Hoje, saber trabalhar com Marketing Digital não é mais um diferencial. Tendo em vista que a atenção da maioria do público está no mundo digital, investir em Marketing Digital é essencial para a sobrevivência no mercado. Por isso esse ramo cresce cada vez mais. E, dessa vez, você terá a chance de conhecer uma profissão essencial do Marketing Digital: Freelancer.
O que é Marketing Digital
Sabendo, então, que a atenção do público está, em sua maioria, no mundo digital, através da Internet, os anúncios também migraram para esse mundo. Isso porque, assim como o Marketing convencional, o nosso objetivo é impactar as pessoas com o objetivo de atraí-las para conhecer um determinado negócio.
Mas, para fazer isso, não bastam somente anúncios. É preciso que a sua audiência sinta que as dores dela sejam solucionadas pelo produto que estamos ofertando. Por isso, o Marketing Digital reúne uma série de áreas e estratégias do meio digital. Sendo que através dele podemos observar e analisar cada uma das estratégias e ter um resultado preciso sobre seu desempenho.
É essencial que tudo que se faça através do Marketing Digital gere valor para a audiência. Isso porque as pessoas buscam a experiência e coisas que de fato lhe agreguem conhecimento e valia, não somente um produto.
É nesse sentido que compreender o Funil de Vendas é essencial para qualquer estratégia do Marketing Digital. Afinal, é pensando nele que vamos criar e entregar conteúdos de qualidade para nossa audiência.
Como funciona
O ambiente digital permite diversos testes de funcionalidades. Mas o mais interessante é que o resultado é quase instantâneo. E, de fato, como já falamos, é possível ter resultados reais e precisos sobre a resposta da audiência sobre os testes.
A partir dessa análise dos resultados, é possível mudar as ações, adaptá-las e até mudar as estratégias. Isso quer dizer que: ao perceber, por exemplo, que somente anúncios em Facebook Ads ou Google Ads já não são mais suficientes, é possível investir em outras áreas para arranjar soluções de autoridade ou de relacionamento com o cliente.
Por isso, o Marketing Digital é uma união de áreas e conhecimentos. Indo muito além de anúncios nas mídias digitais, é preciso ter conhecimento sobre copywriting, distribuição de conteúdo, relacionamento com clientes, SEO e uma boa ideia de pensamento estratégico.
Afinal, é preciso pensar além do que o cliente procura, mas entender o que ele quer encontrar e lhe oferecer a melhor opção.
Por exemplo, se você está fazendo o Marketing Digital de um cliente com grande potencial de crescimento, mas não vem tendo resultados tão expressivos, talvez seja melhor mudar a estratégia. Por isso, analise como você pode mudar esses resultados através do conhecimento de outras áreas.
Como fazer Marketing Digital?
Como nós sempre falamos, o Marketing Digital (e qualquer uma das suas áreas) precisa sempre de um bom planejamento. Por isso, antes de mais nada, decida o seu planejamento. Veja uma dica:
- Defina o seu objetivo com marketing digital;
- Estabeleça a sua persona;
- Procure negócios próximos à sua persona
- Estude o negócio do seu possível cliente;
- Veja qual a melhor estratégia para ele;
- Crie uma apresentação de serviço e ofereça;
- Monte um cronograma de atividades para o seu serviço;
- Divida bem o seu tempo para cada atividade;
- Cumpra suas atividades;
- Esteja em constante aprendizado.
Mas, para que cada uma dessas etapas possa ser cumprida, é essencial que você tenha um conhecimento da área. Por isso, sempre estude sobre a área que você escolher para atuar.
Áreas do Marketing Digital
O Marketing Digital reúne diversas áreas e frentes de atuação online. É por isso que ter uma equipe capacitada em cada uma dessas áreas é um ótimo ganho. Mas, se você está começando, conheça e aprenda um pouco de cada uma. Assim, quando você tiver mais tempo e experiência, poderá se especializar em uma delas.
