Nas últimas semanas, o COVID-19 impactou nossas vidas de maneira sem precedentes. Empresas fecharam as portas, todas as pessoas estão fortemente recomendadas a ficar em suas casas e a incerteza em torno da economia assombra a grande maioria dos negócios.

Em tempos de crise, o orçamento de marketing costuma ser um dos primeiros itens a ser cortado, mas acredite, não deveria. Nesse momento, manter seus clientes informados e engajados é mais importante do que nunca. Lembre-se: seus clientes não se foram, eles estão apenas em casa.

Apesar disso, é preciso estruturar um novo plano para se adaptar e ajustar a comunicação de marca e distribuição de conteúdo ao longo desse período. Para te ajudar, separamos alguns Dos & Don’ts  que consideramos importantes ao reavaliar seu plano de marketing digital em meio ao Coronavírus.

Do: Verifique e adapte todas as mensagens automatizadas que não fazem sentido nesse momento.

Dependendo do seu setor, será preciso reavaliar seus criativos e linha de comunicação para se ajustar à sensibilidade do momento. Por exemplo, para uma companhia aérea,  com certeza não seria o momento de enviar um e-mail oferencendo a venda de pacotes de férias. Dê uma olhada nas mensagens automáticas, comunicação em seu site e redes sociais existentes e pergunte a si mesmo se o posicionamento é adequado para este momento e neste contexto. Caso contrário, encontre maneiras de adaptar essa mensagem ao contexto existente.

Don’t: elimine toda a sua publicidade paga durante esse período.

Enquanto você reavalia seus esforços de marketing digital, lembre-se de que não é hora de eliminar toda a publicidade patrocinada. Em qualquer crise,existem oportunidades e os negócios que interromperem todos os seus esforços online serão deixadas para trás assim que as coisas começarem a rolar novamente. Durante esse período, as pessoas estão mais online do que nunca. As empresas ainda estão em movimento (mesmo que de forma adaptada) e os clientes ainda estão procurando por serviços e produtos. Observe suas campanhas mais eficazes e realoque seu orçamento. Identifique campanhas de conversão com quedas acentuadas nas taxas de conversão e direcione esse investimento para campanhas de branding (divulgação da marca, distribuição de conteúdo, posicione-se!) Agora também é um ótimo momento para ser criativo. Existe uma maneira de sua marca ser relevante e útil com toda essa incerteza? Acompanhe atentamente o mercado para captar boas oportunidades.

Do: Aumente sua presença por meio de mídias orgânicas

Se sua empresa foi afetada pelo COVID-19 e juntamente com o investimento em anúncios patrocinados pode afetar o seu fluxo de caixa, considere direcionar parte de seus esforços para mídias próprias, como blogs, e-mails e SEO orgânico. Pesquise algumas palavras-chave nos principais termos pesquisados ​​para seu setor e insira essas palavras-chave no conteúdo que você produz. Aproveite o fato de as pessoas estarem em casa e on-line e forneça conteúdos relevantes via campanhas por email. Se você ainda não possui um, agora é uma ótima oportunidade para criar um plano robusto de inbound marketing.

Don’t: Ignore suas mídias sociais por causa da crise

Embora a maioria dos nossos feeds de notícias seja inundada por notícias sobre o COVID-19, isso não significa que você precise interromper suas próprias postagens sociais. Encontre maneiras de romper o ciclo de notícias com postagens relevantes e oportunas sobre sua própria marca. Uma vez que medida que nossas opções de contato social diminuem, mais pessoas estão recorrendo a sites de mídia social para se conectar com outras pessoas. Isso pode significar uma grande oportunidade para as marcas que desejam aumentar seus seguidores através desses canais.

Do: Inclua o marketing digital em seu plano de gerenciamento de crises

COVID-19 é a nossa crise atual, mas certamente não será a nossa última. Mesmo as maiores marcas no Brasil não estavam preparadas para o impacto que essa doença teria nos negócios. Se sua empresa possui um plano de ação para crises, considere incluir também seus esforços de marketing digital. Determine os riscos potenciais da sua empresa, que tipos de mensagens precisarão ser pausadas ​​ou reconfiguradas e estratégias gerais de respostas e conteúdos. Aproveite essa fase para tirar o máximo de aprendizado possível e prepara-se para qualquer situação de crise futura.

Don’t: Tenha medo de pedir ajuda

Gerenciar uma empresa em momentos como esse pode ser assustador para qualquer profissional. Dependendo do seu nicho você provavelmente tem infinitas questões para lidar agora, com novos problemas surgindo dia após dia, de todos os lados. Livre-se de uma dessas preocupações e deixe a tarefa de marketing digital para uma equipe dedicada e especialista!

Na Flyon estamos aqui para ajudá-lo a ter sucesso em meio a toda essa incerteza. Nossa equipe está constantemente estudando e implementando estratégias para oferecer aos nossos clientes e membros as melhores soluções para atravessar essa fase. Temos uma equipe de especialistas disponíveis para avaliar o seu negócio e esforços de marketing atuais e apresentar um plano estratégico mais indicado para o momento. Entre em contato com um de nossos especialistas hoje.