Você não sabe mais o que fazer para que seus infoprodutos ganhem destaque em meio a tanta competitividade online? O que fazer para que o seu negócio se diferencie da multidão? Uma das respostas é a persuasão.
Mais do que a excelência dos infoprodutos ou um preço imbatível, o segredo está em criar uma conexão profunda com o público. E é nesse momento, que a persuasão entra em cena, como a chave que irá abrir essas portas para o seu negócio.
O domínio das técnicas de persuasão é um dos recursos que vai te ajudar a se destacar em meio a tanta concorrência, mesmo que você não tenha milhões de seguidores. Acredite: gerar valor e despertar o desejo de “quero mais” na sua audiência é mais poderoso do que qualquer número nas redes sociais.
Nesse artigo você vai conhecer quais técnicas são essas que vão ajudar a alavancar as suas vendas.
Persuasão: a fórmula mágica
Em primeiro lugar é preciso que você tenha uma informação em mente: a persuasão gera valor na vida do outro.
Por meio da autenticidade e da identificação, você constrói uma base de confiança e conexão com seu público. Isso pode ser representado de diversas formas: imagine um bate-papo empolgante, um reels envolvente ou um post que te deixa com vontade de saber mais. Eis o propósito da persuasão: despertar a curiosidade e o desejo de se aprofundar naquilo o que você diz ou vende.
Ao criar esse gostinho de “quero mais”, você abre as portas para a venda e seu público criam desejo e necessidade por seus cursos, livros, mentorias ou outro infproduto que você venha a oferecer.
Importante: persuasão não é manipulação, mas sim uma forma de construir relacionamento com seu público e gerar a venda dos infoproduto
Cinco estratégias persuasivas para vendas de infoprodutos de sucesso
1. Conheça profundamente seu público-alvo
Quem é o seu comprador? Entender as necessidades, interesses e comportamentos do seu público-alvo é fundamental para personalizar e segmentar suas estratégias de marketing. Ou seja, você precisa conhecer quem são essas pessoas. Utilize dados demográficos, comportamentais e histórico de compras para segmentar sua audiência e oferecer conteúdo relevante e direcionado.
Dessa forma, ao invés de você elaborar conteúdo e argumentos de venda para uma massa sem rosto, você fala especificamente para quem se interessa pelos os seus infoprodutos.
Por exemplo, ao definir a sua linguagem, você pode usar gírias comuns a esse público, emojis e seguindo esse caminho, criar um conteúdo que de fato gere conexão.
2. Gatilhos mentais: desperte o desejo de compra dos infoprodutos
O que faz o seu cliente decidir comprar os seus infoprodutos? Nesse tópico vamos falar sobre gatilhos mentais.
Gatlhos mentais são estratégias psicológicas que despertam o desejo de compra no consumidor. Ao incorporar gatilhos como a escassez, a autoridade e a reciprocidade em sua comunicação de marketing, você cria um senso de urgência e valor, incentivando os clientes em potencial a agir.
Temos uma pergunta para você: quais gatilhos mentais ativam o SEU desejo ao entrar em contato com a sua marca? Os seus consumidores também possuem os seus.Muitas vezes sem percebermos – em sua maioria- lidamos com eles sem perceber. Entre eles podemos mencionar a busca pelo prazer, a vontade de fazer parte de uma comunidade, o desejo de sermos especiais, enre outros.
3. Storytelling: envolva seu público
As histórias movem a emoção e contar uma boa história é cativar quem a escuta, ou seja, o seu público.
Utilize elementos como personagens, conflitos e soluções para criar uma narrativa cativante que ressoe com as necessidades e aspirações do seu público-alvo.
Exemplo: que tal contar a sua própria história? Como você se tornou especialista no que vende, como desenvolveu sua oferta, qual é a sua jornada até chegar no contato com seu público?
Trabalhar conteúdo de storytelling permite que sua audiência se sinta parte do seu sucesso e tenha confiança no que você pode oferecer.
4. Provas sociais: reforce a credibilidade
A melhor divulgação é o boca-a-boca.
Os depoimentos são fundamentais para reforçar a credibilidade do seu infoproduto. Apresente depoimentos de clientes e números de vendas para demonstrar popularidade e confiabilidade. E para colocar em prática essa técnica de persuasão, crie incentivos para que os clientes convertidos compartilhem suas avaliações sobre o infoproduto.
Com os depoimentos em mãos, crie uma estratégia para que essa prova social “voe” na web: replique nas redes sociais, deixe à vista em seu site ou e-commerce, entre outros.
5. Crie ofertas irresistíveis para os infoprodutos
O preço de um produto ainda é um grande chamariz de vendas. Além de uma precificação estratégica, ofereça benefícios adicionais e até bônus exclusivos Esses elementos agregam valor percebido ao seu infoproduto, tornando-o ainda mais atraente aos olhos do consumidor.
Uma dica: faça promoções voltadas para fidelização e construção de comunidade. Aproveite as ofertas para reter a atenção do público em programas de assinatura, grupos exclusivos em redes sociais e outras estratégias similares.
Quando a vantagem está apenas na compra, a relação termina imediatamente. Quando a vantagem é proporcional à interação cliente-marca, ela se torna duradoura.