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“Como eu faço para capturar leads qualificados?”

Se você produz algum infoproduto, trabalha como afiliado, ou é apenas um iniciante/entusiasta da área de marketing digital já deve ter se perguntado sobre isso.

Bom, nós, da Flyon, vamos abordar neste artigo algumas estratégias que você pode começar a utilizar.

Para os iniciantes no marketing digital que ainda não sabem o significado de lead, lead qualificado e de algumas outras siglas, veja o nosso Glossário de Marketing Digital.

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Lá vamos explicar esta e várias outras definições para você adentrar no meio do marketing digital.

Quais os tipos de leads existentes?

Inicialmente, é necessário entender que existem, basicamente, três tipos de leads:

  • Lead Frio: indivíduo que ainda não está buscando a solução para o problema. É a pessoa que talvez já tenha um problema, contudo não identificou a necessidade de se achar uma solução para o mesmo;
  • Lead Morno: pessoa que identificou a necessidade de solucionar o problema e, por isso, está buscando, de maneira mais genérica, a solução;
  • Lead Quente: Pessoa que está com pressa em adquirir o produto, pois já achou a solução para o seu problema. Este é um Lead qualificado para sua oferta.

Sendo assim, agora vamos chegar na parte principal do artigo, que é responder para você a dúvida inicial.

Como capturar leads qualificados para meu infoproduto?

Inicialmente você precisa ter uma landing page, que deve possuir todos elementos necessários para levar o visitante a uma conversão.

O próximo passo é gerar tráfego no seu site, e, para isso, existem algumas estratégias que vamos listar abaixo:

  1. Tráfego pago: que é investir anúncios do Google, Facebook, Youtube e outras plataformas;
  2. Também pode-se fazer parcerias com digital influencers para eles divulgarem seus produtos nas redes sociais;
  3. Tráfego orgânico: é conseguir tráfego sem gastar dinheiro. Seja postando vídeos no Youtube, minisites, postagem no Facebook, grupos no Facebook, anunciando na OLX;
  4. Produção de conteúdo, que consiste em produzir conteúdos como artigos, vídeo aulas que gerem valor para o usuário.

No entanto, estivermos falando de tráfego pago, é necessário que os visitantes sejam potenciais clientes.

Portanto, é importante que a geração de tráfego seja de qualidade para filtrar os visitantes comuns (aqueles que não se transformarão em leads qualificados).

Para se conseguir um tráfego de qualidade, seja de qualquer maneira listada acima, é importante que o conteúdo seja relacionado ao produto final. 

Como fazer a oferta para meu lead?

Para vender seu produto ao cliente, você tem dois caminhos a seguir:

O primeiro é oferecer diretamente o seu produto para o lead, ou seja, apresentar sua oferta de imediato.

Já o segundo é você qualificar este lead oferecendo valor para seu usuário, estreitando o relacionamento com seu cliente para uma oferta futura. 

Se você não entendeu o parágrafo acima fique tranquilo, porque vamos fazer uma analogia com o golfe para facilitar o entendimento.

Imagine que o buraco está longe de você, aí você tem duas opções para acertá-lo:

Você tenta conseguir o êxito com apenas uma grande tacada. O que pode dar certo, porém é mais difícil e exige extrema habilidade e uma pitada de sorte.

Ou tentar pequenas tacadas com o intuito de chegar mais perto do buraco e, assim, acertá-lo.

Concordamos que segundo modo é o mais eficiente para não errarmos o buraco, certo?

As pequenas tacadas, servirão para o seu “Lead frio” se transformar em um “Lead Morno” e depois um Lead qualificado.

No Marketing Digital essas pequenas recompensas são chamadas de iscas digitais.

Como qualificar meus leads?

Análogas as pequenas tacadas, no marketing digital existem vários tipos de recompensas e estratégias de qualificação de leads, vamos listar algumas abaixo:

  1. Geração de Conteúdo
  2. Artigos
  3. Ebook;
  4. Lives;
  5. Testes;
  6. Quiz;
  7. Planilhas;
  8. Workshop.

Ao pensar na recompensa, você tem que levar em conta a sua estratégia e investimento.

Isso porque, as pequenas tacadas precisam levar você para cada vez mais próximo do buraco (sua oferta/venda).

Logo , se disponibilizar um conteúdo muito abrangente, você, naturalmente, vai deixar seus leads cada vez mais longe da sua oferta.

Já se você oferecer conteúdos mais específicos, que estão mais relacionados com seu produto final, é bem provável que você alcance uma taxa de conversão maior. Pois você terá mais leads qualificados.

Mas é bom frisar que uma taxa de conversão maior, não indica necessariamente um lucro maior.

Importante que sua recompensa seja de alta qualidade, para que, ao fim, a pessoa esteja realmente com vontade de adquirir o seu produto por achar que vai ser realmente relevante para ela.

Funil de vendas de infoproduto

Com as recompensas, que no marketing digital também chamamos de iscas digitais, você consegue fazer a pessoa passar por todas as etapas do funil de vendas.

A analogia com o funil é a seguinte: quem está no topo é o lead frio.

Com as iscas digitais, você gera valor para ele, que, naturalmente, se interessa mais pelo seu produto ou sente a necessidade de tê-lo e passa para a próxima etapa do funil.

Esta etapa, é o meio do funil (lead morno), onde é necessário oferecer mais iscas digitais, para ir criando mais afinidade com a pessoa e, deixando-a mais segura.

Por fim, ela chega no fundo do funil (lead qualificado) onde ela já esta focada em fazer a compra.