Conheça algumas dessas áreas:
Mídias Pagas
A principal área que fez com que o Marketing Digital surgisse foi a área de Mídias Pagas. É através dela que os anúncios nas mais diversas redes e mídias sociais são feitos. Dentro dela há uma série de saberes essenciais para o sucesso.
Sendo que você pode aprender tudo sobre Facebook, Google e Instagram Ads. Cada uma dessas plataformas tem um sistema de criação de campanhas e anúncios. Mas lembre-se de estudar as estratégias para cada uma das redes e alinhar com o objetivo do seu cliente.
Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais
A criação de conteúdo online tem um grande impacto na formação de autoridade digital. Isso porque, além de gerar maior credibilidade para o seu público, também ajuda no seu posicionamento com relação aos algoritmos digitais.
Ou seja, quanto maior a sua autoridade em um assunto, mais chances você tem de aparecer para o seu público e, consequentemente, mais vendas!
Lidar com Marketing Digital é saber gerar valor para a sua audiência. E isso o Marketing de Conteúdo (também para Mídias Sociais) faz muito bem.
Saiba mais sobre a relação entre Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais.
Design
Não adianta nada ter um conteúdo maravilhoso, um anúncio com uma linguagem perfeita e uma imagem que não tenha nada a ver com o seu produto. É imprescindível que o design esteja alinhado com as demais áreas e com o seu produto.
Mas, além disso, o design em si é uma área essencial porque é através das imagens que utilizamos que conseguimos quebrar o padrão de visualização em uma mídia e chamar atenção para o nosso conteúdo e/ou anúncio. Ou seja, o design também precisa de muito estudo sobre como cada detalhe na imagem pode persuadir o seu possível cliente a clicar no seu link.
As peças produzidas pelo design são sempre pensadas detalhe por detalhe na experiência do usuário e no Call To Action que você produz para ele.
SEO
SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). Sendo, portanto, uma das áreas que reúne vários procedimentos e boas práticas para que você se posicione bem nos mecanismos de busca.
Estudos recentes comprovam que pouquíssimas pessoas chegam a olhar depois da segunda página do Google para encontrar os resultados para as suas pesquisas. Ou seja, ainda que você tenha um conteúdo excelente, é preciso que você esteja dentro de determinados parâmetros para se posicionar na primeira página e obter mais acessos ao seu conteúdo.
Demais áreas
As três áreas citadas acima são, de fato, as três grandes áreas do Marketing Digital. Mas delas derivam outras áreas. E, como você viu antes, depois de conhecer o básico, você pode se aprofundar e se especializar em uma delas.
Assim, você pode desenvolver suas habilidades em Lançamentos de Infoprodutos, Copywriting, Email Marketing, Criação e Desenvolvimento de Tecnologia, etc.
Viu como o Marketing Digital é uma perfeita harmonia entre as suas áreas?
Trabalhar com Marketing Digital
Se você está pensando em começar a trabalhar com Marketing Digital, saiba que é uma ótima escolha! Você pode procurar agências e oferecer seu currículo, ou iniciar seu trabalho como freelancer.
Profissão do Marketing Digital: Freelancer
O profissional do Marketing Digital pode atuar em qualquer uma das áreas citadas acima. Mas, de fato, para o seu sucesso, esse profissional deve ter conhecimento em todas as áreas.
Ainda que ele se especialize em uma só área, conhecer sobre as outras lhe renderá muito mais retorno e valor.
Afinal, como já falamos, no Marketing Digital, é essencial que se gere valor para a sua audiência.
O freelancer é um dos profissionais essenciais do Marketing Digital. Isso porque ele pode dar conta de atender os clientes que precisam do serviço, mas não conseguem contratar uma agência. Então, o freelancer pode começar seu trabalho ainda estudando sobre o assunto e ofertando seu serviço. A partir disso, ele adquire experiência e pode aprender a precificar o seu serviço
A verdade é que o Marketing Digital oferece um universo inteiro de habilidades e caminhos. Isso tendo em vista que exige também um universo inteiro de estudo e conhecimento. Mas é possível alcançar a excelência através de esforço e vontade.
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