O marketing de conteúdo representa uma das estratégias para aumentar a visibilidade online da sua empresa e para garantir resultados positivos, é importante estabelecer um planejamento sólido. Então, por onde começar? 

A definição de personas, objetivos, arquétipos, métricas e conteúdo figura entre os passos iniciais. Com essas informações em mãos, você está apto a criar um documento que dará início à implementação da sua estratégia de conteúdo: o calendário editorial

Ele será um guia, que dará uma visão clara e organizada das atividades planejadas, garantindo a execução eficiente da sua estratégia.

O que é o calendário editorial?

O calendário editorial é um documento  que planeja as atividades de marketing de conteúdo por um determinado período. Ele tem como base a estrutura de um calendário e abrange a lista da sua estratégia de publicação de conteúdo em diferentes canais de comunicação digital, como blogs e redes sociais, entre outros. Dessa forma, ele é uma espécie de cronograma para acompanhar o que produzir, quando e como.

Por que você deve adotar um calendário editorial?

Não basta publicar por publicar! Como dissemos, é preciso ter um planejamento em mãos e estratégias bem definidas.  E são nesses pontos que o calendário editorial oferece inúmeras vantagens.  Ele permite uma visão panorâmica, um overview das atividades planejadas, o que evita a redundância de temas e maximiza a diversidade do conteúdo. Você acompanha a quantidade de material produzido para cada persona e etapa do funil, verificando a necessidade de equilibrar essa proporção.  Um dos objetivos não é manter a audiência interessada? Essa diversificação é essencial!

Outra vantagem é a consistência na produção e distribuição de conteúdo, além de quais formatos de conteúdo adotar.  Aliás, sempre é importante dizer que a consistência é um fator chave para a construção de uma audiência engajada e leal.

Assim, por meio dessa poderosa ferramenta  é possível alinhar o conteúdo com eventos sazonais, lançamentos de produtos e datas comemorativas. Isso cria uma conexão mais forte com o público, aumentando a relevância e impacto de suas campanhas.

Compreensão da estratégia de marketing

Mais do que uma ferramenta de organização, o calendário editorial é um elemento estratégico. Ele permite que a equipe de marketing alinhe suas atividades com os objetivos da empresa, tornando-se uma bússola que direciona as ações diárias em direção aos resultados desejados. 

Além disso, ele também tem um importante papel: o de melhorar a comunicação e o conhecimento da equipe sobre as datas e prazos, além de possibilitar que todos acompanhem o andamento dos processos.

O que incluir no calendário editorial?

A maioria dos calendários editoriais terá as seguintes informações:

Objetivo: identifique as metas que deseja alcançar com esse conteúdo.

Público-alvo: compreenda as necessidades, desafios e interesses de sua audiência. 

Plataformas: blogs, redes sociais, e-mails

Temas e palavras-chave: liste os temas relevantes para seu público-alvo. Além disso, escolha palavras-chave estratégicas para otimizar a visibilidade nos motores de busca.

Cronograma: defina as datas de publicação para cada peça de conteúdo. 

Dessa forma, como você pôde perceber, o calendário editorial é essencial para o marketing de conteúdo. Ao colocá-lo em prática, lembre-se de três palavrinhas: pesquisa, planejamento e organização. 

O sucesso não é apenas sobre criar conteúdo, mas também sobre distribuí-lo estrategicamente ao longo do tempo.