Se aumentar as vendas do seu negócio já é por si só um desafio e tanto, no ano de 2020 surgiram novos desafios devido a pandemia que se espalhou rapidamente pelo mundo todo.
Este foi o cenário em que muitos empresários se encontraram. Pois a pandemia atingiu todos os mercados. Seja um dono de um restaurante, um bar, uma loja física ou até mesmo alguém que tenha um negócio digital ou um e-commerce.
E não foi diferente para a “Sua Casa Shop”. Uma loja virtual com sede em Santa Catarina que oferece ótimos produtos do segmento de Cama, Mesa e Banho desde 2011. Apesar de estar bem consolidada no mercado, vinha enfrentando grandes dificuldades em aumentar a visibilidade de seus produtos através do tráfego pago. Ou seja, investindo um valor mensal no qual não vinha trazendo um resultado sustentável.
O aumento de 170% no seu retorno sobre o investimento foi obtido em parceira com a Flyon Marketing Digital, que ao efetuar um estudo de mercado procurando identificar e-commerces com grande oportunidade, encontrou a “Sua Casa Shop”.
O interesse da Flyon em buscar por este nicho específico se deu por perceber que em sua base já fidelizou diversos e-commerces que conseguiram alavancar os seus faturamentos com as estratégias ideais de Marketing Digital.
Início da Parceria
Para que pudéssemos trabalhar alinhados, foi necessário entender a fundo a empresa. Bem como os seus valores, os seus concorrentes, o seu público alvo, sua persona e seus produtos. Com o intuito de colher todas estas informações, desenvolvemos um Formulário – Diagnóstico que é respondido antes da nossa primeira reunião. Assim para que possamos no primeiro encontro estar a par de tudo.
Após a reunião, entendemos a história da “Sua Casa Shop”, quais eram suas metas e definimos quais seriam as melhores estratégias.
Estratégias Definidas
Como as campanhas tanto no Facebook Ads, quanto no Google Ads funcionam em um formato de leilão, elas levam em consideração não só o valor disposto a investir. Mas também a relevância dos anúncios ao público.
Desta forma, qualquer modificação brusca pode influenciar diretamente nos resultados. Por isto, foi definido que para aumentar as vendas seguiríamos o seguinte caminho:
- Estudo das Campanhas já Existentes.
- Otimização destas Campanhas.
- Encontro de Novas Oportunidades.
- Teste contínuo de Tipos de Campanha/Público/Criativo.
Início das Atividades
Durante o estudo das campanhas, algumas otimizações foram levantadas que poderíamos trabalhar de bate-pronto.
No Google Ads iniciamos com a “Negativação de Palavras”, ajustes de lance por “Local”, “Dispositivo”, “Sexo” e “Idade”. Além disso, criamos extensões específicas para cada produto de forma a deixar o anúncio totalmente personalizado e conectado com aquilo que é buscado pelo usuário. Estes ajustes básicos são efetuados semanalmente e tornam o custo da entrega mais barato.
No Facebook Ads começamos criando uma campanha de Remarketing. Assim, com públicos personalizados que teriam grande chance de converter. Como por exemplo, pessoas que abandonaram o carrinho. Com estas pequenas mudanças, já é possível trazer impactos consideráveis.
Então, feito as otimizações dentro das campanhas já existentes, iniciamos a criação de novas. Bem como criação de Campanhas de Shopping específicas para Top Produtos e Campanha de DSA (Dynamic Search Ads) para cobrirmos todas as oportunidades do site. Já no Facebook Ads testamos novos públicos, novas copys e criativos focados para os produtos com maior procura.
Os testes comentados acima, são feitos diariamente. E uma vez que iniciamos, não paramos mais!
Resultados Obtidos
Para trazer os dados de forma comparativa, avaliamos os resultados obtidos pela “Sua Casa Shop” em parceria com a Flyon Marketing Digital nos primeiros 3 meses, em comparação com os resultados obtidos nos meses anteriores.
Então, acompanhando algumas métricas como Taxa de Conversão, Usuários no Site, Valor Investido, Faturamento e ROAS (Retorno sobre investimento) foi possível perceber que o resultado obtido foi fruto de uma qualidade melhor do tráfego levado para o site.
Assim, o número de pessoas que acessaram o site da “Sua Casa Shop” foi semelhante nos dois períodos comparados. No entanto tivemos um aumento de 59% na Taxa de Conversão, o que levou a uma Receita em mídias patrocinadas 138% maior.
Desta forma, conseguimos sair de um patamar de ROAS de 3,7 e alcançar o valor de 9,9 em Maio.
O Gráfico abaixo mostra os valores investidos de Janeiro a Maio bem como o ROAS obtido em cada mês.
E você? É Sócio ou proprietário de um e-commerce? Entre em contato conosco e saiba como aumentar as vendas do seu ecommerce também!