No artigo anterior, mostramos como funciona o algoritmo do Instagram. Agora, chegou a vez do TikTok! Aliás, você já se perguntou por que alguns vídeos viralizam enquanto outros parecem ficar à sombra? 

A chave para esse mistério está no famoso e misterioso algoritmo. Para empreendedores, especialmente aqueles que buscam aumentar suas vendas online, compreender o funcionamento do algoritmo do TikTok faz toda a diferença. Atenção: não se trata apenas de postar um conteúdo. Trata-se de criá-lo de forma que  ressoe, engaje e traga a tão idealizada conversão.

O segredo é um só: alavancar o algoritmo para que trabalhe ao seu favor, promovendo sua marca a um público amplo e relevante. Mas como fazer isso, se as informações que envolvem o algoritmo são privadas, trancadas a 7 chaves? O que temos são orientações, vivências, dicas do próprio TikTok e dos especialistas da área.

Como funciona o algoritmo do TikTok?

O TikTok propõe uma distribuição de conteúdo diferente das demais plataformas. Você não precisa, necessariamente, seguir um perfil para receber o conteúdo. Ao contrário de outras plataformas onde a contagem de seguidores influencia na visibilidade, o TikTok nivela o jogo, facilitando o ganho de seguidores e o aumento da visibilidade. 

O algoritmo da plataforma prioriza a qualidade do conteúdo e a interação do usuário como: visualizações completas, curtidas, comentários e compartilhamentos. Mas o que isso significa? Significa que mesmo aqueles com uma contagem menor de seguidores podem alcançar status viral. 

Essa acessibilidade, junto ao formato imersivo de vídeos curtos, atraiu muitos usuários. Para muitos, a possibilidade de ir de zero a milhões de visualizações em um curto espaço de tempo é uma característica única que apenas o TikTok oferece. 

Você já imaginou o quanto isso pode ser positivo na divulgação ou no lançamento do seu produto ou serviço?

Por que o algoritmo do TikTok é importante para suas vendas?

O fato do TikTok ser um fenômeno e estar entre as principais redes sociais já é um convincente motivo para que você, empreendedor, analise o seu público e a possibilidade de ter a sua marca na plataforma.

Assim, ao entender como o algoritmo funciona, a criação de conteúdo se torna uma porta de entrada para uma grande visibilidade, atraindo potenciais clientes e, consequentemente, impulsionando a sua chance de vendas.

Mas quais são as características da plataforma?

Engajamento personalizado: o TikTok foca intensamente na personalização, adaptando-se aos gostos e comportamentos do usuário. Isso significa que, quando seu conteúdo é alinhado com o que o algoritmo considera relevante para um determinado público, suas chances de ser descoberto e engajado aumentam exponencialmente. 

Viralidade: seu algoritmo traz a cada postagem a chance de ser vista por uma audiência global, independentemente do tamanho do seguidor do criador. Isso abre oportunidades para marcas e negócios menores alcançarem visibilidade e engajamento comparáveis aos de grandes nomes, desde que o conteúdo esteja de acordo com o público. Imagina se o conteúdo sobre a funcionalidade de um dos seus produtos viraliza? As suas vendas seriam potencializadas e seu retorno também.

Descoberta de tendências: a capacidade do algoritmo de rapidamente elevar conteúdos a um status viral facilita a identificação e a participação em tendências. Ao se engajar com tendências relevantes, as marcas podem aumentar sua visibilidade, apresentando a venda de seus produtos ou serviços a um público mais amplo de forma orgânica e divertida.

Construção de comunidade: a interação incentivada pelo algoritmo promove uma sensação de comunidade entre usuários e criadores. Para marcas, isso significa uma oportunidade de construir relações significativas com o potencial cliente, aumentando a lealdade e, por consequência, as vendas a longo prazo.

Como vender no TikTok e anunciar produtos?

1- Mantenha uma presença forte na rede social

As principais empresas do mercado  buscam aproveitar o poder do TikTok para impulsionar as vendas de produtos. 

Quando você for lançar um produto, é importante que você esteja presente na plataforma nos dias que antecedem esse lançamento. Assim, aproveite para lançar pequenos “spoilers” e engajar o público da rede social.

2- Faça parcerias com influenciadores digitais

Para marcas que querem crescer no TikTok, que tal fazer parcerias com influenciadores? Esses criadores de conteúdo já têm um público fidelizado e podem conseguir, organicamente, novos seguidores — e compradores — para o seu negócio.

Agora imagina usar essa estratégia junto ao seu alto potencial de viralização? Seu produto ou serviço pode alcançar milhões de seguidores.

3- Crie promoções

Se você está começando do zero no TikTok, vai precisar de uma maneira de engajar as pessoas que vão conseguir o seu conteúdo na plataforma. Então, que tal criar promoções ou cupons de desconto para as pessoas que te seguirem por lá?

Lembre-se: isso precisa ser rentável para você!

4- Anuncie no TikTok Ads

TikTok Ads é o serviço de anúncios pagos desenvolvido pela plataforma. Com essa ferramenta, você pode criar campanhas para impactar o público que acessa a rede social de forma específica e segmentada.