Você certamente já sabe que as redes sociais são essenciais para uma estratégia de marketing digital. Neste contexto, atualmente, o Instagram se destaca como a plataforma mais popular entre os brasileiros. Portanto, se o seu objetivo é estar junto ao seu potencial cliente, essa rede é indispensável para a promoção do seu produto.
Não tem para onde fugir: estar sempre presente, explorar as funcionalidades e recursos são essenciais para quem busca maior relevância e presença online. Porém, para que isso aconteça, é importante entender o que está por trás do funcionamento. Estamos falando do algoritmo do Instagram!
O que é algoritmo? Como ele funciona?
O algoritmo é um conjunto de regras que define qual conteúdo aparecerá para os usuários na plataforma. Ele estabelece a ordem e mostra os conteúdos, tanto no feed quanto nos stories e na aba ‘Explorar’.
Mas como ele funciona? Ele cruza as informações dos usuários – pesquisas e preferências- , com postagens para entregar um conteúdo cada vez mais personalizado. Consideramos cada forma de interação (like, comentário, clique, visualização…) como dados relevantes para compreender o comportamento do usuário dentro da rede.
Ao postar qualquer conteúdo no Instagram, a postagem automaticamente passa pela triagem do algoritmo. Este, por sua vez, leva em consideração uma variedade de elementos, incluindo legendas, hashtags, e formatos utilizados. Cada detalhe é analisado para determinar como o conteúdo será distribuído na plataforma. Os cálculos são feitos com o uso de inteligência artificial, e, então, os resultados são exibidos.
O objetivo do algoritmo é claro: criar um ambiente agradável e uma experiência positiva para os usuários. Ao entregar um conteúdo personalizado, o Instagram busca manter seus usuários engajados, promovendo a permanência e a interação constante na plataforma. Assim, a plataforma procura se destacar como um espaço virtual que não apenas conecta pessoas, mas também enriquece suas experiências online.
Se o Instagram é a rede mais consumida pelos brasileiros, você concorda que é onde o seu produto ou serviço precisa estar?
Quais dados o algoritmo analisa?
Como dissemos, o algoritmo entende o comportamento do seu usuário, podendo este ser o seu potrencial cliente.
Nosso comportamento muda o tempo inteiro e com o algoritmo não é diferente. Ele constantemente é atualizado, como costumamos brincar, está sempre em evolução. Isso ocorre exatamente para que se adapte às nossas mudanças.
A plataforma considera três elementos essenciais na classificação do conteúdo postado.
O primeiro é o relacionamento. Se uma pessoa interage regularmente com uma página, é provável que ela continue a receber seus conteúdos no futuro. O Instagram reconhece que essas publicações são do seu agrado, então ele incentiva o vínculo entre usuário e página. Ou seja, dentro do cenário de vendas, a publicação do seu produto estará impactando o seu potencial cliente.
O interesse também é um fator. A interação do usuário em páginas com temáticas semelhantes faz com que a plataforma mostre ainda mais conteúdos parecidos. Sendo assim, quando seu potencial cliente engaja com sua concorrência, o seu conteúdo aparece em sua “vitrine”, ops, feed.
E por último, temos a relevância. O Instagram decide o quão relevante é um conteúdo e determina para quem ele é mostrado no feed. Há ainda, fatores secundários de classificação do algoritmo, como o número de contas que uma pessoa segue e a frequência de uso da rede social.
Como o algoritmo pode aumentar as suas vendas?
1. Segmentação estratégica
Imagine a capacidade de direcionar suas mensagens precisamente para aqueles que estão mais propensos a se interessar pelo que você oferece. O algoritmo do Instagram permite exatamente isso, assegurando que seu conteúdo atinja usuários com um potencial significativo de interesse. Essa segmentação estratégica não apenas amplia o alcance, mas também potencializa as chances de conversão e, por consequência, as vendas.
2. Experiência do usuário
Compreender as preferências do seu potencial cliente é a chave para criar uma experiência personalizada. Esse entendimento constrói um ambiente mais receptivo e abre espaço para a apresentação de produtos ou serviços que atraem o usuário. A personalização da experiência é a porta de entrada para cativar e converter clientes em potencial.
3. Conteúdos relevantes
Se o seu público-alvo é constituído por usuários que seguem muitos perfis, prepare-se para criar conteúdos poderosos.
O algoritmo do Instagram age como um curador, destacando quais conteúdos são considerados relevantes para cada usuário. Investir em conteúdo de qualidade e alinhado aos interesses do público-alvo eleva a visibilidade e cria oportunidades de vendas. O algoritmo, ao priorizar a relevância, estabelece uma conexão mais autêntica entre marcas e consumidores.
Dessa forma, você pode e deve usar o algoritmo do Instagram ao seu favor. Trazemos 4 dicas para você colocar agora em prática:
- Poste nos melhores horários: consulte o Instagram Insights, pois ele mostra os horários que seus seguidores estão mais ativos e isso ajuda a entregar seu conteúdo para eles.
- Incentive seus seguidores a interagirem com sua conta: use a criatividade! Aposte nas enquetes e caixinhas de perguntas nos stories, por exemplo. No feed, você pode incentivar os seguidores a comentarem, fazendo perguntas diretas sobre o tema abordado.
- Tenha consistência em suas postagens: poste com frequência. A constância de postagem de dois posts de feed por semana e dois stories por dia é o ideal, seguindo Adam Mosseri, diretor do Instagram.
- Conteúdo de qualidade: o Instagram valoriza a qualidade de imagem em fotos e vídeos.
Como costumamos dizer, teoria e prática são realidades distintas. Sabemos da dificuldade que há no uso do algoritmo do Instagram de forma eficiente e eficaz. á que o algoritmo do Instagram está em constante mudança, é fundamental que uma equipe de marketing com profissionais qualificados e atualizados esteja ao seu lado.
Conte com a equipe da Flyon para isso!