Transformar prospecção em cliente. Esse é o objetivo de todo empresário  ou empreendedor. Nesse contexto, entender o funil de vendas é mais do que uma necessidade – é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio. 

Empreendedor ou empresário, o conceito de funil de vendas representa a trajetória completa de um negócio, desde a fase inicial de captação até a conversão final. Mais do que isso, o funil de vendas é o reflexo das diversas etapas que compõem a jornada de compra do consumidor, sendo assim, essencial para alavancar suas vendas!

Diante desse panorama, é válido questionar: a sua empresa já adotou um funil de vendas?

O que é funil de vendas?

O funil de vendas, também chamado de pipeline,  é um modelo que ilustra as etapas pelas quais um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com sua marca até a conclusão da compra. Em outras palavras, ele  representa o caminho que o cliente faz até fechar a compra.

Este conceito não apenas ajuda a mapear a jornada do cliente, mas também oferece insights que certamente irão aprimorar  suas técnicas de venda. No entanto, há uma realidade bastante comum no mercado: muitos empreendedores e empresários enfrentam desafios, como a falta de conhecimento técnico e expertise, para implementar efetivamente essa ferramenta.

As etapas do funil de vendas

Toda compra segue um percurso por etapas. Isso ocorre porque, ao longo da jornada do cliente, ele atravessa diversos momentos que revelam o quão próximo está de efetuar a compra.

A trajetória tem início no primeiro contato do potencial cliente com a sua solução, avançando pela fase de pesquisa sobre o produto. Posteriormente, atinge o tão almejado momento da efetivação da compra,  e finalmente chega na recomendação após o uso do produto, que pode ser feita por meio da avaliação no seu site e até mesmo no “boca a boca”.

Dividido em fases, cada etapa requer estratégias específicas para guiar o cliente ao longo da jornada.

Topo de Funil (ToFu)

Essa é a etapa de consciência. É o momento em que o potencial cliente descobre sua marca ou produto. Em outras palavras, ela não buscava nenhum produto ou serviço porque desconhecia que tinha essa demanda. No entanto, quando tem o primeiro contato com você, ela compreende que existe esse gap e então vai estudar sobre ele.

No topo do funil, o objetivo é atrair a atenção do público e educá-lo. Aqui, o conteúdo deve ser mais amplo e informativo, focado em resolver problemas e responder dúvidas comuns, sem foco direto na venda.

Meio de Funil (MoFu): Nutrir e Engajar

Nesta fase, o potencial cliente já reconhece o problema e busca soluções. É a fase da consideração, o reconhecimento do problema. Assim, neste momento, o cliente reconhece essa existência e passa a considerar as opções disponíveis para saná-los.  

Nessa etapa, geralmente lidamos com as leads, pessoas que já interagiram com o conteúdo e forneceram informações básicas de contato. Mas há um porém: o lead ainda não sabe bem como resolver seu problema, e por isso, considera várias soluções e tem dúvidas qual é a opção correta para seu caso.

O seu papel é fornecer informações detalhadas e diferenciadas sobre seus produtos ou serviços, apresentando dicas e técnicas que possam ajudar seu potencial cliente.

Fundo de Funil (BoFu): Converter e Fidelizar

Chegamos na última etapa, na decisão de compra. Aqui, o cliente está pronto para fazer a compra.  Então, é o momento de dar aquele empurrãozinho e mostrar que você é o parceiro certo para ela!

Aqui, o foco é a conversão e a fidelização, com conteúdos que destacam os diferenciais e benefícios dos seus produtos ou serviços, além de oferecer provas sociais, como depoimentos e estudos de caso.

Cada etapa do funil requer uma abordagem diferenciada para efetivamente guiar o cliente na jornada de compra.

Benefícios do funil de vendas

Os pontos positivos do funil de venda são muitos! Vamos a cada um deles:

1- Previsibilidade de resultados

A progressão em cada etapa do funil de vendas está ligada ao desempenho da etapa anterior. Isso oferece a vantagem de ter clareza sobre quantos leads são necessários no topo do funil para gerar X clientes ao término do processo.

Ao monitorar os indicadores da sua equipe, é possível prever se os setores de marketing e vendas estão no caminho para atingir as metas estabelecidas, proporcionando uma visão precisa do tempo necessário para alcançar tais objetivos.

2 – Maior produtividade

Com um funil de vendas bem estruturado, é possível mensurar a produtividade de vendedores e analistas de marketing. Você pode descobrir seus gaps, onde eles têm mais dificuldades e acompanhar os resultados obtidos por cada um.

É importante lembrar que  quando os colaboradores sabem que o trabalho está sendo acompanhado e que os dados fundamentais são identificados, a tendência é que eles se empenhem mais para apresentar melhores resultados.

3 – Melhor aproveitamento de oportunidades

Com um funil de vendas implementado, você pode acompanhar o status de cada venda em tempo real. Isto é, as chances que cada negócio tem de ser efetivado.

Logo, fica mais fácil aplicar estratégias para aumentar a possibilidade de fechar o negócio.

4– Respostas para o desenvolvimento de produtos

Ao longo do relacionamento com os clientes, você terá informações valiosas por meio de elogios e reclamações, que apontam novos caminhos para aperfeiçoar seu serviço ou produto.

Dominar o funil de vendas e entender a jornada do cliente são passos essenciais para qualquer negócio que deseja aumentar suas vendas e construir uma base de clientes leal. 

Na Flyon Marketing Digital, oferecemos expertise e soluções personalizadas para ajudar você a implementar essas estratégias de forma eficaz. Entre em contato conosco para transformar seus prospectos em clientes fiéis e impulsionar suas vendas.