Recentemente estava estudando um pouco mais sobre estratégias empresariais e também sobre como crescer de forma acelerada e acabei refletindo sobre como tornar mais simples o entendimento de um negócio de sucesso.

Quando eu digo uma empresa de sucesso, quero dizer um lugar que tenha um resultado acima da média (fature mais de 1 milhão de reais por ano), que tenha um ambiente legal de trabalho e que entregue resultado para seus clientes, seja através do serviço ou produto que você venda.

Mas antes de ir aos 4 pilares, quero compartilhar um pouco de como foi o processo que me levou a conseguir simplificar o entendimento de um negócio digital e também o ingrediente secreto que faz tudo funcionar e que sem ele não é possível ter uma empresa de sucesso, mesmo que você execute muito bem o que vou te falar aqui

Estou no mercado de trabalho desde 2012, mas foi em 2017 que de fato comecei a empreender e considero que apenas em 2019 de fato me tornei um empreendedor.

Isso porque em 2017 e 2018, eu estudei muito a parte técnica de como usar o marketing digital para alavancar empresas, então aprendi sobre tráfego, copy, design, landing pages, tags, pixel, funil de vendas, entre muitas outras técnicas que são a parte operacional de qualquer negócio digital.

Mas em 2019 eu passei a estudar muito sobre empreendedorismo, pois a nossa empresa começou a crescer, passamos de 3 para mais de 10 pessoas e foi um choque grande entre sair um pouco mais do operacional e atuar de forma mais estratégica.

Precisei aprender a contratar, mas também a demitir

Precisei aprender a elogiar, mas também a cobrar.

Precisei aprender delegar, mas não delargar.

Além de aprender mais sobre liderança, organização, comunicação empresarial, entre diversas outras habilidades que um empreendedor precisa saber.

Com essa bagagem e estudando atualmente sobre esse assunto, cheguei a 4 pilares fundamentais de uma empresa de sucesso, que se combinados com um ingrediente secreto, é capaz de fazer sua empresa dobrar de tamanho a cada ano.

1) Modelo de Negócio

Se você quer construir uma empresa que fature mais de 1 milhão de reais por ano, ter clareza do seu modelo de negócio é fundamental.

Conheço muita gente que quer abrir o próprio negócio, que diz que não quer trabalhar para os outros (doce ilusão), mas que sai criando um produto ou prestando um serviço e nem sequer pensar no modelo de como a empresa dele vai funcionar.

Não sabe responder algumas perguntas simples como:

“Quem é o seu cliente ideal?”

“Quais são os comportamentos de compra dele?”

“Quantos produtos ou serviços preciso vender para que a conta feche?”

“Como vou fazer para que ele compre mais de uma vez de mim?”

São perguntas muito simples, que parecem bem óbvias, mas posso te garantir que a maioria dos empresários não fazem.

Apenas criam um produto com base no que acham que as pessoas vão gostar e depois não conseguem pivotar o negócio.

2) Oferta

Você sabe criar uma oferta que realmente faça a pessoa se sentir até meio estúpida de falar não?

A forma como você apresenta seu produto/serviço e os diferenciais que você tem em relação ao seus concorrentes é o que vai tornar a sua oferta única.

Quando você cria uma oferta única, você elimina seus concorrentes!

Vou repetir.

Quando você cria uma oferta única, você elimina seus concorrentes!

Não dá pra competir se não tem como comparar, então na hora de oferecer seu produto/serviço tenha em mente que você precisa fazer diferente do que todo mundo faz, se não você vai ser apenas mais um no meio de uma multidão.

Releia o e-mail que eu enviei falando sobre a técnica do “MateMarketing” que você vai conseguir melhorar sua oferta muito.

PS: Se você chegou agora e não recebeu esse e-mail, me manda um direct no Instagram que eu te envio.

3) Funil de Vendas

Com clareza do seu modelo de negócio, com uma oferta bem construída, você precisa elaborar o seu funil de vendas.

Aqui é onde você vai criar um fluxo para as pessoas percorrerem até chegar a sua oferta.

Você precisa conhecer quais são os canais que seus potenciais clientes mais utilizam, para estar presente com a sua mensagem, se destacar dos demais vendedores da internet e captar a atenção do seu cliente.

Existem dezenas de funis de vendas diferentes, e cada um deles funciona pra um tipo de produto/serviço e varia de acordo com o valor que você cobra por eles.

Produtos mais caros requerem um contato mais próximo para explicar no detalhe tudo que será entregue, se você estiver vendo a onda de produtos High Ticket que se instalou no Brasil, vai perceber que as vendas não acontecem em uma página de vendas.

Um bom funil de vendas é o que você precisa pra alavancar seu negócio rapidamente. que você precisa pra alavancar seu negócio rapidamente.

4) Escala

Com clareza do seu modelo de negócio, uma boa oferta validada e com funis de vendas bem estruturados, o próximo passo é escalar.

Conseguir aumentar o volume de tráfego no seus funis de vendas para que mais pessoas vejam sua oferta e comprem o seu produto ou serviço.

Aqui entra a parte de analisar o que funciona e o que não funciona, para você lapidar suas estratégias e gerar vendas de maneira exponencial para sua empresa.

É necessário analisar todas as etapas do seu funil e fazer as melhorias para que seu negócio decole rapidamente, não é apenas aumentar o orçamento da sua campanha de tráfego.

Ao mesmo tempo que mais clientes e mais vendas representam mais faturamento, eles também significam mais suporte, mais demanda a ser atendida, mais solicitações e se você não o fizer, não vai conseguir vender de novo para o mesmo cliente.

Mas para que esses 4 pilares consigam ser colocados em prática com eficiência, gerando resultados acima da média, você precisa de um:

Ingrediente Secreto

Pessoas…

Sem elas é inviável você conseguir construir um negócio escalável e de sucesso, desde que o mundo é mundo, o trabalho em equipe sempre trouxe mais resultado do que o trabalho sozinho.

E se você não tiver como foco, atrair as pessoas certas para sua empresa, para que elas te ajudem a colocar em prática todas as estratégias que você pensa, dificilmente vai conseguir manter o resultado crescente por muito tempo.

Então domine os 4 pilares fundamentais de um negócio de sucesso e coloque o ingrediente secreto para que tudo seja feito com qualidade e é apenas uma questão de tempo para a sua empresa crescer e passar a barreira dos 7 dígitos.

Uma excelente quarta-feira e que você prospere muito no ano de 2023.

Augusto Andrade

CEO Flyon

Instagram: @augustoandrads