Aprendi esse conceito de Escada de Valor com o Russel Brunson, um dos maiores especialistas em vendas online do mundo.

Esse conceito é importante não só para quem trabalha com Marketing Digital, mas para quem tem uma Empresa!
Ele é chamado de escada de valor, pois em cada degrau dessa escada. Você tem um produto (ou serviço) que gera mais valor para o seu cliente.
Um conceito parecido com esteira de produtos, mas eu gosto mais de enxergar dessa forma. É uma visão mais na perspectiva do cliente e não somente doi produto.

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Quanto mais valor você gerar para o seu cliente, mais dinheiro ele está disposto a investir nos seus produtos/serviços.
Se você tem múltiplos produtos e serviços para oferecer, você consegue fazer com que um funil de vendas possa alimentar outro funil de vendas e criar um ciclo de compra.
Vender mais de uma vez para o mesmo cliente é uma forma muito mais lucrativa de trabalhar.
Aqui nos nossos testes, em algumas campanhas chegamos a ter uma conversão 15x maior ao tentar vender para alguém que já é um cliente, do que vender para alguém que ainda não é cliente.
É exatamente por isso que você deve ter mais de um produto/serviço para construir um negócio digital sólido.
Bait, frontend, middle, backend, são os nomes técnicos para os produtos/serviços que vão desde o mais barato (em alguns casos gratuitos) até os de maior valor.
Todas as vezes que você soluciona o problema do seu cliente com um produto/serviço, um novo problema surge.

Exemplo Prático
Vamos a um exemplo prático do mercado financeiro:
Você pode oferecer um Ebook gratuito sobre “Como usar a Bolsa de Valores para se Aposentar 20 anos mais cedo.”
Este guia vai ajudar a pessoa a descobrir que existe uma maneira melhor dela pensar no futuro financeiro dela.
Mas ao descobrir isso, seu potencial cliente precisará de ajuda com os primeiros passos, abrir uma conta na corretora, enviar dinheiro, e toda a parte técnica de como comprar uma ação.
Um produto que ensina a como comprar a primeira ação e perder o medo de investir pode ser uma excelente forma de começar a ajudar seu cliente nos primeiros passos.
Depois disso, ele vai precisar de ajuda com gerenciamento dos investimentos, de como organizar as informações em um lugar e poder acompanhar o resultado das ações que ele comprou.
Você pode criar um novo produto para essa necessidade do cliente.

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Depois, quando ele for fazer a declaração de imposto de renda das ações, novamente o seu cliente vai precisar de ajuda.
É por isso que esse conceito também é conhecido como Jornada de Valor.
Jornada de Valor
Seu cliente irá percorrer uma Jornada para atingir um objetivo desejado. você como empreendedor pode criar as soluções necessárias para cada uma dessas etapas e facilitar a vida do seu cliente.
Tornando a vida dele(a) mais fácil, mais cômoda, ajudando ele(a) a conseguir ter o resultado desejado.
Isso é empreender de verdade, é você de fato se preocupar em como tornar a vida do seu cliente melhor.
Empreender é mais sobre servir, do que sobre vender.
Agora deixo uma reflexão para você:
Você está servindo bem o seus clientes? Eles tem conhecimento da Jornada que pode percorrer junto com você e estão dispostos a investir para isso?
Tire um tempo da sua semana para refletir sobre isso, tenho certeza que trazer clareza da Jornada do seu cliente pode mudar o jogo da sua empresa.
Abraços,
Augusto Andrade
CEO Flyon