Marketing de Conteúdo, como você já deve ter visto, é uma boa base para todas as outras estratégias. Por isso, muitas vezes, podemos usá-lo em conjunto a outras estratégias de impacto. O fato é que combinando mais de uma estratégia de marketing digital, você só tem a ganhar. Então, com Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais não poderia ser diferente.
Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais podem parecer coisas muito parecidas e até a mesma coisa, mas não se engane! São coisas bem diferentes e precisam de uma atenção própria.
Entretanto, o que pode confundir é que, para as mídias sociais, também é necessário um conhecimento em produção de conteúdo.
Mas continue lendo para compreender mais sobre o assunto!
Índice:
Mídias Sociais
As mídias sociais fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Últimos estudos comprovaram que o brasileiro passa cerca de um terço do seu dia usando a internet e olhando suas redes sociais.
Por esse fato, para que uma empresa marque presença online, ela precisa estar atenta às redes sociais.
Para além de montar anúncios voltados para Facebook, Google e Instagram, é preciso interagir com as pessoas que seguem sua página. Fazendo, assim, com que mais gente passe a te seguir e gerando cada vez mais engajamento.
Quanto mais engajamento, mais gente vai te ver, passar a te acompanhar e te dar autoridade online.
Faça o teste de interagir nos seus posts e espere os comentários! Veja se não é super legal ouvir alguém falar da sua marca: “olha, aquela marca responde nossos comentários e se preocupa com o que a gente tem para falar!”. Esse é um marketing muito positivo!
Inclusive, você sabia que o Brasil tem o terceiro maior público do mundo no Linkedin? Já parou para pensar em quantas pessoas você pode impactar com isso?
É, justamente, nessa interação de impacto que você pode transformar um lead em um cliente. Afinal, todos queremos ser bem atendidos em qualquer tipo de serviço. E uma empresa que se preocupa com o bem estar dos seus clientes, ainda que online, pode ser um diferencial (e tanto!) na hora da escolha.
Além de Facebook…
Você pode investir em outras redes sociais, para além do Facebook, sabia?
Quora
O Quora, por exemplo, é uma ótima rede social para promover sua marca. Afinal, você poderá responder às perguntas das pessoas e redirecioná-las para o seu blog ou site.
Uma dica muito legal para o Quora é que você pode se planejar para redirecionar as suas respostas para o seu blog e gerar muito mais tráfego!
Ou seja, aqui você pode combinar três estratégias de forma muito simples, mas que podem te render grandes resultados:
- Com Marketing de Conteúdo, você produz um conteúdo de extrema relevância para a sua audiência. Você pode postar no seu blog, no seu canal do Youtube ou até em formato de podcast.
- Depois, com SEO, você otimiza seu blog e seus conteúdos pensando sempre na experiência do usuário.
- Por fim, com a estratégia de Mídias Sociais, você pode sintetizar o seu conteúdo, responder uma pergunta relacionada a ele e colocar seu link ali com um CTA (Call To Action) chamando para conhecer mais sobre o assunto clicando no link!
Como mensurar?
Mas como em toda estratégia, precisamos saber se estamos tendo resultados. Para isso, precisamos mensurar os resultados. Mas como?
Bom, você pode estudar os melhores KPIs para o seu objetivo. A partir disso, usar as ferramentas do Google – como SearchConsole e Analytics – para acompanhar seu progresso.
Não se esqueça de colocar as UTMs no seu link para que, ao acompanhar os resultados, você consiga medir com precisão.
Como falamos, o Brasil tem o terceiro maior público do mundo no Linkedin. Ali, além de poder impactar possíveis clientes, você pode impactar pessoas que queiram trabalhar com você e até outras empresas para novos negócios.
Um resultado muito interessante da sua ascensão à autoridade é perceber quando as pessoas passam a procurar a sua empresa para trabalhar. Isso porque as pessoas querem trabalhar com os melhores. Já pensou que você, além de fazer o seu trabalho, ainda pode impactar essas pessoas dessa maneira?
Para além disso, você pode impactar outras empresas que também passam a reconhecer sua autoridade e querem fechar negócio com a melhor!
Ademais, o Linkedin é dono da maior rede de compartilhamento de slides – o SlideShare. Pode parecer insignificante, mas não é. Isso porque, você pode também combinar suas estratégias e gerar bastante engajamento e tráfego. Tudo isso será de extrema importância para o seu crescimento como autoridade.
Veja:
- Com Marketing de Conteúdo, você pode sintetizar seus conteúdos de outras mídias, fazer infográficos e slides. Tudo isso pensando na experiência do seu usuário quando ele for ler esse conteúdo.
- Com Social Media, você pode compartilhar esses conteúdos no SlideShare, além do Linkedin e mostrar para a sua audiência que você está preocupado com o aprendizado dela.
Como mensurar?
Da mesma forma que com o Quora, sempre que você for usar um link no SlideShare ou no Linkedin, não se esqueça de colocar suas UTMs para que fique mais fácil enxergar os resultados na hora de analisar.
Você pode medir seus resultados a partir de quanto engajamento você está gerando, ou até mesmo com as ferramentas do Google para ver se você tem gerado tráfego.
O que importa é que você estabeleça parâmetros reais, possíveis e alcançáveis. Assim, você poderá acompanhar as mudanças no seu trabalho com muito mais facilidade!
Marketing de Conteúdo para Mídias Sociais
Como sempre, voltamos a falar de planejamento. Antes de tudo, você precisa se planejar!
Comece a pensar no seu objetivo com as mídias sociais e o que você quer investindo nessa estratégia. O seu objetivo te guiará por todo o seu caminho.
Como sempre, voltamos a falar de planejamento. Antes de tudo, você precisa se planejar!
Comece a pensar no seu objetivo com as mídias sociais e o que você quer investindo nessa estratégia. O seu objetivo te guiará por todo o seu caminho.
Vamos, lá! Siga a nossa checklist para te ajudar nessa jornada!
- Estabeleça seus objetivos;
- Pense, crie e estude a sua persona;
- Crie suas páginas e perfis nas redes sociais – que sejam voltadas para o seu negócio;
- Veja Como criar conteúdo de qualidade para a sua audiência;
- Convide seus amigos para conhecerem suas mídias;
- Crie pautas semanais, mensais e sazonais para as suas mídias;
- Esteja atento às datas comemorativas – são ótimas pautas para engajamento;
- Faça seus posts e compartilhe;
- Meça seus resultados!
A Universidade Rock Content tem um curso muito bom para produção de conteúdo. Vale a pena fazer!
Além disso, você deve pensar que, para cada post, você terá um objetivo.
Tais como:
- Gerar engajamento;
- Gerar tráfego;
- Educar a audiência;
- Gerar conversão;
- Manutenção da audiência.
Mas nunca se esqueça que a autoridade online e a construção de uma marca não se fazem em um dia. Tudo isso dá trabalho e é preciso esforço. Porém, também é preciso paciência para alcançar os resultados.
Portanto, lembre-se do ditado: “Paris não se fez em um dia. Mas precisou de um dia para começar!”.
Dica Bônus!
Confira agora uma dica bônus para marketing de conteúdo e mídias sociais:
TikTok
O Tik Tok é uma rede social de origem chinesa usada para compartilhar conteúdo em vídeos curtos.
O rápido crescimento mundial, principalmente entre o público jovem, faz com que o Tik Tok seja uma das principais apostas de 2020.
A rede social já conta com 500 milhões de usuários no mundo. Uma ótima oportunidade para impactar esse público jovem!
E aí, pronto para começar? Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. E se você gostou do conteúdo, não perca os outros!