Publicamos um artigo que explica como o Google delimita a posição dos anúncios (Ad Rank) na rede de pesquisas. Nas Campanhas do Google, além do lance – o valor que você pode investir por cada clique – também entra na disputa a qualidade do anúncio: formato, estrutura, linguagem, entre outros fatores. Se você ainda não está familiarizado com assunto, vale a pena dar uma lida: Como funciona o leilão do Google Adwords?

Considerando que sempre haverá muitos concorrentes tentando vender o mesmo que você e empresas com budgets muito maiores do que o seu, a única saída para garantir o sucesso da campanha é com uma configuração de anúncios impecável. Já que o “quem dá mais leva” não funciona no leilão do Google – ainda bem! -, montar uma campanha bem estruturada é o que garante uma boa vantagem competitiva.

Índice:

  1. Configuração de Campanhas Google Ads
  2. Outras Configurações das Campanhas do Google
  3. Realidade: A Campanha Nunca Está Pronta

Configuração de Campanhas Google Ads

Para ter as Campanhas do Google bem estruturadas, é preciso conhecer várias opções de configuração e montá-las de forma estratégica, com foco nos resultados. No início do processo, já nos deparamos com os seguintes itens:

  • Tipos de campanha: rede de pesquisa, rede de display, shopping, vídeos, apps.
  • Metas ou objetivos de marketing: vendas, leads, tráfego no site, consideração de produto e marca, alcance e reconhecimento de marca.
  • Estratégia de lances;
  • Orçamento diário;
  • Configuração de idiomas;
  • Segmentação geográfica.

Mas as opções de configuração não param por aí!

Grupos de Anúncios

Como já falei, o índice de qualidade está fortemente ligado à estrutura da campanha. Os usuários do Google desejam ser impactados por anúncios relevantes. Isto é, eles precisam receber anúncios que estejam diretamente relacionados ao que eles procuram. Se alguém digita “camiseta do Brasil feminina” na página de busca, qualquer outro anúncio que não se refira exatamente a isso será ignorado. Sem cliques, o CTR da campanha diminui, a posição do ranking cai, o clique fica mais caro.

Saiba mais sobre os termos usados no Marketing Digital através do nosso Glossário em Marketing Digital!

Um dos caminhos cruciais para se alcançar esse objetivo é por meio do agrupamento de palavras-chave. Pode parecer trabalhoso ou desnecessário, principalmente quando as diferenças dos produtos ou serviços não estão muito claras. Mas o resultado final vale a pena.

Por exemplo, se você trabalha com varejo e decide colocar todos os sapatos em um grupo de anúncios, você deve considerar dividi-lo em tipos específicos. Assim: sandálias, sapatilhas, tamancos, etc. Ao clicar no anúncio, o usuário deve ser direcionado exatamente para página do site que contém aquele produto. Isso também aumenta a relevância e, consequentemente, o índice de qualidade.

Campanhas do Google

Textos e Extensões

Vinculado também à relevância está a capacidade de escrever um anúncio de texto que esteja claramente relacionada às palavras-chave nos grupos de anúncios. Isso pode parecer óbvio, mas é algo que muitos não levam em consideração. O anúncio de texto mais diretamente relacionado às suas palavras-chave aumentará a relevância e as taxas de resposta do consumidor. 

Confira aqui 6 boas práticas para criar um bom anúncio no Google.

Além disso, várias extensões de anúncio podem ser afetadas pela estrutura das Campanhas do Google. O Google Adwords decide quando elas são exibidas com base em dois fatores:

  • Quando se espera que a extensão melhore o desempenho do anúncio;
  • A posição do seu anúncio e a classificação do anúncio são altas o suficiente para as extensões serem exibidas.

Por isso devemos ter em mente também que a maneira como seu site está estruturado pode influenciar a forma como sua conta no Adwords será organizada.

Palavras-chave Negativas

Quando criamos um anúncio, devemos inserir as palavras-chave escolhidas para acionar nossa participação no leilão do Adwords. Essa seleção é que relacionará o momento de mostrar os anúncios.

Já com as palavras-chave negativas acontece exatamente o inverso. Ou seja, listamos os termos que não devem acionar o anúncio cadastrado quando o usuário digitá-los na busca. Quando negativamos uma expressão, estamos dizendo ao Adwords que ela não tem nada a ver com o que está sendo divulgado e que, portanto, o anúncio não deve ser mostrado.

Uma melhor segmentação pode apresentar o anúncio a utilizadores interessados e aumentar o seu retorno do investimento (ROI).

Campanhas do Google

Outras Configurações das Campanhas do Google

Confira alguns recursos opcionais adicionais que também contribuem com a otimização da campanha:

  • Programação: definição das datas de início e término de uma campanha.
  • Programação de anúncios: escolha de determinados dias ou horários da semana para a exibição de seus anúncios.
  • Exibição de anúncios: por padrão, o Google Adwords exibe seus anúncios quando eles têm maior probabilidade de receber cliques ou gerar conversões. Porém, você pode optar por exibir anúncios de maneira mais homogênea durante o dia.

Realidade: A Campanha Nunca Está Pronta.

Saber configurar uma campanha não é suficiente. Mais difícil e não menos importante é conseguir acompanhar os resultados, fazer ajustes, mudar lances e palavras-chave, tudo para ganhar o clique e combater a concorrência.

Mesmo os maiores experts em AdWords começam com um retorno menor e só ao longo do tempo, fazendo os ajustes corretos, é que conseguem chegar a um ROI (retorno sobre o investimento) muito bom.

A estrutura da campanha é algo que deve ser revisitado várias vezes. As pessoas que gerenciam uma campanha mudam, o comportamento do consumidor muda, os websites mudam e o Google AdWords evolui suas políticas. Todos esses fatores e muitos outros exigem que a estrutura seja revisitada.

Você terá, naturalmente, o desejo de não perder tempo pensando na estrutura da campanha, porque ela pode ser entediante e você assumirá que fez um bom trabalho desde o início. Revisitar a estrutura garantirá que as práticas recomendadas sejam seguidas e, mesmo que você não faça alterações, reafirme as decisões que você tomou anteriormente. A estrutura da campanha é a arma secreta que ajudará você a vencer sua concorrência, sem precisar aumentar os lances ou o orçamento total.

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