Apesar de outros canais, sabemos que o email marketing ainda é uma ferramenta poderosa para direcionar usuários ao seu site. Como criar e-mail marketing? Confira nossas dicas!
Apesar do crescimento de outros canais de marketing, sabemos na prática que o email ainda é uma ferramenta poderosa para direcionar usuários ao seu site. Bem como manter engajamento com seu público, se relacionar com consumidores e clientes, etc.
A segmentação de contatos e a automação de campanhas provêm melhorias significativas em sua aplicação.
Não confunda com spam. Uma boa estratégia de email marketing visa alcançar usuários realmente interessados na informação, no serviço ou produto que se deseja oferecer, utilizando uma inteligência de segmentação adequada.
Outra característica exclusiva da prática do email marketing é que as campanhas obrigatoriamente oferecem uma opção de cancelamento de recebimento. O que claramente demonstra o respeito por seu público.
Este procedimento de cancelamento pode ser atrelado, por exemplo, a um mecanismo de pesquisa de opinião. Em que é possível avaliar o que está certo ou errado na forma com que se conduz as campanhas (sugiro que inclua essa pesquisa).
Para entender melhor as funcionalidades e vantagens de uma boa estratégia de email marketing, confira o texto a seguir.
Índice:
- Coleta de dados e Segmentação
- Emails Responsivos
- Personalização Dinâmica de emails
- Mensuração detalhada
- Classificação por tags (links inteligentes)
- Teste A/B
- Dica de Ferramenta
Coleta de dados e Segmentação
Através de um simples formulário de captura inserido em seu site, criado na própria ferramenta de email marketing, você pode segmentar usuários alinhando seus interesses e enviando automaticamente emails altamente relevantes para cada grupo.
Emails Responsivos
Certifique-se de que seus destinatários poderão visualizar seu email em qualquer dispositivo. A utilização de diferentes dispositivos e diferentes formatos não para de crescer. Dessa forma, uma ferramenta de email marketing permite que você verifique isso antes de disparar qualquer campanha.
Personalização Dinâmica de emails
Você pode personalizar o conteúdo de acordo com os dados de seus contatos. Isto é fundamental para aumentar o engajamento e criar confiança com seu cliente potencial. Isso mostra que você se importa, além de saudar seu cliente pelo nome, você pode criar uma infinidade de parâmetros personalizados, coletados em seu formulário.
Mensuração detalhada
Após o envio de seus emails é possível mensurar a taxa de abertura, taxa de cliques e muitos outros dados. A grande vantagem aqui? Você pode classificar usuários de acordo com o nível de engajamento, adicionar uma pontuação de acordo com o comportamento realizado de cada um e então criar estratégias personalizadas para impactar usuários engajados. Além de tentar recuperar usuários pouco engajados.
Classificação por tags (links inteligentes)
Além disso, de acordo com os links acessados pelo usuário em seu email você ainda pode adicionar tags (rótulos) para, novamente, saber qual assunto aquele usuário se interessa e poder melhorar ainda mais seu nível de segmentação e comunicação.
Teste A/B
Sabemos que a headline (assunto) de um email está diretamente ligada ao sucesso da campanha. Uma headline ruim pode fazer com que os usuários nem cheguem a abrir o email, descartando assim toda sua estratégia. Por isso, é possível fazer testes controlados, com grupos pré-definidos, para eleger as melhores headlines antes de enviar para sua lista completa. Para, então, extrair o máximo de suas campanhas.
Dica de Ferramenta
Uma das ferramentas que utilizamos e recomendados para aproveitar essas e outras funcionalidades é o Lead Lovers. A ferramenta oferece garantia de 30 dias para você experimentar e, caso não interesse, cancelar e receber o 100% de reembolso.
Aproveite o email marketing e potencialize suas vendas!