Você já sabe que ter presença digital é essencial para o crescimento da visibilidade da sua marca. No entanto, apenas estar presente online não é suficiente para garantir o sucesso. Afinal, de que adianta ser reconhecido se, no momento da compra, o consumidor opta pelo concorrente? É aí que entra o marketing digital, com o propósito de aumentar a visibilidade e garantir o engajamento do público em todas as etapas do funil de vendas.

Neste artigo vamos revelar um pouco sobre as nossas estratégias! Confira os 9 passos para alcançar e fidelizar o público certo para o seu negócio.

1. Defina uma persona para o seu negócio

A criação de personas é o primeiro passo para entender com quem você está falando, quem é o seu público. Conceitualmente falando, personas são personagens semifictícios que representam o cliente ideal da sua empresa. Diferentemente do público-alvo, elas apresentam detalhes sobre hábitos, características, perfil profissional, vida pessoal, objetivos e dores. Assim, a definição de personas permite solucionar de forma completa as necessidades do seu público.

2. Aposte no marketing de relacionamento

Construir uma relação de confiança com o consumidor está diretamente atrelado à fidelização da marca. O marketing de relacionamento é a chave para isso. Dessa forma, cultive seus clientes por meio de um atendimento diferenciado, em toda a sua jornada, desde o primeiro contato. 

Clientes satisfeitos são a melhor propaganda, pois influenciam novas pessoas a consumirem seus produtos. Nada melhor do que o tradicional boca a boca, não é verdade?  Algumas ações ajudam a fortalecer esse laço: mensagens sobre ofertas, programas de fidelidade estão entre eles. 

3. Conteúdo de qualidade para sua persona

Você já mapeou as personas do seu negócio, seus desejos e dores, certo? Chegou a hora de investir no marketing de conteúdo! Conteúdos bem escritos e eficientes trazem resultados para a empresa, contribuindo para o engajamento do público e, consequentemente, para o aumento das vendas.

4. Invista no e-mail marketing

O uso estratégico do e-mail marketing impacta diretamente nas vendas da empresa. Ao disparar e-mails com conteúdos relevantes para os leads, é possível avançá-los nos estágios do funil de vendas, reduzindo o custo de aquisição de clientes e permitindo um contato mais eficiente em menor tempo. Assim, a personalização desse processo é fundamental, considerando detalhes como título e intervalo entre os e-mails para garantir a conversão de cada lead.

5. Tenha um site responsivo

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, é importante garantir uma experiência positiva para os visitantes do seu site. Um site responsivo, fácil de navegar, com carregamento rápido e bom funcionamento em diferentes tamanhos de tela é vital para o sucesso no ambiente mobile. 

Um dado relevante: uma pesquisa realizada em 2023 pelo TIC Domicílios,  apontou que quase a totalidade (99%) dos usuários de internet brasileiros conectou-se à rede pelo telefone celular, que segue como o dispositivo mais utilizado para essa finalidade. No total, 58% dos usuários disseram ter se conectado apenas pelo telefone celular, e 41% afirmaram usar tanto o celular quanto o computador.

6. Use as redes sociais de forma estratégica

A presença nas redes sociais é fundamental para a divulgação da marca, aumentando o engajamento com o público através de curtidas e compartilhamentos. Assim, estratégias que mesclam produção de conteúdo para tráfego orgânico e investimento em anúncios são eficazes para impulsionar a performance. 

Mas atenção: quais redes são interessantes para a divulgação do seu negócio? Instagram, TikiTok, Facebook, X…?  Em quais delas, estão seu potencial cliente?

7. Utilize técnicas de SEO

O sucesso online da sua empresa está diretamente ligado à avaliação do Google sobre o seu conteúdo. O uso de técnicas de SEO garante um melhor posicionamento no Google, facilitando que a sua marca seja encontrada por quem procura por você. Dessa forma, o tráfego orgânico, resultante de um bom posicionamento nos motores de busca, é valioso por apresentar custos reduzidos em comparação com anúncios pagos, como Google Ads e Meta Ads.

8. Estimule a sinergia entre as equipes de vendas e marketing

A colaboração entre a equipe de vendas e marketing é essencial para a efetividade do processo de vendas. A troca de informações possibilita uma abordagem mais preparada, enquanto a equipe de marketing pode adaptar suas estratégias para atingir a persona e medir os resultados. A sinergia entre as equipes contribui para um ciclo contínuo de melhorias no desempenho da empresa.

Agora que você descobriu 8 estratégias essenciais para vender mais com marketing digital, está na hora de colocar essas ideias em prática e impulsionar o crescimento do seu negócio! Não perca tempo, pois cada ação conta para alcançar o sucesso online.

A sua marca não deve  apenas ser vista ou lembrada. Ela deve ser escolhida!

Ficou alguma dúvida sobre marketing digital?

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