Não há mais dúvidas a respeito da eficácia da inteligência artificial no campo do marketing digital, seja para alavancar um negócio ou alcançar e envolver o público-alvo.  Com sua capacidade de reformular textos, corrigir erros e gerar novas ideias de forma rápida e eficiente, o ChatGPT se torna um aliado valioso para profissionais de diferentes níveis de experiência. 

A ferramenta de inteligência artificial também é capaz de oferecer ideias e inspirações para aprimorar a qualidade e o impacto dos textos. Ao fornecer esses insights, ele estimula a criatividade e a inovação, sendo também um excelente companheiro para “brainstorming”.

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No entanto, para aproveitar o potencial dessa tecnologia é necessário ter uma compreensão sólida de como otimizar a escrita na ferramenta. 

Há alguns segredos para isso e este artigo certamente vai te ajudar!

Como funciona o ChatGPT?

Em primeiro lugar, é importante entender que o ChatGPT cria respostas com base em uma técnica chamada modelagem de linguagem. Ele foi treinado em variados conjuntos de dados e quantidade de textos sobre diversas áreas do conhecimento. Essa é a fase a qual ele aprende padrões e estruturas da linguagem,assim como, a relação entre palavras, frases e diferentes contextos.

Quando você faz uma pergunta ou fornece uma entrada para o ChatGPT, o modelo analisa o texto e tenta produzir uma resposta coerente com base em seu conhecimento prévio sobre aquele assunto. Ele usa a informação fornecida como contexto e tenta entender a intenção por trás das palavras..

Você já deve ter percebido que algumas das respostas dadas são insatisfatórias, em muitos casos, genéricas ou ambíguas. Isso acontece porque a ferramenta depende bastante de um imput bem estruturado para trazer outputs mais completos.

Sempre é importante dizer: a revisão e edição do material pelo profissional é essencial para garantir um texto mais humanizado.

5 aplicações do ChatGPT na escrita

Confira 5 maneiras de aproveitar as aplicações do ChatGPT na escrita e enriquecer seus conteúdos:

Desenvolver descrições:  o ChatGPT é uma excelente ferramenta para criar descrições de produtos para e-commerces e textos mais extensos para blogs e outras palataformas.

Aprimorar a revisão de conteúdos: a ferramenta ajuda a identificar erros básicos de escrita e oferecer sugestões para melhorar o conteúdo, agilizando o processo de revisão.

Responder a perguntas: quando surgir uma dúvida durante a criação de conteúdo, o ChatGPT pode ser consultado, facilitando a pesquisa e agilizando o processo de escrita.

Gerar títulos persuasivos: o ChatGPT auxilia bastante na geração de headlines persuasivas, contribuindo assim, para o aumento do engajamento do público.

Compreender o público-alvo: Quando há dificuldade em definir o público-alvo, o ChatGPT pode fornecer insights sobre características gerais do público, auxiliando na criação de personas temporárias.

Obter novas ideias: Em momentos de bloqueio criativo, o ChatGPT pode oferecer sugestões sobre diversos tópicos, estimulando a criatividade e ajudando a superar obstáculos na produção de conteúdo.

Planejar conteúdos: Embora não seja uma ferramenta de SEO, o ChatGPT pode sugerir temas e tópicos para a produção de conteúdo, facilitando o planejamento editorial e oferecendo inspiração para novas abordagens.

Comandos para melhorar o seu texto

1- Torne seus textos persuasivos

Você pode empregar vários comandos para aprimorar a persuasão em seus textos no ChatGPT. Ao utilizar o comando ‘persuadir’, você direciona o modelo a gerar conteúdo convincente e capaz de influenciar o leitor com técnicas persuasivas.  Essa funcionalidade é uma excelente opção  para destacar argumentos convincentes e desenvolver uma narrativa envolvente que conduza o leitor à ação desejada.

Exemplo: “Aprimore o seguinte texto e aplique técnicas persuasivas para potencializar a venda do produto.” Em seguida, envie o conteúdo que deseja aperfeiçoar.

Outra maneira de tornar seus textos mais persuasivos no ChatGPT é utilizando o comando “apelar para emoções”, uma linguagem que toque os sentimentos do leitor e traga conexão emocional com o conteúdo.

Dica bônus: ainda temos o o comando “chamar para ação”. Esse recurso irá sugerir  frases e estratégias específicas que irão estimular o leitor à tomada de ações.

2- Enriqueça as descrições do seu texto

Outra estratégia eficaz para melhorar as descrições do conteúdo é o uso do comando “detalhado” e “descritivo”. Com essa funcionalidade, o “chat” também  é direcionado a elaborar descrições mais minuciosas, destacando aspectos específicos. 

Exemplo de comando: “reescreva o conteúdo de maneira mais descritiva”.

Ao acionar o comando “ilustrar com exemplos”, o modelo ainda oferece exemplos concretos e casos práticos que irão enriquecer ainda mais as descrições do conteúdo. Assim,as informações se tornam mais tangíveis e acessíveis ao público.

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3- Traga mais leveza ao conteúdo

Para trazer leveza ao seu conteúdo,, você pode usar colmandos que tornem a escrita mais descontraída, fluida e atraente ao público, como por exemplo, “simplificar linguagem” ou “torne o texto mais leve sem alterar o sentido”. 

Outra maneira eficaz é por meio do uso do comando “inserir humor”. Neste momento, o modelo introduz elementos de humor e leveza no texto, tornando-o mais envolvente.  Isso ajuda a quebrar a monotonia e a criar uma atmosfera mais descontraída, o que pode aumentar o engajamento e a retenção do leitor.