Case Marketing Digital: Restaurante Che Bárbaro

Case Marketing Digital: Restaurante Che Bárbaro

A rede de restaurante Che Bárbaro é um grande Case do Marketing Digital. Ela teve sua primeira casa inaugurada em 2002, na Vila Olímpia e em seguida a unidade na Vila Madalena, em 2008. O sucesso tem o menu como principal responsável, oferecendo o melhor da gastronomia portenha. Sendo fruto da experiência de mais de 40 anos no ramo gastronômico de Juan Germán Seoane.

Já bem consolidados na região, a rede contava com estratégias de marketing tradicionais que resultavam em um ótimo fluxo nos restaurantes. Entretanto, ainda havia a necessidade de explorarem melhor a reserva dos espaços exclusivos para eventos. Prontos para receber desde confraternizações de empresas até comemorações de aniversários. Isso além da possibilidade de alavancar os pedidos delivery no restaurante.

Foi pensando nisso que Martín Seone, empresário à frente da unidade Vila Madalena, apostou em uma parceria com a agência Flyon Marketing Digital. Assim, para juntos desenharem uma estratégia de marketing digital focada em resultados diretamente mensuráveis e sólidos.

“Esgotamos nossas datas para reserva do espaço e alavancamos incrivelmente o volume de pedidos delivery no período!”.  – Martin Seone, Sócio Proprietário Che Bárbaro.

Confira abaixo o case de Marketing Digital resultante dessa parceria!

O Plano Estratégico

O primeiro passo para o sucesso em campanhas de marketing digital é definir os objetivos de forma clara. Assim para então mensurar e atribuir os resultados à cada centavo investido. Dessa forma, é possível através da análise de dados coletados, realizar um trabalho de otimização e aperfeiçoamento das campanhas. Desse modo, focando sempre na melhoria dos resultados.

Definido os objetivos primários (reservas para eventos e pedidos delivery) é preciso encontrar uma forma de mensurar essas ações no mundo digital.

Configuração e Mensuração de resultados

Para isso, foi preciso primeiramente desenhar a landing page de cada objetivo. Ou seja, a página de destino na qual possíveis clientes encontrariam o que procuram. Cada landing page precisa conter uma breve explicação do que oferece e uma chamada clara para ação que queremos que seja realizada.

Criadas as landing pages com uma chamada para ação, é preciso mensurá-las para podermos atribuí-las à cada acesso de usuário via campanhas. Configura-se então um código de acompanhamento, que coleta os dados de acompanhamento de usuário e dispara uma ação realizada para a campanha de origem sempre que ocorrer um clique no botão da ação (no exemplo abaixo, o botão “solicitar orçamento”).

Exemplo de Landing Page de reserva para eventos:

Exemplo Landing Page de reserva para eventos

Campanhas de Marketing Digital

Finalizada toda configuração de mensuração, inicia-se a criação de campanhas para cada objetivo. Utilizando as ferramenta de Google Adwords e Facebook Ads, foram definidos diferentes termos de pesquisa, segmentações de interesses, localização e canais nos quais seriam trabalhados para geração de tráfego qualificado às páginas de destino, visando converter em resultados. Confira alguns exemplos abaixo:

Exibição de campanha de Google Adwords (Eventos):

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Exibição de campanha de Google Adwords (Delivery):

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Exibição de campanha de Facebook Ads (Delivery):

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Gestão e Otimização de Campanhas de Marketing Digital

– Após configurar todos os termos de pesquisa desejados e segmentações de usuário, é só aguardar e irei sempre exibir meus anúncios na primeira posição para as buscas?

R: Não. Existem milhares de buscas diariamente para os mais diferentes termos relacionados a um serviço. O custo no marketing digital é basicamente calculado por cliques/impressões. Aparecer para 100% das buscas relevantes dificilmente resultaria em uma rentabilidade positiva. Além disso, exigiria um investimento extremamente alto.

– Então quando vou exibir anúncios e quanto vai custar?

R: É aqui que entra o trabalho de gestão e otimização detalhada de cada campanha. Quem define cada “custo por clique” máximo é o próprio anunciante/agência, que pode variar de acordo com cada busca, mesmo utilizando-se o mesmo termo. Com uma combinação de infinitas possibilidades, busca-se investir em um melhor posicionamento quando as análises de dados indicam que o usuário tem um perfil com maior propensão de realizar a ação esperada

Dessa forma, ao longo dos dias são realizadas diferentes análises de comportamento de usuários, testes de chamadas e segmentações e otimizações de custo por clique de cada campanha para se alcançar resultados cada vez melhores.

Resultados Alcançados:

Com o auxílio do trabalho da Flyon, o site do Che Bárbaro passou de menos de 500 acessos mensais para mais de 3.000 acessos mensais, com mais de 30 solicitações de orçamento para reserva do espaço para confraternizações e mais de 150 pedidos delivery por mês através do site em um período de trabalho de 4 meses.

Gráfico de acessos e conclusões de meta “Orçamento Reserva” (Dados Google Analytics)

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Gráfico de acessos e conclusões de meta “Pedidos Delivery” (Dados Google Analytics)

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O que achou desse case do Marketing Digital?

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