O foco deste artigo é mostrar diversas estratégias para marketing de afiliados, mostrando assim inúmeros meios de divulgação possível.
Índice:
Porém, a ideia não é esgotar todas as possibilidades, tendo em vista que o mundo digital é infinito e está em constante mudança.
Logicamente, para realizar as vendas, é necessário levar o usuário para a página de vendas, gerando assim o que chamamos de tráfego.
Este tráfego pode vir de maneira orgânica – sem se pagar nada por isso – ou de maneira paga, na qual você investe em anúncios
Sendo assim, as estratégias para marketing de afiliados se dividem em duas categorias: estratégias orgânicas e estratégias pagas
Estratégias Orgânicas
Apesar de não haver investimento financeiro, aqui há o investimento de tempo e investimento intelectual.
Porém, no tráfego orgânico, diferentemente do pago, os resultados levam mais tempo para serem alcançados, mas são mais duradouros
Agora vamos listar algumas opções de estratégias orgânicas disponíveis
Marketing de Conteúdo
É uma maneira de crescer sua rede de clientes, criando conteúdos relevantes, gerando valor para os mesmos.
Hoje em dia, o público tem muito mais poder para escolher o que assistir, ler, ouvir e etc. Então é necessário que você defina seu público e crie conteúdos realmente relevantes para sua persona.
Lembrando que quanto mais sua audiência se identificar com o seu conteúdo, mais impactada ela será.
Com um conteúdo que gere valor para o usuário, ele passa te enxergar de maneira positiva, facilitando na hora de se fazer uma oferta para o mesmo.
Com isso você ativa o gatilho mental da reciprocidade. Ou seja, a pessoa sente vontade de te retribuir o que você fez de bom para ela. Se quiser saber mais sobre este e outros gatilhos mentais, clique aqui.
O marketing de conteúdo pode ser feito em vários tipos de canais digitais.
Você pode ter um canal de Youtube e fazer vídeos relacionados a um determinado nicho, gerando valor para sua audiência e, posteriormente fazer uma oferta.
Pode ser feito também através de postagens em redes sociais como: Facebook, Instagram, Twitter e etc.
Além de poder se feito em blogs ou emails.
De acordo com o DemandMetric, o marketing de conteúdo é 62% mais barato e é capaz de gerar o triplo de leads.
Sendo assim, uma estratégia muito interessante para ser usado no marketing de afiliados.
E-mail Marketing
Ajuda a você construir e cultivar relacionamento com seu público, o deixando sempre a par de ofertas e novidades.
Você pode incluir sua audiência em listas de emails específicas, fazendo assim uma sequência de emails específica para cada lista.
Assim é possível ir se relacionando com o público, trazendo sempre novidades, informações e conteúdos interessantes de acordo com cada perfil de lista.
Dessa maneira dá para direcionar cada perfil de cliente para uma oferta que esteja mais alinhada com seus interesses e necessidades.
Deixando a pessoa mais confiante que aquele produto é bom e irá suprir a sua necessidade, facilitando o ato de compra.
Contudo é necessário lembrar que o jeito mais fácil de se conseguir listas de emails é com estratégias pagas.
O bom do email marketing, é que você pode usar alguns programas de automação, economizando muito tempo!
SEO
Basicamente se consiste na otimização dos mecanismos de buscas, tornando assim seu site mais fácil de ser encontrado pelo Google.
Ou seja, seu site fica mais bem posicionado na rede de pesquisa do Google. Lembrando que 90% das pessoas que fazem busca no Google só clicam em páginas posicionadas na primeira página, esta é uma estratégia importantíssima.
Para organizar bem esta estratégia, é necessário uma série de otimizações em sua página.
Esta é uma estratégia que requer muito tempo e disciplina, porém os resultados alcançados persistem por muito tempo.
Estratégias Pagas
Aqui, além do investimento de tempo e intelectual, também há o investimento financeiro.
Este tipo de geração de tráfego se baseia na criação de anúncios e divulgação dos mesmos em plataformas digitais.
No tráfego pago, os resultados são mais rápidos e necessitam de otimizações constantes para não serem perdidos.
Google Adwords
Esta é a maior e mais famosa ferramenta de links patrocinados da internet, além de ser o maior mecanismo de busca.
Majoritariamente, os anúncios aparecem na rede de pesquisa, relacionados as palavras chave usadas.
Porém, além da rede de pesquisa, existem outros formatos de anúncios possíveis no Google.
