Marketing Digital: 4 estratégias para atrair mais pacientes

Marketing Digital: 4 estratégias para atrair mais pacientes

Aplicável a qualquer negócio, o Marketing Digital é um recurso muito poderoso também para clínicas e consultórios que desejam atrair e fidelizar mais pacientes!

Quer saber como? Veja agora 4 estratégias!

Clínicas e consultórios por muito tempo investiram no Marketing de Indicação, o famoso boca a boca, a fim de fazer com que seus serviços alcançassem novas pessoas e uma boa imagem da empresa fosse construída no mercado.

Pois bem, indicação ainda funciona e é um recurso a ser usado, porém a forma de fazer isso mudou em decorrência dos avanços da internet e como os pacientes buscam por procedimentos atualmente.

Antigamente uma pessoa com necessidade de ir ao dentista, por exemplo, perguntava a algum parente ou amigo sobre com a intenção de obter informações para que fosse até o profissional e fechasse o tratamento.

Já hoje é bem diferente. As pessoas vão ao Google e às redes sociais quando querem conquistar determinada referência sobre serviços e produtos. E é por isso que o Marketing Digital tornou-se tão importante às empresas!

Quer saber quais são as melhores estratégias para atrair mais pacientes? Continue lendo este conteúdo e descubra!

1 – Blog

Os blogs servem para você publicar conteúdos educativos com foco na resolução dos problemas de potenciais pacientes. Lembra que eles acessam a internet para encontrar informações úteis? Então.

No blog do seu consultório os conteúdos precisam mesclar entre os mais abrangentes e os mais específicos, logo, é muito importante conhecer seu público e qual a intenção de busca dele.

Para exemplificar, pense que um usuário pode acessar um blog de odontologia para tirar dúvidas sobre um procedimento estético como lente de contato dental, já outro pode ser mais específico e buscar informações sobre qual é o clareamento dental preço, como funciona, onde encontrar e por aí vai.

Por isso, nas publicações do blog vise sempre a resolução de prováveis problemas dos usuários. Isso gera autoridade ao seu consultório, consolida a imagem da marca e ainda traz novos pacientes.

2 – Use as redes sociais

É fundamental saber em qual rede social seu público está presente e o que ele espera encontrar nela, assim é possível publicar conteúdos educativos (mais curtos que no blog), estimular o engajamento e também vender o serviço.

Diferente do blog, os conteúdos nas redes sociais são mais visuais, então o ideal é que eles sejam mais dinâmicos, simples e objetivos de modo que facilite o “consumo” por parte dos seguidores.

Vale dizer que: as redes sociais são ótimos canais para estimular a indicação, então uma boa prática é publicar relatos autorizados de pacientes, antes e depois, dentre outros.

Por exemplo: uma paciente realizou um procedimento com lente de contato de dente e está super satisfeita, um vídeo corta dela contando como foi e indicando o serviço estimula novas pessoas a fecharem o tratamento.

3 – SEO

O SEO é um conjunto de técnicas aplicadas em sites, blogs e outras páginas da web para que eles se tornem relevantes e tenham bom posicionamento nos mecanismos de busca, sendo o Google o mais famoso e importante.
Para consultórios e clínicas, o SEO será usado com a intuito de promover o negócio criando autoridade para a marca e também divulgando seus serviços.
SEO é uma estratégia de longo prazo e suas principais vantagens são:
● Autoridade;
● Visibilidade;
● Geração de leads;
● Mais vendas;
● Dentre outras.

4 – Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios em formato de textos simples, sendo o Google AdWords o mais famoso e usado. O ADs é a plataforma de publicidade do Google e por meio dela os anúncios são mostrados como links patrocinados no momento em que alguém usa o buscador.

Os anúncios são exibidos antes dos resultados orgânicos conforme o termo usado pelo usuário e palavra-chave aplicada no ADs.

Por exemplo, um consultório odontológico especializado em ortodontia faz um anúncio para aparelho dental transparente. Então, quando um usuário fizer uma busca com o termo ou mesmo relacionado, o resultado será esse.

Os maiores benefícios dos links patrocinados são:

  • Baixo investimento;
  • Geração rápida de leads;
  • Visibilidade;
  • Aumento das vendas.

Conclusão

Neste conteúdo você descobriu 4 estratégias poderosas do Marketing Digital para atrair mais pacientes ao seu consultório e clínica, além disso, conferiu alguns exemplos de como colocá-las em prática.

O Marketing Digital é muito movido pela produção de conteúdo útil ao público, por isso blogs, redes sociais e até mesmo SEO são estratégias pilares dentro da metodologia.

Porém, a fim de obter resultados mais rápidos e por um baixo investimento, os Links Patrocinados são um excelente recurso!

Fato é que não existe uma fórmula infalível, embora existam algumas formas comprovadas de estruturar uma campanha de Marketing Digital. Neste caso, realize testes e descubra quais estímulos surtem mais efeito em seus pacientes e potenciais.

Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto