Confira sobre como criar campanhas para impactar públicos. Venha aprender como construir um funil de vendas completo com a ferramenta do Facebook Ads!

Já vimos as principais diferenças entre anunciar no Google e no Facebook – e como cada uma das plataformas atua dentro do funil de decisão do usuário. Aprendemos como construir um funil de vendas usando somente o Google Ads.  Agora, vamos construir um funil de vendas do Facebook Ads – usando somente estratégias de campanha do Facebook Ads.

Sendo assim, lembramos que, quando falamos em Facebook Ads, inclui também anúncios do Instagram. Já que a ferramenta utilizada para ambas as plataformas é a mesma e é o gerenciador de anúncios do Facebook.

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Como já vimos, o Facebook é uma plataforma muito interessante para trabalharmos o topo do funil. Enquanto isso, o Google é uma plataforma interessante para trabalharmos o fundo do funil.

funil de vendas Facebook e Google

Isso porque no Facebook impactamos os usuários de forma mais ativa. Assim, mostramos pra eles uma oferta/um serviço enquanto eles estão navegando no Facebook. Já no Google, o usuário acessa e faz uma pesquisa direta por algo que ele já demonstra interesse. Então, no fundo do funil, estamos impactando usuários que já estão procurando ativamente por algo.

Como fazer, então, para trabalhar todas as etapas do funil, usando só campanhas do Facebook Ads? Ou seja, como construir um funil completo de Facebook Ads?

Índice:

  1. Aprendizado e Descoberta
  2. Reconhecimento do Problema
  3. Consideração da Solução
  4. Decisão de Compra

Facebook Ads – Funil

Funil de vendas Facebook Ads

O grande segredo aqui está na segmentação de público. A gente precisa encontrar o público correto que já está demonstrando interesse no que eu estamos oferecendo para poder, então, impactá-lo no fundo do funil. E, a partir disso, conseguir transformá-lo numa conversão, num cliente. 

Porque, imagine o seguinte: vamos vender um curso sobre como treinar o seu cachorro de grande porte. É um curso bem específico e com certeza existem pessoas interessadas nele. Mas como vou encontrá-las?  

Assim, podemos criar uma campanha no Facebook segmentada para todo o Brasil, impactando todo mundo. Com certeza vamos impactar também as pessoas que já estão com as necessidade de compra e vamos conseguir fazer as nossas vendas. Mas, com certeza, isso não vai ser rentável. Isso porque para impactar um público extremamente amplo, o investimento necessário é gigantesco. 

Então, precisamos encontrar esse público mais específico de alguma forma. É nesse ponto que entram as campanhas da etapa do funil. Em que, além de segmentar o público, nós trabalhamos o engajamento do usuário. Isso para que ele possa tomar a decisão de compra pelo seu produto e não pelo produto de uma outra pessoa.

Em cada etapa, vamos trabalhar campanhas com objetivos diferentes para conseguir segmentar o público de uma forma um pouco mais barata. Para depois que o público estiver segmentado, podermos impactá-lo com a oferta final.

Objetivos de Campanha

objetivos de campanha Facebook Ads

Ainda que tenham diversas opções de objetivos de campanha, é importante que você entenda como funciona cada um desses objetivos para poder construir uma estratégia de funil de Facebook Ads de sucesso.

Vejamos, então, como criar cada campanha com cada objetivo. Assim como qual a comunicação a ser utilizada em cada etapa. Isso para que você entenda, exatamente, como funciona essa linha de funil. 

O exemplo que daremos a seguir é uma estratégia que nós já utilizamos na Flyon para aquisição de clientes e que funciona! Depois de você entender essa estratégia, você começará a notar, sempre que você estiver em um funil de vendas de algum anunciante. E isso é normal!

