Você, empreendedor, provavelmente já se deparou com a complexidade de lançar e divulgar um produto ou serviço. Ter uma ótima ideia é apenas o primeiro passo, mas como colocá-la em prática de maneira eficiente? A resposta pode estar na coprodução, uma estratégia que vem ganhando destaque no mercado digital.
O que é coprodução?
A coprodução é muito mais do que uma simples parceria. Trata-se do ato de criar um produto em conjunto, estabelecendo assim, uma sociedade para o desenvolvimento, venda e divulgação de um produto ou serviço. Essa prática se tornou uma alternativa valiosa para empreendedores que possuem ideias inovadoras, mas que enfrentam desafios na hora de transformá-las em realidade.
Por exemplo, você é um médico oftalmologista que deseja lançar um ebook. No entanto, você não possui experiência em marketing digital. É aí que a coprodução entra em cena, permitindo que você forme uma parceria com um profissional, o coprodutor, que tenha as habilidades necessárias para tirar a ideia do papel.
A coprodução apresenta diversas facetas, adaptando-se às necessidades e cenários. Se você é um especialista em determinado mercado, mas não possui conhecimentos em marketing, pode encontrar um parceiro especializado nessa área. Em contrapartida, se sua expertise é em um nicho específico, mas você precisa de alguém para alavancar a divulgação, a coprodução também é uma opção viável.
Ou seja, o coprodutor pode desempenhar diversas funções dentro de um negócio digital. Ele pode ser um copywriter, um gestor de tráfego, um estrategista digital, um designer, um videomaker, enfim, o trabalho do coprodutor é dar o suporte que você precisa nas áreas do seu negócio em que você não tenha habilidade necessária.
Coprodutor x afiliado
Mesmo para aqueles mais familiarizados com o mercado digital, pode haver confusão entre a função de afiliados e coprodutores. No entanto, a diferença entre eles é bastante clara.
Enquanto o coprodutor compartilha a criação e/ou gestão de um produto digital, o afiliado concentra-se na divulgação desses produtos. Sua principal atividade é promover produtos aos quais se afilia, utilizando um link próprio, exclusivo. A remuneração do afiliado é baseada em uma porcentagem pré definida sobre as vendas realizadas por meio do seu link de afiliado.
Mas uma coisa é fato: ambos desempenham papéis cruciais, contribuindo de maneiras distintas para o sucesso de um produto no cenário digital.
Quais as vantagens da coprodução?
Trabalho de qualidade em todas as áreas: as atividades são realizadas de maneira mais assertiva, devido a parceria entre profissionais qualificados em suas respectivas áreas.
Otimização de tempo: cada profissional pode focar em suas habilidades principais, evitando por exemplo, a necessidade de aprender novas áreas. Isso resulta em resultados mais rápidos e eficazes.
Divisão de tarefas e responsabilidades: cada parte se concentra em sua especialidade, sendo responsável por tudo o que acontece no setor.
Flexibilidade de regras: as regras são estabelecidas diretamente entre os parceiros, não havendo contratos engessados. Esses tendem a possuir um tempo pré-determinado, oferecendo liberdade para definir as condições de acordo com as necessidades de ambos.
Como começar na coprodução e vender?
1.Defina sua função: escolha entre gerenciamento de afiliados, gestor de tráfego ou agência, considerando suas habilidades e preferências.
2.Escolha o nicho: foque em um nicho específico para se destacar.
3.Conheça seu parceiro: antes de estabelecer uma parceria, conheça bem o profissional para evitar surpresas desagradáveis.
4.Demonstre sua competência: ao entrar em contato com o produtor, destaque os benefícios da parceria e prove como você pode contribuir para o sucesso das vendas, apresentando cases de sucesso, portfólio e certificações.
Seguindo esses passos, a coprodução é sinônimo de sucesso! Conte conosco para mais informações e suporte! Estamos ansiosos para fazer parte da sua jornada!
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