Já se foi o tempo em que esperar o cliente bater à sua porta bastava para fechar negócios. Embora o ramo imobiliário não tenha sofrido grandes mudanças nas últimas décadas, o processo de compra tem mudado drasticamente sob o contexto dos meios digitais. Assim, investir nesse novo contexto é fundamental para imobiliárias que buscam fazer mais negócios daqui pra frente com a ajuda do marketing digital. Confira, então, as nossas dicas para alavancar os resultados da sua imobiliária com marketing digital.
“Mas mesmo no Brasil?” – você pode se perguntar. A resposta é sim, e como… Com um dos maiores engajamentos nas redes sociais, o brasileiro é campeão em tempo online (são em média 9 horas por dia) e o terceiro maior em número de usuários no Facebook. Assim, todo esse tempo conectado é visto como vício para muitos. Mas também significa oportunidade para quem quer se posicionar à frente de potenciais clientes que fornecem diariamente uma dose cavalar de informações sobre seus perfis de compra e pesquisa online.
Quando analisamos o setor imobiliário em específico, fica claro que as oportunidades estão fervendo. Somente no Google são mais de 1500 buscas diárias por imóveis no país. Quando se considera o Facebook, o mercado é ainda maior! Segundo as estimativas da plataforma de anúncios, são quase 5 milhões pessoas com perfil de interesse em imóveis.
Sob esse contexto, fica claro que o potencial para negócios no mundo digital é enorme, basta saber aproveitá-lo. Por isso, separamos para você 7 dicas para alavancar suas vendas, locações e lançamentos no setor imobiliário com o Marketing Digital:
- Investir na Homepage
- Produzir conteúdo
- Segmentar seu público
- Mobile Friendly
- Pratique o Retargeting
- Leads em Tempo Real
- Perceba novas oportunidades
Vamos lá:
1. Invista na sua Homepage:
Ninguém mais tem tempo de lidar com sites lentos e não-responsivos e o Google sabe muito bem disso, limitando o tráfego para homepages mal-projetadas. Tenha um site simples, invista na performance e na usabilidade minimalista que não só você estará garantindo que seu usuário tenha a melhor experiência possível, mas também estará melhorando o rankeamento do seu site nas pesquisas orgânicas do Google, tornando-se referência em imobiliária com o marketing digital.
2. Produza conteúdo:
Gere valor para os visitantes das suas mídias digitais trazendo artigos informativos e notícias relevantes. Compartilhar conhecimento e informação de relevância faz com que seus potenciais clientes te vejam como autoridade no tema. Quer gerar ainda mais engajamento e, de quebra, conseguir informações valiosas de seus visitantes? Invista na produção de vídeos. Eles têm a grande vantagem de nos fornecer listas de usuários com base no tempo de engajamento com esse material. Dessa maneira, podemos facilmente segmentar os usuários com maior interesse para impactá-los com nossos melhores anúncios personalizados.
3. Segmente seu público:
Relevância aqui é a palavra-chave. Você certamente já recebeu uma boa dose de panfletos pela vida. Aí eu te pergunto, quantos desses panfletos traziam algo relacionado ao seu perfil? Além do imenso desperdício de papel, todo o trabalho de marketing também é literalmente desperdiçado com uma infinidade de pessoas que nem sequer consideram sua mensagem. Dentre interesses, dados demográficos e até padrões de consumo, o Facebook já conta com mais de 2000 parâmetros de segmentação de perfis para te ajudar. Você está procurando por clientes querendo alugar, comprar ou vender? Eles certamente não são iguais. Coloque-se em frente ao cliente certo, no tempo certo, e veja suas taxas de conversão explodirem.
4. Mobile-friendly:
Se o seu site ainda não está bem afinado para receber usuários no celular, você está perdendo mais negócios do que imagina. O brasileiro é campeão em tempo de navegação no aparelho (são quase 5 horas diárias). Isso não significa necessariamente preparar todo seu site para receber os visitantes do celular. Mas ter uma ferramenta simplificada de busca de imóveis para mobile já garante uma boa usabilidade e experiência para aqueles possíveis clientes fora de casa. Ter uma página de Facebook ativa e bem estruturada também já é um bom jeito de começar a capturar os internautas mobile.
5. Pratique o Retargeting:
Com esse tipo de estratégia, podemos direcionar anúncios personalizados diretamente para quem entrou no seu site e consultou um determinado imóvel, ou categoria de imóveis, ou localização. A ideia é impactar os leads mais quentes com os anúncios de maior relevância para ele. Investindo, assim, nos perfis de usuário que têm elevado potencial de compra. É exatamente por isso que a taxa de conversão do Retargeting tende a ser maior do que a taxa das campanhas de anúncios em geral. Ainda não conhecia esse tipo de estratégia? É uma forte aliada para marketing digital em imobiliárias, vale a pena saber mais aqui.
6. Leads em tempo real:
Com a ajuda da plataforma Facebook Ads, podemos coletar um formulário de informações de nossos leads diretamente de um anúncio patrocinado – são os famosos Lead Ads. Automaticamente torna-se disponível uma planilha já com todas as informações que podem ser facilmente compartilhadas em tempo real com seus corretores de venda. É essencial que esses leads estejam organizados e atualizados com a ajuda de um CRM, agendando tarefas para nutrir esse lead em seu processo de compra. Tempo de resposta nunca foi tão importante para fechar um negócio. Vivemos no ápice da ansiedade humana, se você não está preparado para atender seu cliente, seu concorrente certamente estará.
7. Perceba novas oportunidades:
Mas então eu publico o anúncio e espero caírem os leads? Não, com a ajuda dos insights de cada um dos anúncios, você consegue extrair informações demográficas a respeito do engajamento dos anúncios. Dessa maneira, conseguimos quantificar parâmetros demográficos e de interesses do seu público. E que são de grande valor para entender para onde o mercado está caminhando, as regiões e tipos de imóveis em alta, e quais serão as grandes oportunidades imobiliárias para o futuro.
Dica Bônus!
Depois de acompanhar todas as dicas acima, você não pode deixar de conferir nosso curso de Marketing Digital para Corretores de Imóveis!
Isso porque o nosso curso poderá lhe acrescentar muito mais! Afinal, lá você encontrará o passo a passo para definir sua persona. Assim como estudar seu público-alvo e aprender a segmentá-lo.
Confira!
Conclusão
Existem milhares de clientes a alguns cliques de distância esperando por você e a melhor maneira de tirar total proveito dessas oportunidades é: comece já!
A internet conta com muito material de qualidade para quem busca escalar sua imobiliária através do Marketing Digital. Orçamento já deixou de ser uma boa desculpa para se tornar autossabotagem. Hoje podem ser feitas campanhas de sucesso mesmo com o menor dos investimentos. Basta aplicar as técnicas certas e, o mais importante, estar pronto para atender e converter seus novos leads em vendas.
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