Hoje vamos trazer um case de sucesso da Flyon. Vamos compartilhar como foi e quais foram as estratégias adotadas para otimizar o resultado de uma campanha de conversão.
É importante contextualizar que o Facebook ADs rodou os anúncios com posicionamento apenas para Instagram, com o objetivo da conversão de venda do serviço de um cliente do ramo da gastronomia.
O papo a passo da campanha
A nossa jornada de captação começa com o direcionamento dos usuários (seguidores e não seguidores) da rede social para uma página que continha um formulário para o cadastro dos interessados no serviço.
Dessa forma, os dados, que caíam em uma planilha, eram usados pelo nosso cliente para entrar em contato com os leads por e-mail e e neste momento do cadastro, iniciava uma conversa pelo WhatsApp.
Os resultados iniciais foram promissores em termos de volume, mas enfrentamos um dilema: embora tivéssemos leads baratos em grande quantidade, a taxa de retorno de resposta era irrisória após o contato inicial, atingindo uma média de 5%.
Qual foi o diagnóstico da campanha de conversão?
Apesar de termos leads, poucos se qualificaram como oportunidades reais. O verdadeiro desafio residia na conversão desses leads em interações significativas, como solicitações de orçamento ou consultas sobre os serviços.
Uma abordagem mais personalizada e a criação de uma nova jornada a ser feita pelo cliente foram identificadas. Afinal, na maioria das vezes, tínhamos como resultado um diálogo unidirecional, com os leads não respondendo após o primeiro contato.
Mudança na campanha de conversão
Decidimos então, otimizar a campanha! Ao invés de direcionar os usuários do Instagram para o site, lançamos campanhas de mensagens diretas no Instagram, permitindo que os usuários iniciassem uma conversa com a marca sem sair da plataforma.
Esta mudança para a conversação direta no Instagram trouxe resultados notáveis. As taxas de resposta saltaram de 5,5% para impressionantes 35%, representando um aumento de sete vezes na eficácia da nossa estratégia.
E os testes não param por aí! Recentemente, criamos novos anúncios com o objetivo de não apenas aprimorar a qualidade dos leads, mas também reduzir o seu custo e adivinha: ainda conseguimos manter a taxa de leads qualificados!
Os resultados indicam um sucesso notável, refletindo assim, na qualidade e no aumento significativo do volume de vendas do nosso cliente.
O resultado foi satisfatório, o custo/lead diminuiu em 50% e a taxa de respostas se manteve.
Moral da história
A estratégia adotada não apenas atraiu leads qualificados, como também trouxe otimização na captação, promovendo um diálogo mais significativo com o público-alvo.