Mas, então, por que o funil de vendas funciona mesmo com quem já sabe que está fazendo parte de um funil?  Porque a ideia é que a gente entregue um conteúdo de valor – algo que realmente possa ajudar a pessoa – tanto para criar uma conexão com usuário, quanto para auxiliá-lo na decisão de compra. Então, ao longo do funil, a pessoa que está fazendo um funil bem feito, está entregando algo de valor. Desse modo, faz com que o usuário chegue ao final do funil e realmente tome a decisão de compra por ele. Isso porque o usuário confia na solução que esse anunciante está oferecendo.

Então, quando você for construir o seu funil, entregue algo de valor e tenha a certeza de que você está realmente auxiliando o seu público, antes mesmo da venda. Isso para que você tenha sucesso quando chegar no momento da decisão de compra.

Aprendizado e Descoberta

funil de vendas Facebook Ads

A primeira etapa de um funil de vendas do Facebook Ads é a de Aprendizado e Descoberta. Nesta etapa, um objetivo muito interessante é o de visualização de vídeo. Existem diversas formas de montar uma estratégia de funil. Então, vamos mostrar exemplos em cada objetivo e etapa. Mas você pode realizar testes com objetivos diferentes, de acordo com a sua comunicação com o seu público.

Desse modo, o que queremos com essa campanha de objetivo de visualização de vídeo? Eu quero criar um novo público para poder entender dentre as pessoas que estou impactado – em um público amplo e frio -, quem está demonstrando interesse e está assistindo mais do que 75% do meu vídeo, por exemplo.

Então, eu conseguimos configurar criar um público, segmentá-lo e, depois, impactá-lo com uma próxima campanha. 

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Criando a campanha

Assim, ao criar a minha campanha, escolho o meu objetivo – que, neste caso, é o de visualização de vídeo. A seguir, dou o nome à minha campanha, juntamente com o nome do meu funil.  Passando para a criação do conjunto de anúncios, ou definir o público que eu quero impactar com essa campanha. Por isso, é essencial entender seu público e conhecer os interesses dele para poder criar a sua campanha de topo de funil da melhor forma possível.

Desse modo, exige um estudo para você testar diferentes públicos e diferentes interesses para entender qual público está lhe trazendo um melhor resultado. E, portanto, assim como o público exige um estudo, o vídeo que ou utilizar também exige que seja direcionado. 

Já que meu objetivo é de trazer um público que demonstre interesse pela área, então teria que ter uma comunicação relacionada a algo que, se o usuário assistir o vídeo completo, quer dizer que ele demonstrou interesse nesse assunto específico que eu vou oferecer no fundo do meu funil.

Assim, o próximo passo é o da criação de um texto – conhecido com “Copy” do anúncio – que é uma área muito importante. Por isso, tem muita coisa a ser estudada para podermos construir uma comunicação que seja clara e, ao mesmo tempo, persuasiva para quem você está impactando. 

Criando o público

Para criar o público que queremos segmentar, criamos o público a partir da fonte do Facebook de vídeo. Assim, seleciono a parte de Pessoas que visualizaram 75% ou mais do seu vídeo e escolho a campanha que tinha o objetivo de visualização de vídeo. Então, o Facebook vai começar a popular uma lista de usuários que visualizaram mais de 75% daquele vídeo que foi selecionado. 

Reconhecimento do Problema

funil de vendas Facebook Ads

Na etapa de Reconhecimento do Problema, vamos impactar as pessoas que já visualizaram mais de 75% do vídeo da campanha em questão. Ou seja, já demonstraram certo interesse no assunto. 

Por isso, nessa etapa, vamos oferecer o conteúdo de forma um pouco mais profunda. Então, se o vídeo que colocamos na campanha foi aquele sobre a criação de um funil de vendas no Google Ads, vamos impactar nosso público mostrando que a concorrência está usando esse tipo de anúncio, por exemplo. Perceba, então, que o impacto foi um pouco mais profundo do que só a apresentação do vídeo.

