A presença das marcas no online se tornou  indispensável! Mais do que um canal de entretenimento pessoal, as redes sociais tornaram-se uma forte ferramenta de comunicação e marketing para as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Não importa o tamanho, é onde todos precisam estar.

Um dado impactante: mais de 100 milhões de brasileiros estão diariamente conectados às redes sociais, e o Brasil ocupa a segunda colocação entre os países que passam mais tempo online, perdendo apenas para a África do Sul!

Recentemente, a RD Station realizou uma pesquisa e destacou que 85% dos profissionais de marketing entrevistados preferem usar as redes sociais para construir a presença da marca, interagir com o público e impulsionar os resultados dos negócios dos seus clientes.

Sendo assim, se o produto ou serviço deve sempre ir de encontro ao público, não restam mais dúvidas: as redes sociais são um investimento e não um custo! 

Fica a pergunta: será que você está realmente ciente da relevância das redes sociais para o seu negócio?  É isso o que você vai descobrir agora em nosso artigo!

Visibilidade: a base da relevância online

O primeiro degrau dessa jornada é a visibilidade. Como dissemos acima, a sua empresa precisa estar no mesmo ambiente que seu público, para que a sua informação chegue à ele. Uma pesquisa realizada pela Data.AI indica que os brasileiros passam, em média, 9 horas diárias nas redes sociais. Ignorar essa informação seria desperdiçar um crescimento da sua  marca nas mídias. “Quem não é visto não é lembrado” — sua empresa está se tornando uma figura familiar na mente dos consumidores?

Você pode pensar, mas se todos os meus concorrentes também estão lá, como vou  me destacar e ganhar visibilidade? Assim como ocorre no marketing de uma forma geral, o conhecimento, as estratégias e as ferramentas digitais são inúmeras e surpreenda-se: com tudo isso, você consegue impactar  pessoas que conhecem e aquelas que não conhecem a sua marca.

Podemos falar que a diferenciação da concorrência é um ponto forte nesse ambiente. Assim, nesse ring pela busca de atenção, se a sua marca se destaca, ela automaticamente,  ganha atenção e tem tudo para se tornar a escolha do seu potencial cliente.

Quem nunca conheceu uma marca pelas redes sociais? Quem nunca se interessou por um produto acessando o Instagram?

Engajamento: criando conexões digitais

Após estabelecer essa presença nas redes, o próximo passo é engajar o público. A retenção muitas vezes  está atrelada à experiência. Entregar conteúdos relevantes e envolventes constroem uma base para o senso de comunidade e para a fidelização.

Quando a sua marca ganha uma curtida é a confirmação que para aquela pessoa, o conteúdo é atrativo.  Quando o usuário comenta, é melhor ainda, pois ele está se comunicando com a sua marca. Essa não seria uma excelente oportunidade para criar ou estreitar vínculo? Claro que sim! As respostas nos comentários ou no direct podem ser a primeira troca de palavras entre a marca e o público. Nesse momento, falamos de conversa, de diálogo e até mesmo de um possível atendimento inicial. Mais que isso, falamos de humanização!

A frequente exposição cria familiaridade, identificação e conexão e sabemos que mais do que vender, a sua empresa  deseja resolver necessidades e sanar dores, correto? 

Agora imagina estar em um cenário que te proporcione o que “não tem preço”: a opinião do consumidor ou do potencial cliente sobre a sua marca. Por meio do engajamento é possível compreender a satisfação do cliente, suas reclamações, elogios, como foi a sua experiência… é o que chamamos de social listening.

Geração de Leads e Conversão: Da Atenção à Ação

Uma vez que conteúdos relevantes capturam a atenção do público, eles transformam essa atenção em ação. A conversão é a próxima etapa! 

Conteúdo educativo, depoimentos e anúncios segmentados são estratégias para trazer autoridade, estabelecer confiança e guiar os leads rumo à conversão.Nesse momento, acontece a  verdadeira magia: a atenção se converte em ação. Chamamos de leads, as pessoas que entraram em contato com o seu negócio, tendo a intenção de comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Chegou o momento de transformar seguidores em clientes! 

Lembra quando falamos que o engajamento traz feedbacks de pessoas que já experimentaram a sua marca? Então, esses comentários  influenciam positivamente a decisão de compra, são essenciais para a conversão. É o boca-a-boca da era digital.

Acompanhamento e análise de desempenho: transformando dados em estratégias

E por fim, na última fase, o acompanhamento e a análise de desempenho entram em cena. Ferramentas analíticas fornecem insights valiosos que orientam a otimização contínua, garantindo que cada investimento nas redes sociais seja estrategicamente calculado.

Investir significa reconhecer não apenas a importância dessas plataformas, mas compreender como cada passo, cada conteúdo e análise contribuem para a construção de uma presença online profunda, convertendo interações em oportunidades de crescimento.

Não deixe sua empresa perder a oportunidade de se destacar e prosperar nas redes sociais. Transforme desafios em conquistas com a FlyOn!