Vamos falar um pouco sobre os principais, se tiver interesse em saber mais sobre a plataforma, baixe nosso ebook
1) REDE DE PESQUISA
É formada pelos resultados de busca do Google e de sites parceiros.
Os anúncios aparecem em áreas de destaque nos resultados de busca. Sendo geralmente as 4 primeiras posições. Porém, para palavras chave mais concorridas, podem haver outros posicionamentos possíveis.
A grande vantagem de se anunciar na rede de pesquisa é que tem uma maior probabilidade do seu anúncio atingir pessoas realmente interessadas. Otimizando seus gastos.
Isso se deve, pois na rede de pesquisa você atinge quem está no fundo de funil de vendas.
Ou seja, são pessoas que provavelmente estão digitando o nome do seu produto na rede de pesquisa.
2) REDE DE DISPLAY
É composta por inúmeros sites parceiros do Google, que vendem espaços em suas páginas para anúncios que, em sua maioria, são gráficos.
Na rede de display, diferentemente da rede de pesquisa, você pode alcançar uma gama de usuários bem maior.
Por isso é importante segmentar os sites que estejam relacionados a sua oferta.
A rede de display é muito utilizada para campanhas de branding, que são campanhas para tornar determinada marca ou produto mais conhecido.
Como afiliado esta estratégia se torna mais viável quando se tem uma proximidade grande com o produtor, para se ter ideia de persona e etc.
Importante frisar que o custo de se anunciar na rede de display geralmente é menor do que na rede de pesquisa.
3) YOUTUBE ADS
É uma ferramenta que está dentro do Google Adwords.
Hoje o Youtube só perde para o próprio Google como o maior buscador do mundo. Mostrando assim a importância de se usar esta ferramenta.
Há duas formas de se anunciar seus vídeos no Youtube
- TrueView In-Stream
- TrueView Video Discovery
No TrueView In-Stream seus vídeos de anúncio podem aparecer antes, durante ou depois do vídeo.
Este é aquele anúncio que o usuário pode pular depois de 5 segundos.
Aqui os resultados são altamente mensuráveis.
Já o TrueView Video Discovery funciona como uma sugestão da plataforma para quem fez determinada busca por uma palavra chave.
Aqui também é essencial que seus anúncios apareçam em vídeos e buscas que estejam relacionados a sua oferta.
Facebook Ads
O Brasil é o terceiro país com mais usuários no Facebook, mostrando que é de suma importância usar esta ferramenta para divulgas produtos.
O Facebook é uma plataforma muito visual, o que torna possível você mesclar anúncios de imagem, textos e vídeos conseguindo mensurar qual está trazendo mais resultados.
Diferentemente do Google Ads que você segmenta o seu público de acordo com o que ele procura (palavras chave), no Facebook você pode segmentar seus anúncios de maneira mais específica de acordo com o público que você quer atingir.
Você pode segmentar por interesses, gostos, datas importantes, estado civil, emprego, crenças e etc.
Por isso, antes de se anunciar no Facebook, você tem que ter claramente a ideia do público que deseja-se atingir.
Sendo assim necessário um estudo de persona e, se possível, entrar em contato com o produtor a fim de buscar mais informações sobre os consumidores do produto.
Se este estudo não é bem feito, corre-se o risco de se perder bastante dinheiro.
Outra vantagem é que pela plataforma do Facebook Ads é possível divulgar de maneira semelhante no Instagram, que, de acordo com a imagem, é a rede social mais usada no país.
Taboola Ads
A grande vantagem de se anunciar no Taboola é que ele, diferentemente de outras plataformas, não entrega um simples anúncio.
O Taboola Ads exibe anúncios contextuais em portais de conteúdo e blogs, através da sessão de conteúdos relacionados.
Por exemplo se o usuário estiver lendo algo relacionado a “como ganhar dinheiro nas redes sociais” o Taboola irá mostrar artigos de marketing digital e/ou finanças.
É possível segmentar de acordo com perfis de audiência e também escolher os blogs parceiros.
Tendo isso em vista, assim como o Facebook, é necessário ter a ideia de persona bem formada.
O Taboola já possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo considerada uma forma de divulgação bem positiva.
De toda maneira, uma boa relação com o produtor e um conhecimento profundo do produto qua irá divulgar, é muito importante para se definir qual estratégia de marketing de afiliados utilizar.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que respondemos!