Criação de campanha

Desse modo, criamos uma nova campanha. Agora, com o objetivo de tráfego. Seguindo com o exemplo, nesse tráfego vamos levar os usuários para a área de membros da Flyon para que eles conheçam o curso de Google Ads completo.

Então, no conjunto de anúncios, colocamos o público que queremos impactar – aqueles que viram mais de 75% do vídeo em questão – para sabermos quem estamos segmentando no dado conjunto de anúncios.

 Depois de salvar o conjunto de anúncios, criamos o anúncio em si. Adicionamos uma imagem e colocamos a URL para qual o Facebook redirecionará nosso público. E, neste caso, seria a URL da página de membros da Flyon, com o curso completo de Google Ads.

Criando o público

Feito isso, devemos criar um novo público que está ainda mais engajado e que acessou a área de membros da Flyon. 

Criando um novo público, dessa vez, vamos usar como fonte, o tráfego do site. Ou seja, queremos saber sobre as pessoas que passaram pelo meu site – especificamente, pela página de membros. Para isso, precisamos instalar um pixel do Facebook dentro do nosso site.

 Assim, criando esse novo público, passamos para a terceira etapa do nosso funil de vendas do Facebook Ads.

Consideração da Solução

funil de vendas Facebook Ads

Nesta etapa, o usuário já assistiu um vídeo a respeito de Google Ads. Também já acessou a área de membros atrás de mais conteúdo sobre Google Ads e, nesse momento, ou o usuário já está colocando em prática os aprendizados do curso de Google Ads, ou ele está considerando contratar uma agência especializada.

E aí, se o usuário está considerando contratar uma agência especializada como uma possível solução, uma linha de comunicação poderia ser: mostrar para esses usuários depoimentos de usuários atuais com resultados de sucesso. 

Criação de campanha

Nessa nova campanha, nosso objetivo, então seria de visualização de vídeo. Isso porque será nossa linha de comunicação com os usuários que estarão na terceira etapa do nosso funil de Facebook Ads.

Então, selecionamos o nosso público criado na etapa anterior da página de membros da Flyon. E, por fim, selecionaremos o nosso vídeo de depoimento. 

Na nossa próxima etapa, criaremos, então, nosso público.

Criando o público

Nesse ponto do nosso funil de vendas do Facebook Ads, criamos novamente um público que visualizou o vídeo de depoimento dessa campanha que tínhamos acabado de criar. Da mesma forma que  fizemos na primeira etapa, mas agora já sabemos que é o público muito mais engajado. 

Assim, passamos para a última etapa!

Decisão de Compra

funil de vendas Facebook Ads

Na última etapa, então, vamos trabalhar a comunicação de chamada para ação. Visto que são usuários que já vêm demonstrando interesse no serviço ou produto que estamos oferecendo. 

Portanto, agora criaremos uma campanha de conversão!

Criação de campanha

Seguindo no nosso exemplo, essa conversão seria o fato do usuário entrar no nosso Site e deixar o contato dele. Desse modo, mostrando interesse nos nossos serviços. Para isso, também é necessário que se configure o pixel do Facebook da maneira correta. Já que você deve mostrar para o facebook que sua meta é o clique no botão de contato.

Nesse momento, nada nos impede de criar um novo conjunto de anúncios para impactar tanto os usuários que entraram na página de membros, quanto os que assistiram mais de 75% do primeiro vídeo. A fim de tentar compreender qual o engajamento de cada usuário no nosso final de funil e qual o custo com resultado que temos com cada público. Assim, é muito importante que você faça esse teste periodicamente para otimizar a sua estratégia ao longo do tempo.

Então, ao final, criamos o nosso último anúncio com a nossa campanha segmentada e encerramos assim nossas etapas do funil de vendas.

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Se você quiser mais detalhes sobre o passo a passo, assista aqui ao nosso vídeo completo sobre como criar um funil de vendas completo no Facebook Ads: