Quais são as principais tendências para o marketing digital em 2024? 

O marketing digital é dinâmico e em constante evolução. É fundamental acompanhar essas mudanças, que vão desde a atualização das redes sociais ao novo comportamento do consumidor, uso de ferramentas, entre outros.

Compreender as tendências é uma forma de explorar oportunidades, já que nos possibilita testar esses novos meios e estratégias. Você concorda que essa é uma excelente forma de atrair novos clientes e de alcançar resultados positivos? Sem contar que essas empresas estarão um passo à frente da sua concorrência.

A seguir, compilamos uma lista com as tendências que tem tudo para impactar a área do marketing digital em 2024.

1- Inteligência Artificial

A inteligência artificial foi destaque em 2023. Como acontece com as grandes novidades,  houve muitos debates sobre sua aplicação, porém uma coisa é fato: o aumento de produtividade está entre as tendências para esse ano.

No entanto, não basta apenas usar a Inteligência Artificial! É preciso encontrar ferramentas para fins específicos,  treiná-las a partir das necessidades do negócio e entender a forma mais eficiente de incluir essas ferramentas na rotina da equipe de marketing.

2- UGC: influência do mundo real

Em 2023 também foi o ano dos influenciadores. Não quer dizer que seus dias em 2024 estão contados, porém nesse ano a tendência é que as marcas busquem também pessoas comuns, no caso seus consumidores, para a geração de conteúdo, o que chamamos de User Generated Content (UGC)

A autenticidade ganha mais espaço e o compartilhamento de experiências ganham relevância. Cá entre nós, existe melhor forma de gerar desejo e conquistar a confiança das pessoas? 

3- Criação de comunidades

Desde grupos no WhatsApp, canais de transmissão no Instagram até servidores no Discord, a criação de comunidades tem se tornado uma maneira para as marcas se aproximarem do seu público. Assim, a formação desses  espaços promove a interação entre pessoas com interesses comuns e a troca de experiências.

Vale ressaltar que uma comunidade não precisa necessariamente ter um local físico ou virtual específico. Isso é evidenciado pelas hashtags no TikTok, que reúnem usuários em torno de temas específicos.

4- Chatbots e voicebots

A ampliação do uso de bots está entre as tendências!

Os assistentes virtuais –  por texto e voz – oferecem respostas em tempo real aos usuários. Dessa forma é possível ter um canal ágil de comunicação onde os clientes obtêm informações, realizam compras e resolvem problemas no timing de suas necessidades.

Ações como essas elevam a satisfação do cliente. As interações conduzidas pelos chatbots e voicebots otimizam a eficiência operacional e fortalecem os vínculos entre as organizações e os consumidores.

5- Live-Shopping

Agora vamos falar das redes sociais como um canal de impulsionamento de vendas. Para exemplificar, podemos citar a influenciadora Virgínia Fonseca que frequentemente realiza lives em seu Instagram com um único objetivo: as vendas! Por meio de lives, ela promove 12 horas ininterruptas de venda de seus produtos, como suas llinhas de maquiagem.

6- Vídeos cada vez mais curtos

As redes sociais, em especial o  TikTok e Reels do Instagram,revolucionaram a maneira de como as pessoas consomem conteúdo.  Em outras palavras, essa tendência também reflete o comportamento do consumidor/usuário.

A criação de vídeos em formato rápido tornou-se uma prática essencial! A atenção das pessoas exige cada vez mais narrativas impactantes desde os primeiros segundos, por isso, elementos visuais, música e mensagens objetivas são fundamentais para o sucesso dessas estratégias.

A aplicação do storytelling em poucos segundos atinge cada vez mais esses usuários e ajuda a mantê-los engajados por mais tempo.