Quanto investir em anúncios no Facebook para ter resultados?

Quanto investir em anúncios no Facebook para ter resultados?

Você, provavelmente, já sabe da importância de se investir em anúncios do Facebook ou do Instagram para poder conquistar mais vendas e mais clientes, mas ainda fica na dúvida de quanto deveria investir para conseguir resultados positivos? 

Isso é normal! Mas para responder essa pergunta, é importante que você entenda antes como funciona a cobrança do Facebook relacionada aos seus investimentos em campanhas e  quais são as opções de orçamento que você pode configurar dentro da própria ferramenta de anúncios.  

Então, ao longo do nosso artigo, acreditamos que você poderá entender bem esses conceitos e, no final, definir um orçamento que realmente faça sentido ao seu negócio.

Índice:

  1. Primeiros Saberes
  2. Qual o Mínimo que é Preciso Investir?
  3. Montando a Campanha
  4. Principais Métricas para Investir em Anúncios no Facebook

Primeiros Saberes

Como existem os mais diversos negócios anunciando no Facebook, é praticamente impossível dizer exatamente: “Você precisa de R$10,00 por dia para conseguir um resultado positivo”. 

O valor vai depender muito das características do seu negócio. Por exemplo, qual a margem de lucro que você tem em cima de uma venda? Qual o seu posicionamento no mercado? Como que é a taxa de conversão das pessoas que você impacta?

Por isso, vamos entender quais são as métricas que precisamos olhar para poder definir seu orçamento antes de investir em anúncios no Facebook.

Mas uma coisa clara, é: o seu orçamento inicial não pode – de forma alguma – prejudicar o andamento do seu negócio, caso ele não traga os resultados no primeiro ou no segundo mês.

Ou seja, é um investimento de risco. E como qualquer investimento de risco, você não deve alocar nenhum aporte que possa prejudicar o andamento do seu negócio!

No Facebook precisamos de dados. Então reserve um orçamento que não lhe prejudicará, para poder colocar na prática e começar a entender qual o comportamento do seu público-alvo com relação aos seus anúncios. Assim como qual é a sua taxa de conversão; como está funcionando o seu funil de vendas, etc. Para, então, otimizar seus anúncios para conseguir cada vez mais resultados.

Qual o mínimo que é preciso investir?

A partir da página de suportes do Facebook, podemos saber sobre os orçamentos mínimos. 

Portanto, é colocado que o Facebook tem um valor mínimo de orçamento diário para poder veicular os anúncios. É importante ressaltar que os valores estão em dólar!

Mas algumas informações essenciais são:

  • Se você definir um orçamento vitalício (algo como, com R$100,00 para dividir em 10 dias), a campanha pode distribuir tanto 10 reais por dia, como também pode gastar um pouco mais e um pouco menos – variando – por dia, de modo que ao final gaste os 100 reais.
  • Você pode definir um orçamento diário. Assim, você pode investir, por exemplo, 20 reais por dia. E, dessa forma, todos os dias o Facebook vai usar esses 20 reais. Podendo investir até 25% a mais desse valor, caso ele sinta que é um dia que está trazendo mais resultados que outros. 

Tais situações têm alguns valores a serem considerados. Tais como:

  • Se a cobrança for feita por impressões, você deve investir, pelo menos, US$ 0,50 ao dia.
  • Se a cobrança for por ações de engajamento – como visualização de vídeo, cliques, ou curtidas -,  você deve investir, pelo menos, US$ 2,50 por dia. 
  • Se a cobrança for para eventos de baixa frequência, como instalação de aplicativo, o valor é mais alto. Por isso, sobe para US$ 20,00 por dia.

A situação de engajamento engloba a maior parte das situações de campanha que são feitas. Transformando para a nossa moeda, o Real, o mínimo para se investir, então, é de cerca de 10 reais por dia. 

Montando a Campanha

Vamos supor que escolhemos uma campanha com o objetivo de tráfego, determinando um orçamento diário de 10 reais. 

Quando escolhemos a estratégia de lance de menor custo, o Facebook entende que ele deve encontrar o menor custo para o resultado do objetivo que queremos. Ou, podemos definir um limite de lance, em que estabelecemos um lance máximo para veicular os anúncios. 

