O que é remarketing e por que fazer na sua loja virtual?

O que é remarketing e por que fazer na sua loja virtual?

Se você chegou até aqui certamente está querendo saber o que é remarketing e já considerou a ideia de utilizá-lo em sua loja virtual. Não é mesmo? Então, saiba que você está no lugar certo para saber mais sobre ele!

Alguma vez você já foi “perseguido” por algum anúncio de produtos ou serviços que já havia procurado anteriormente? Provavelmente sim, não é mesmo? Pois bem, isso não é coincidência, isso é o remarketing entrando em ação.

O remarketing, basicamente, é uma estratégia de marketing digital que permite que os anúncios do Google, Facebook ou Instagram sejam direcionados mais de uma vez para usuários que demonstraram interesse nos seus produtos.

Logo, muitas pessoas são impactadas diariamente pelo remarketing — tanto B2B quanto B2C. No entanto, nem todas as pessoas sabem que podem usá-lo a favor de seus negócios.

Por isso, neste artigo você entenderá o que é remarketing e como colocá-lo em prática em seu negócio. Vamos lá!

O que é remarketing?

Antes de darmos início a explicação, é importante ressaltar que remarketing é praticamente a mesma coisa que retargeting.  

Retargeting vem do inglês “target” e significa “alvo”. Essa tradução é capaz de explicar bem o que a ferramenta faz. A ideia é impactar mais de uma vez o mesmo alvo.

Basicamente, o remarketing é uma estratégia de marketing disponibilizada pela plataformas de anúncios. Como: Google ADS, Facebook Ads. A ferramenta identifica o usuário que realizou uma ação, seja ela a visita no seu site ou o interesse por algum produto ou serviço.

A ferramenta marca esse usuário de forma específica (através de cookies) para que sejam exibidos a ele anúncios relacionados ao produto que ele demonstrou interesse com mais frequência. Aumentando assim, a possibilidade de que seja realizada uma conversão.

É como se colocássemos uma etiqueta no navegador da pessoa para gravar que esse usuário passou por páginas ou produtos específicos do seu site.

Dessa maneira, o remarketing fica responsável por fazer marketing mais de uma vez para a mesma pessoa.

Na prática, a estratégia é aplicada por meio de campanhas responsáveis por reativar os visitantes do seu site. Assim, incentivando-os a realizar alguma ação. Pode ser um anúncio relembrando os usuários sobre itens/serviços que foram colocados — e esquecidos — no carrinho de compra ou para avisar sobre alguma promoção que possa interessar essa pessoa em especial.

Veja a ilustração abaixo:

o que é remarketing - ilustração

Como fazer uma campanha de remarketing?

Para colocar a estratégia de remarketing em prática, é necessário primeiramente garantir que as ferramentas de anúncio estejam configuradas corretamente para realizá-lo e os códigos necessários estejam instalados em seu website.

O próximo passo é definir como deseja segmentar esses usuários de acordo com os diferentes estágios do processo de compra: conscientização, consideração e compra. 

Para isso, as ferramenta utiliza um sistema de criação de públicos. No qual pode-se definir diferentes regras baseadas em diversos atributos para então agrupar pessoas em grupos que façam sentido.

Por exemplo, você pode criar listas de usuários baseando-se em quem pesquisou por um produto, quem visualizou o preço. Até quem colocou o produto no carrinho e não finalizou a compra, ou em quem efetivamente concluiu a compra.

Com as listas formadas, basta as campanhas e comunicação corretamente e segmentar o publico desejado.  

Qual a importância do remarketing?

Agora que você já sabe o que é remarketing e como ele funciona vamos entender porque ele é importante para o seu negócio.

Pense que o remarketing é extremamente importante quando o objetivo é obtenção de melhores resultados, aumento de alcance e mais conversões para a sua loja virtual. Logo, ele torna-se muito importante para qualquer negócio.

No entanto, é compreensível que muitos não tenham informações claras e objetivas sobre o assunto. Não os culpamos por isso. Aliás, agradecemos por ter vindo em busca de informações sobre o que é remarketing e como ele pode ajudar o seu negócio.

Vamos aos números para esclarecer melhor!

90% das pessoas que acessam um produto pela primeira vez não executam a ação desejada. Ou seja, não realizam a compra.

Contudo, quando o remarketing é utilizado e a pessoa visualiza o produto mais vezes e por mais tempo através dos anúncios, as chances da compra serem feitas triplicam!

Deu para avaliar o quanto essa técnica é importante para você que trabalha com a venda de produtos online, não é mesmo?

Lembre-se: não utilizar o remarketing como estratégia digital para os negócios pode significar perder oportunidades e clientes em potencial de consumo.

Agora que você entendeu o que é remarketing e como ele é importante para negócios online acreditamos que você está pronto para receber informações sobre quais são as vantagens de utilizar a ferramenta. Vamos lá?

Quais as vantagens de utilizar o remarketing?

São inúmeras as vantagens que o remarketing pode trazer aos seus negócios. No entanto, abaixo listamos as mais especiais.  Confira:

Captação de clientes

A captação de clientes é uma das principais funções que o remarketing oferece. Essa captação é feita através da exibição de anúncios destinados às pessoas que já tiveram algum contato com o seu negócio ou com produtos relacionados.

A ferramenta mapeia essas pessoas através de cookies, realizando assim, o remarketing. Consequentemente, a chance de conquistar novos clientes aumenta.

Aumento de conversões

O maior objetivo do remarketing é fazer com que o número de conversões do negócio aumente. Mas quando falamos em taxa de conversão não estamos falando especificamente em vendas.

A conversão, na verdade, está ligada à ação que você pré-estabeleceu durante o planejamento da campanha de remarketing, lembra?

Essa ação pode ser:

    • O preenchimento de um formulário;
    • Acesso a um site ou blog;
    • Assinar a newsletter;
  • Responder a uma pesquisa.

Essa ação é capaz de aumentar a sua taxa de conversão, possibilitando que o usuário que a executou torne-se um potencial cliente.

Melhor relacionamento com o público

Através da técnica de remarketing é possível fazer um mapeamento mais completo sobre o comportamento do seu público-alvo, recebendo todas as informações das ações que foram realizadas por ele. Informações como: tempo de permanência em seu site, páginas navegadas, por onde ele encontrou seu conteúdo, entre outras informações.

Tendo acesso a essas informações é possível melhorar o seu relacionamento com o público-alvo e clientes, isso porque você saberá como melhor atendê-lo de acordo com as suas próprias preferências e necessidades.

Fortelecimento da marca

Pense que muitas pessoas terão a possibilidade de visualizar o seu anúncio depois de demonstrarem interesse anteriormente. Os usuários do Google crescem a cada dia, dessa forma, é quase impossível definir quantas pessoas verão o seu anúncio em um único dia.

Mostrando a sua marca diversas vezes e diariamente para um número de pessoas enorme, você trará maior fixação e fortalecimento de sua marca perante o público, isso porque a visualização em massa gera empatia e familiaridade, possibilitando maior engajamento, mais conversões e melhor relacionamento com os seus possíveis clientes.

Deu para perceber que as vantagens trazidas pela técnica de remarketing podem ser realmente valiosas para a sua loja virtual, não é mesmo?  Entender o que é remarketing não é uma tarefa difícil, isso porque cada vez mais a técnica é conhecida e adotada no meio digital com o intuito de melhorar resultados, sejam de vendas, de relacionamentos ou de conversões.

Agora que você entendeu o que é remarketing que tal implementar essa técnica na sua loja virtual? Com certeza valerá muito a pena!

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