Quer saber como criar um funil de geração de leads que converte?

A geração de leads é uma parte crucial do sucesso de qualquer negócio. Um funil de geração de leads de alta conversão pode ajudá-lo a converter visitantes do site em clientes e aumentar seus resultados.

Neste artigo, vou falar sobre as etapas necessárias para criar um funil eficaz de geração de leads que traga pessoas qualificadas para aumentar sua conversão.

Separamos aqui 5 passos simples e práticos para você conseguir aplicar esse conhecimento hoje mesmo na sua empresa.

Passo 1) Quem é seu Público-Alvo?

O primeiro passo para criar um funil de geração de leads eficaz é identificar quem é seu público-alvo. 

Pense bem em quem está interessado em seus serviços ou produtos, quais são suas necessidades e principalmente, onde ele navega na internet.

Isso ajudará você a criar conteúdo personalizado especificamente para eles e a colocá-lo nos canais que eles estão. E dessa forma conseguir despertar a atenção deles e atrair até o seu site. 

Depois de identificar seu público-alvo, você pode começar a trabalhar na próxima etapa da criação de um funil de geração de leads bem-sucedido.

Passo 2) Crie um Conteúdo de Valor

Depois de saber quem é seu público-alvo, a próxima etapa é criar mecanismos para atrair a atenção e trazer novos visitantes para o seu site, isso vai ajudar muito a ter um funil de geração de leads eficiente.

Um conteúdo de valor é algo que vai realmente agregar na jornada do seu cliente.

Esse artigo, por exemplo, é um conteúdo de valor que disponibilizamos para mostrar as etapas necessárias para que você possa executar dentro da sua empresa.

Artigo é um tipo de conteúdo de valor que você pode criar, mas vale lembrar que não adianta criar conteúdo de alto valor em um canal onde seu potencial cliente não está.

Então é importante entender bem quais as melhores plataformas para você conseguir se conectar com seu cliente ideal.

Outros formatos de conteúdos podem ser na forma de webinars, postagens de blog, e-books ou até mesmo funis de vendas. 

Procure fornecer informações úteis que de fato resolva problemas do dia a dia e os eduque para que tenham interesse em saber mais sobre seu serviço ou produto. Eventualmente, você poderá transformar essa pessoa em um cliente.

Passo 3) Otimização para SEO

A otimização do mecanismo de pesquisa (Search Engine Optimization) é essencial para que seu conteúdo de geração de leads seja visto por clientes em potencial e direcione o tráfego para seu site. 

A palavra-chave que as pessoas digitam no Google, por exemplo, para encontrar o que precisam é uma excelente forma de você conseguir trazer pessoas para dentro do seu site.

Além disso, se uma pessoa pesquisa sobre “sapato de couro” é bem provável que ela esteja interessada em comprar um. Seja para ela ou para dar de presente para alguém.

Quando você consegue captar a atenção dessa pessoa para o seu site e convertê-la em um lead, as chances são de que você conseguirá trazer uma nova venda para a sua empresa.

Portanto, use palavras-chave relevantes para o que as pessoas estão procurando relacionadas ao seu produto/serviço.

Bem como palavras que descrevam o problema que você resolve com esses produtos/serviços. 

Esse é um trabalho que exige tempo e dedicação, mas que ao longo do tempo pode trazer novos clientes para dentro da sua empresa, de forma totalmente gratuita.

Passo 4) Distribua seu conteúdo em mais canais

Depois de criar um conteúdo de valor, otimizado para SEO e direcionado a clientes em potencial, é hora de escolher quais plataformas deseja usar para anunciar. 

Uma vez que você tem um conteúdo de valor, distribuir esse conteúdo é extremamente importante para você conseguir alcançar mais pessoas e com isso trazer mais visitantes para o seu site.

Uma forma de distribuir rapidamente seu conteúdo é através de anúncios pagos.

Google, Youtube, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, são todas plataformas com muitos usuários que podem se interessar pelo seu conteúdo.

E todas elas possuem ferramentas de anúncio que você pode utilizar para trazer mais tração para a sua empresa.

Passo 5) Acompanhar e Medir os Resultados

Tão importante quanto criar o conteúdo de valor e distribuir para o máximo de pessoas possível, é você acompanhar e medir os resultados.

Lembre-se: Aquilo que não é medido, não pode ser melhorado.

Se você cria conteúdo de valor, mas não alcança pessoas, não vai adiantar nada você ficar trabalhando e gastando energia nisso.

Você precisa ter um plano concreto e com indicadores que você vai acompanhar para garantir que o trabalho está sendo bem executado e está melhorando a cada semana.

Isso é essencial para criar um funil de geração de leads eficaz.

Indicadores como taxa de cliques (CTR), custo por clique (CPC), impressões, alcance, são muito importantes para você medir o sucesso de cada conteúdo/campanha de marketing que você fizer.

Isso vai permitir que você consiga entender qual conteúdo está gerando mais leads para sua empresa e investir mais tempo naquilo que realmente funciona.

Além disso, observar as percepções das pesquisas que você pode fazer com seu cliente, vai trazer dados valiosos que podem ajudar você a alterar sua estratégia de geração de lead. Assim, você consegue aumentar seus resultados ao longo do tempo.

Conclusão

Se você aplicar essa sequência de passos na sua empresa e começar a executar de forma estratégica esse funil de geração de leads, pode ter certeza que você conseguirá ter mais resultado na sua empresa.

Além disso, esse tipo de estratégia traz mais clareza sobre o fluxo de compra dos seus clientes. Podendo até ajudar a trazer melhorias para o seu produto/serviço a partir daquilo que você descobre que as pessoas pesquisam e procuram na internet.

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