Hoje vamos falar sobre o copywriting, ou simplesmente copy, que é a técnica de produzir textos persuasivos com diferentes objetivos, dentre eles, o impulsionamento das vendas. Essa técnica, que não tem uma tradução direta para o português, usa uma linguagem estratégica para influenciar o público durante o processo de tomada de decisão. Assim o principal foco costuma estar na criação de conteúdos que conduzam o potencial consumidor a realizar ações desejadas, resultando na conversão de pessoas em leads e de leads em clientes.

Essa poderosa ferramenta de marketing não se limita a um único canal de comunicação. Pelo contrário, ela é aplicada na redação de posts para redes sociais, artigos para blogs, anúncios, e-mail marketings, inclusive na mídia offline como em banners, catálogos, entre outros.  Essa escrita, quando voltada para o aspecto comercial, atua simultâneamente de maneira sutil e impactante no subconsciente.  Estabelecer essa conexão envolvente com o leitor é fundamental!

Costumamos dizer que o copywriting é uma arte, afinal, estamos falando nada mais e nada menos do que a junção entre técnica, habilidade de escrita e criatividade.

Desse modo, neste artigo vamos explorar a importância do copywriting para a conversão das suas vendas, oferecendo dicas, informações e insights. Mais do que atrair e envolver o público com o seu produto, que tal converter palavras em dinheiro?

 Copys de vendas

A escrita persuasiva sempre esteve presente na comunicação digital e na imprensa. As mensagens têm o objetivo de vender não apenas produtos, mas emoções, sensações e principalmente, a perspectiva de sucesso ao consumir o que é oferecido. Venda a sensação, não o produto. Ou seja, “venda o buraco; não a furadeira”. Questione-se: qual valor que as pessoas irão obter com o meu produto?

Sabemos que não é nada fácil se destacar da concorrência principalmente no mercado digital onde todos “brigam” pelo mesmo espaço. O segredo está em ser atrativo e uma estratégia para isso está em oferecer iscas que gerem a confiança imediata do consumidor. Como exemplo, podemos mencionar o download de e-book, a inscrição de um plano trial, uma avaliação, entre outros.

Porém, ao falar em copy para vendas, não podemos deixar de destacar um ponto importantíssimo: o famoso funil de vendas, sendo mais específico, sua última etapa, que é voltada para a tão desejada conversão. Nela está a decisão de compra. 

É nessa fase final que a conversão ganha ainda mais relevância. Para uma melhor compreensão, basta fazer um questionamento: o objetivo das empresas não é a venda?  Sendo assim, é exatamente aqui que entra o poder dos textos persuasivos para estimular o público-alvo a tomar essa decisão desejada.

AIDA- O método mais conhecido

O método AIDA é uma estratégia voltada para a criação de textos persuasivos. A  sigla AIDA representa os quatro estágios essenciais desse processo: atenção, interesse, desejo e ação. Vamos à eles:

Atenção (A): lembra que falamos sobre chamar a atenção do público? Esse é o  primeiro passo!  Isso pode ser alcançado através de frases persuasivas e que traga impacto!  A ideia é despertar a curiosidade!

Interesse (I): você conquistou a atenção? Agora é necessário cultivar o interesse do público. Nesse momento, falamos de retenção! Chegou a hora de fornecer informações relevantes sobre o seu produto. 

Desejo (D): agora vamos falar sobre criação de vínculo. Destacar os aspectos que tornam o produto desejável, mostrando como ele pode atender às aspirações ou solucionar as dores do cliente, é fundamental. 

Ação (A): a etapa final é incentivar a ação. Após capturar a atenção, despertar o interesse e criar o desejo, é hora de orientar o consumidor para a ação desejada. Nesse sentido pode envolver a compra de um produto, a assinatura de um serviço, o preenchimento de um formulário ou qualquer outra ação específica planejada.

5 dicas essenciais para  fazer uma copy matadora

1- Conheça seu público:

Entender quem é o seu público é fundamental!  Pesquise, crie personas detalhadas e descubra as dores e desejos específicos que sua audiência. Dessa forma permitirá que você adapte sua mensagem de forma personalizada, criando uma conexão instantânea.

2. Storytelling persuasivo:

A arte de contar histórias é poderosa. Integre elementos narrativos à sua copy, construindo uma história envolvente que ccrie identificação da sua audiência. Isso não apenas prende a atenção, mas também cria uma experiência emocional que facilita a identificação do cliente com sua marca.

3. Gatilhos emocionais 

Somos  movidos por emoções. Incorporar gatilhos emocionais em sua copy é essencial para despertar sentimentos que impulsionam a ação. Seja, por exemplo, resolvendo problemas, explorando aspirações ou oferecendo soluções. Conecte-se emocionalmente para influenciar decisões.

4. Gatilhos mentais

O gatilho mental é eficaz para uma conversão rápida e convence o usuário, em poucas palavras, a realizar uma ação. São eles:

  • Urgência: causa a sensação de que o potencial cliente precisa adquirir o produto imediatamente.
  • Conexão: demonstra empatia, identificando-se com a sua dor.
  • Exclusividade: traz a sensação de privilégio: mostra que ele é importante.
  • Prova social: utiliza cases e clientes que já adquiriram o produto ou a solução e obtiveram bons resultados.
  • Autoridade: mostra notoriedade e gera confiança.
  • Escassez: o potencial cliente acredita que precisa adquirir o produto com rapidez, senão a oportunidade vai passar. 
5- CTA Estratégica:

A chamada para ação (CTA) é a peça-chave que direciona o comportamento do leitor. Seja claro e específico sobre o que você deseja que o cliente faça. Assim ele irá baixar um material, se inscrever em um trial, pedir um orçamento ou efetuar uma compra, a CTA transforma leitores em clientes ativos.