Segmentações do Facebook: Evite erros na configuração de anúncios

Segmentações do Facebook: Evite erros na configuração de anúncios

Há alguns poucos anos a única possibilidade que um anunciante tinha no Facebook era a de impulsionar a publicação feita em sua timeline ou atrair novos curtidores para a página. Aos poucos, muitas funcionalidades foram sendo adicionadas, deixando alguns confusos em relação a o quê utilizar e quando. Por isso, vou dar algumas dicas para você garantir o sucesso das suas Segmentações do Facebook.

Índice:

  1. Entenda Para Quê Servem e Quando Utilizá-las
  2. Objetivos de Campanha
  3. Outras Oportunidades de Segmentação do Facebook
  4. Dicas Importantes Para Criar Um Anúncio

Entenda Para Quê Servem e Quando Utilizá-las

Pode parecer clichê, mas a primeira etapa para garantir o sucesso das suas segmentações do Facebook é definir muito bem com quem você está falando. O tal do público-alvo precisa estar bem claro, para que o processo de segmentação fique mais fácil. Refinar seu público no Facebook vai ajudá-lo não só a atingir os melhores resultados, mas também causará uma redução nos gastos com publicidade.

Lembre-se também: não existe segmentação perfeita. Por causa disso, a segunda etapa do processo de segmentação é focar na qualidade da mensagem. A partir do momento que você entende que é difícil ter uma segmentação exata para o que você precisa ou que é possível que pessoas forneçam dados não verdadeiros, a forma mais efetiva para impactar a audiência é focar na mensagem: aquilo que você escreve no anúncio.

Se você quer anunciar para donos de franquias, por exemplo, deixe isso muito claro no texto do seu anúncio e nas suas imagens. Assim, pessoas que você não quer impactar não clicarão no anúncio.

O objetivo da publicidade no Facebook é definido por aquilo que você almeja que seu público faça quando for impactado pelo anúncio. Essa definição é muito importante. Você quer que ele clique no seu site, que responda alguma pergunta, se emocione com a campanha de Natal ou quer que mais gente participe do seu evento?

Todos esses diferentes objetivos estão reunidos em 3 grandes grupos, que ainda podem ser subdivididos, aumentando a sua eficiência: Reconhecimento, Consideração e Conversão.

segmentações do facebook

Vamos entender pra que eles servem?

Objetivos de Campanha

Para que as suas segmentações do Facebook seja bem sucedida, use os objetivos de campanha de acordo!

Envolvimento

Quando usar: quando você quer que as pessoas interajam com seu post. Sabe quando o cliente quer ver muita gente comentando e muitos likes? O envolvimento pode incluir comentários, compartilhamentos e curtidas nas publicações, participações no evento e obtenções da oferta.

Ele é ideal para fazer as pessoas conhecerem seu novo produto. Também estimular o desejo por sua marca por meio de uma foto inspiradora. No caso de restaurantes, lojas de roupa e outras empresas de varejo, ele funciona muito bem.

Com esse objetivo é possível também selecionar dois outros subitens:

  • Curtidas na página: esta é outra opção popular, embora nem sempre seja refletida em seu sucesso. Muitas páginas usam esse tipo de anúncio para aumentar o público. Mas a falta de segmentação e engajamento adequados pode levar a um desperdício de seu orçamento.
  • Envolvimento no evento: o Facebook é bastante utilizado para divulgar eventos. Assim, essa é uma boa forma de divulgar o seu e garantir que mais pessoas confirmem a participação.

Tráfego (cliques no site)

Quando usar: quando você quer levar pessoas para ler o conteúdo do seu blog, clicar na landing page para baixar seu novo e-book ou levar pessoas ao seu site para se inscrever em algum curso/programa.

Instalações do aplicativo

Quando usar: se sua marca deseja promover um aplicativo, essa é uma ótima opção! Pois pode levar os usuários diretamente à loja de aplicativos.

Visualização de vídeo

Quando usar: quando você quer divulgar vídeos que mostram cenas dos bastidores, lançamentos de produtos ou histórias de clientes para aumentar a conscientização sobre a sua marca.

Geração de cadastros

Quando usar: quando sua empresa quiser coletar informações de cadastros de pessoas interessadas nos seus negócios. Esse objetivo de campanha funciona muito bem quando não temos um site muito bem estruturado. Pois o usuário preenche o cadastro na plataforma do Facebook. Isso também desencadeia um volume maior de cadastros a um custo menor.

