. Listas de e-mails segmentadas

Segmente seus assinantes com base em critérios como idade, localização e comportamento para logo depois, enviar campanhas de e-mail direcionadas. Coletar dados e configurar fluxos de trabalho são essenciais para criar segmentos personalizados.

#DicaFlyon: use software de CRM para coleta os dados dos clientes e simplificar o processo de segmentação.

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