Sendo que, selecionar a opção de menor custo acaba funcionando melhor.

Dando continuidade no conjunto de anúncios, iremos definir qual será o público com quem vamos trabalhar, quais serão os posicionamentos (só Facebook, só Instagram, ou todos, por exemplo). Também podemos selecionar qual será a otimização de veiculação. Estas opções definem como a ferramenta irá trabalhar para entregar – com o menor custo – o melhor resultado que escolhemos nessa seção. 

Isso tudo é definido a partir daquilo que o Facebook estabelece como o mínimo para se investir: impressões/engajamento/eventos de baixa frequência.

Exemplo prático

Então, a partir de um Funil de Vendas, podemos compreender melhor como se dá esse investimento mínimo.

Saiba como montar um funil de vendas completo para o Facebook!

Por isso, vamos supor que tenhamos 10 reais por dia para investir em anúncios no Facebook. Assim, nosso total seria de 300 reais por mês. E, utilizando o funil de vendas, podemos distribuir esse orçamento total nas diferentes camadas. 

Assim:

Investir em anúncios no Facebook

Mas por que essa divisão? 

Porque em cada etapa que você passa, seu volume de público diminui. Por isso, você precisa de investimentos um pouco menores para poder trabalhar com esse público mais específico. 

Sendo que isso também depende muito do seu tipo de negócio. Por exemplo, se você já tiver uma lista de email segmentada, você pode subir esse público e trabalhar o investimento direto na parte de decisão de compra.

Ou, se seu produto já é conhecido pelo seu público e você está divulgando direto a venda, você pode trabalhar direto o fundo do funil.

Entretanto, se você precisar trabalhar o funil completo, é muito importante fazer essa divisão de investimentos do orçamento total. Isso porque você vai poder encontrar seu público e, enfim, realizar a oferta.

Principais Métricas para Investir em Anúncios no Facebook

Quais são as principais métricas para as quais você vai precisar estar atento quando estiver veiculando as campanhas?

Antes de mais nada, é importante definir e saber sobre as principais métricas para que você possa otimizar suas campanhas e considerar se seu orçamento está sendo suficiente para poder trazer o retorno que você precisa.

Por isso, você deve ter em mente qual deverá ser sua margem de lucro média para cada venda.

CPL

A partir disso, você deve conferir qual está sendo o seu CPL (Custo por Lead). Ou seja, quanto você está pagando por cada cliente potencial (Lead) que está entrando em contato com você. Desse modo, saber o CPL é saber quanto você está gastando para conseguir o contato de um potencial cliente. Esta é uma métrica referente às duas primeiras etapas do funil, em que trabalhamos o topo e querendo segmentar um público mais quente (mais alinhado com a sua oferta) para poder trabalhar as próximas etapas do funil. 

Sendo assim, se investirmos 180 reais nas duas primeiras etapas do nosso funil de vendas e gastando 2 reais por lead, ao final , teremos 90 leads. Dessa maneira, serão 90 possíveis clientes com quem poderemos trabalhar o resto do investimento e ofertar o produto.

Taxa de Conversão

Depois de ofertar o seu produto, você poderá saber qual é a taxa de pessoas (dentre esse público quente) que realmente realizou a compra. Então, se tivermos uma taxa de conversão de 10%, significa que, daqueles 90 lead, 9 realizaram a compra.

Receita

Logo, 9 compras multiplicadas pela margem de lucro de cada (50 reais), teremos 450 reais. Isso tendo investido, no total do funil, 300 reais.

Contudo, pode acontecer de rodar a campanha durante um mês, mas com o CPL mais alto ou a taxa de conversão mais baixa e você pode sair no prejuízo. O lado positivo é que você terá um montante de dados das campanhas para poder encontrar o que você precisa otimizar e ajustar para poder melhorar o que for necessário.

investir em anúncios no Facebook

 

Esperamos que tenha fica claro para você como definir esse parâmetros para que você chegue a um orçamento que você possa utilizar e acompanhar de fato o andamento das suas campanhas! Veja o nosso vídeo e acompanhe os passos:

 

Se lhe restaram dúvidas, entre em contato conosco!