Mensagens

Quando usar: quando você quiser estimular que as pessoas conversem com a sua empresa no Messenger. Isso para você poder concluir compras, tirar dúvidas ou oferecer suporte. Essa funcionalidade é uma novidade do Facebook. Ao clicar no anúncio, a pessoa é direcionada para a caixa de mensagens e poderá enviar perguntas- padrão (estipuladas previamente) para iniciar a conversa.

Conversão

Quando usar: essa é uma ótima opção para geração de leads e e-commerce. Ela exige a instalação de um pixel de rastreamento no site para medir o número de visitantes que se transformaram em clientes, vindos diretamente do Facebook.

Vendas do Catálogo

Quando usar: sua página do Facebook pode estar conectada aos produtos do seu e-commerce. Certamente dá mais trabalho. Mas fica fácil atingir o público que está interessado no seu produto.

A campanha de vendas do catálogo redireciona seus clientes com itens que eles visualizaram, adicionaram ao carrinho de compras ou compraram em seu website ou aplicativo. Confira o exemplo de catálogo abaixo.

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Visitas ao estabelecimento

Quando usar: se você tem uma empresa que possui várias lojas em diferentes endereços, é possível promover esses pontos comerciais para pessoas que estão nas imediações, por meio de geolocalização. Decerto, é ideal para lojas de departamentos, farmácias ou franquias de restaurantes.

Promover negócio local

Quando usar: perfeito para empresas pequenas que possuem apenas um ponto comercial. Por meio desse tipo de anúncio, é possível adicionar o endereço do estabelecimento e estimular a visita das pessoas que moram nas redondezas.

Dica: selecione o objetivo de alcance na segmentação do anúncio. Ao definir o público, marque a opção “Use a localização da sua Página do Facebook. Isso para que alcance pessoas próximas do seu negócio.” Depois selecione o raio, em quilômetros, que você quer atingir: entre 1km a 80km.

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Você ainda pode decidir se quer atingir as pessoas que moram nessa localização, que estiveram ali recentemente ou pessoas visitando o local.

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Para garantir que os objetivos sejam alcançados, o Facebook utiliza formatos diferenciados – que facilitam o clique ou a visualização de um vídeo, por exemplo, e botões call-to-action como: baixar, saber mais, enviar mensagem, cadastre-se! Mas esse assunto é para outro post.

A grande questão é: se você selecionou o objetivo de cliques, por exemplo, não espere uma enxurrada de comentários. Eles podem e até devem acontecer, mas não é o seu objetivo principal estipulado, ok?

Outras Oportunidades de Segmentação do Facebook

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A segmentação de interesses é bem aprofundada no Facebook. Dá pra escolher a renda, nível educacional, profissão, quantidade de filhos, dia do aniversário, crenças políticas, hobbies, status do relacionamento e por aí vai! Se você quiser conferir todas as possibilidades, acesse o gerenciador de anúncios e clique nos três tópicos disponíveis: dados demográficos, interesses e comportamentos.

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Outra dica importante: se você quer atrair novos clientes, não desperdice verba entregando anúncios a quem já curte a sua página.

Conexões

Público personalizado

Os públicos-alvo personalizados consistem em contatos de e-mail que você já possui e podem ser uma ótima alternativa para as limitações do marketing por e-mail. Eles são muito úteis para nutrir leads, enquanto podem ser usados de maneiras mais criativas, como:

  • Enviando seus clientes atuais para usá-los como uma lista negativa para outras campanhas.
  • Segmentação de pessoas que nunca abrem seus e-mails enviando uma lista separada.
  • Segmentar suas conexões do Linkedin criando uma nova lista.

Público “lookalike”

Os públicos-alvo semelhantes ou parecidos são a melhor maneira de segmentar novos usuários qualificados. O Facebook cria um público do mesmo tamanho e com dados demográficos correspondentes. Isso pode ser muito útil quando você está tentando superar a fadiga do anúncio ao atingir um novo público. Mas ainda mantendo seus filtros de segmentação. Essa opção é mais popular em empresas de menor escala, pois elas podem alcançar o público certo com um orçamento mínimo.

Dicas Importantes Para Criar Um Anúncio

Dicas importantes para criar um anúncio

Caso queira saber mais a respeito das principais plataformas de anúncio online, confira nosso artigo: Google Adwords ou Facebook Ads? Conheça as diferenças entre as duas maiores ferramentas de anúncios.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para as suas Segmentações do Facebook! Portanto, quer saber como a Flyon pode auxiliar no crescimento do seu negócio? Entre em contato  clicando aqui.

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