Se você se pergunta como o Marketing Digital funciona, lembre-se de que ele é um conjunto de ações que guiam uma pessoa para tomar uma decisão. Ou seja, ele reúne diversas áreas que, quando trabalhadas de forma harmônica, conseguem direcionar a atenção de um possível cliente para o produto que você está ofertando.
Assim, para que essa pessoa tome a decisão que você quer, você precisa de várias estratégias que estejam de acordo com o seu objetivo. Por isso, pensando além do que o seu possível cliente procura, pense em como ele pode te encontrar. E para pôr em prática essas diversas estratégias, o Marketing Digital tem a grande vantagem de poder mensurar resultados com muito mais precisão e de maneira mais rápida do que os processos de marketing offline.
As diferentes áreas do Marketing Digital
Como já falamos, o marketing Digital precisa que várias áreas trabalhem em conjunto para se obtenha os melhores resultados. Por isso, conheça algumas e depois veja como cada uma dessas áreas pode ter maior sucesso em cada etapa da jornada de compras do seu possível cliente.
Conteúdo
A produção de conteúdo é essencial para a atração dos possíveis clientes. Assim, você aumenta a sua autoridade online e a confiabilidade da audiência para com a sua marca. Você pode produzir conteúdos para Mídias Sociais, conteúdos para sites, blogs, etc. Conheça mais sobre as vantagens do Marketing de Conteúdo!
SEO
As estratégias de Search Engine Optimization (SEO) te fazem aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Vale lembrar que as estratégias de SEO funcionam melhor quando combinadas às demais estratégias. Podendo, assim, ser associado tanto ao Conteúdo, quanto às Mídias de Performance.
Design
O Design é uma área fundamental para o Marketing Digital por conta do seu alinhamento entre linguagem e produto. Assim, com um design bem definido, é possível chamar muito mais atenção e atrair mais clientes interessados ao quebrar o padrão da linha do tempo com uma boa imagem bem direcionada.
Etapas
O Marketing Digital é dividido em etapas que guiam um possível cliente por uma jornada de compras até que ele se torne um cliente. Assim como você já pôde perceber através do Funil de Vendas, o Marketing Digital é essencial para que uma ação seja tomada. Por isso, cada etapa deve estar alinhada com o objetivo final e com as estratégias pensadas para esse objetivo. Veja:
Definição do objetivo e da(s) estratégia(s)
A etapa do planejamento, ou seja, o momento em que se define o objetivo e as estratégias é fundamental para todo o resto. Por isso, não deve ser feito com pressa ou sem cuidado. É preciso pensar com calma em que ponto você se encontra e onde quer chegar com o Marketing Digital. Você quer atingir mais pessoas com seu conteúdo? Conseguir mais autoridade online? Se tornar uma autoridade em algum assunto? Divulgar seus produtos e/ou serviços? Vender através do seu ecommerce?
Saiba qual o seu objetivo, defina-o e escolha a melhor estratégia para alcançá-lo.
Atração
A etapa de atração é o topo do seu funil. Isso porque através de conteúdos e/ou iscas digitais, você atrairá a maior parcela de pessoas próximas à sua persona e/ou público-alvo para conhecer seu negócio. É a partir dessa atração que as pessoas mais “qualificadas” continuarão pela jornada que seu funil coloca. Até que chegarão ao momento em que se tornarão clientes.
Mas é na etapa de atração que você conseguirá a atenção daqueles que se tornarão seus clientes. Esta é a etapa da descoberta do seu possível cliente com relação a você, ao seu negócio e ao seu produto. Por isso, é essencial trabalhar nesta etapa conteúdos de interesse da sua persona e que estejam alinhados ao seu negócio. Tal como ebooks, webinários, etc.
Conversão
Na etapa de conversão, depois de passar pela atração, é imprescindível que seu possível cliente tome alguma ação que você tenha direcionado. Ou seja, se inscrever em uma newsletter e o momento do reconhecimento do problema do seu cliente e que só você pode resolver.
É preciso que seus conteúdos sejam direcionados à resolução dos problemas dos seus clientes. Assim, eles terão muito mais confiança em fechar o negócio com você. Também é o momento de fazer anúncios e deixar claro qual é o seu produto/serviço e como pode resolver os problemas da sua persona.
Fechamento do cliente
O momento de fechamento do cliente, ou seja, da venda é crucial para qualquer negócio. Por isso, todas as etapas anteriores contribuem para que quando este momento chegar, seu cliente confie em você e feche seu negócio.
Este é o fundo do seu funil. As pessoas mais qualificadas para fechar um negócio com você chegarão até aqui, depois de passar pelas etapas anteriores. Por isso é fundamental que sua equipe comercial saiba como apresentar as soluções e o produto ao seu cliente.
Fidelização do cliente
Por fim, depois de fechar o negócio com um cliente, você precisa fidelizá-lo. Seu cliente precisa perceber que ele pode continuar comprando com você.
Tudo isso a partir de novos conteúdos, novas ofertas e/ou novas soluções. Faça com que seu cliente veja mais potencial em você do que viu quando fechou o negócio.
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