As vantagens do Marketing Digital para empresas são inúmeras e ele está se tornando cada vez mais imprescindível.
Acima de tudo, para que as estratégias funcionem da forma correta uma etapa muito importante é conhecer e estudar as pessoas para quem você quer vender o seu produto/serviço.
Então, se as pessoas se interessam e compram seus produtos ou serviços é bem provável que existam características em comum entre elas.
Para isso, é necessária a criação do Público-alvo e Persona do seu negócio.
Sabendo esses aspectos você consegue saber também quais são as necessidades dessas pessoas!
E conhecendo um pouco mais sobre cada público você poderá segmentar o seu conteúdo. É muito importante segmentar da forma correta, por isso Evite erros na hora de configurar os anúncios!
A partir disso, conseguirá estruturar a linguagem, formato do material que irá utilizar e o tipo de abordagem que terá mais impacto nessas pessoas.
Com isso, você irá alcançar as pessoas certas no momento certo!
Ao contrário do que as pessoas acham, Público-alvo e Persona não são sinônimos.
Confira nesse artigo as principais diferenças, quando utilizar cada uma e como construí-los da maneira correta.
Índice:
- O que é público-alvo
- O que é persona
- Benefícios do Público-alvo
- Benefícios da Persona
- Qual utilizar?
Vamos supor que você tem uma marca de cosméticos online! Guarde essa informação.
1. O que é o público-alvo
O público-alvo, também conhecido como Target é uma fatia da sociedade. Portanto faz referência a um determinado segmento social que tem propensão a adquirir seu produto/serviço.
Para obter o Público-alvo é necessárias pesquisas para encontrar um grupo com características em comum para obter informações como: idade, sexo, poder aquisitivo, profissão, classe social, localização, educação e hábitos de consumo.
Vejamos um exemplo de Público-alvo:
Já que você vende cosméticos online, o público-alvo é formado por mulheres entre 20 e 50 anos, que ganham entre 2 a 10 salários mínimos, que moram na capital e gostam de cuidar da pele, cabelo e corpo.
2. O que é persona?
Já a persona é um pouco diferente. Ela é uma pesquisa um pouco mais profunda e apurada sobre o público que surgiu.
Levando em consideração que dentro do público-alvo existem vários perfis diferentes de consumidores, a Persona é um modelo de consumidor, uma pessoa fictícia criada como um cliente ideal da sua marca.
Além das informações do público-alvo, a persona traz também informações demográficas, história familiar, motivações, sonhos, metas de vida, hobbies, quais mídias consomem e desafios.
Um modelo de persona para sua loja de cosméticos:
Laura é uma mulher de 28 anos, tem 1 filho e ganha cerca de 4 salários mínimos. Ela mora em um bairro de classe média. Sua maior preocupação é sua pele no futuro. Portanto procura produtos de uma marca boa para cuidar da sua pele e ao mesmo tempo manter uma boa aparência! Aos finais de semana costuma ir com seu filho no clube e passam o dia todo na piscina. Costuma passar um bom tempo no Instagram, onde posta foto do seu dia a dia e também dos pratos que come, já que tem uma vida regrada e saudável. Ela está feliz com a vida que tem pois sempre sonhou em ter uma família e ser financeiramente estruturada. Ela pensa muito no futuro e almeja ser gerente da empresa de marketing em que trabalha.
Definida a persona, você já pode passar para o próximo passo: estruturar a Jornada de Compra dessa persona.
Assim, a criação de estratégias de marketing assertivas é necessária.
Com a persona, você conseguirá estruturá-las por completo: saber que abordagem ter, quais palavras usar e onde se posicionar para atingi-la na hora certa
3. Benefícios do público-alvo
Um dos principais benefícios de utilizar o público-alvo para sua marca é a possibilidade de identificar e destacar os públicos distintos.
Normalmente uma marca tem diferentes grupos que usufruem de seus produtos.
E determinando o público-alvo é possível saber quais nichos sua estratégia deve levar em consideração para atingi-lo da maneira correta.
Além disso também é possível saber se todas as pessoas serão atendidos ou se é necessário focar em um tipo de consumidor específico.
4. Benefícios da Persona
Quando uma persona é criada, o trabalho fica um pouco mais específico e os benefícios se modificam um pouco do público-alvo.
Com essa pesquisa mais apurada, é possível construir uma base mais próxima da realidade, auxiliando ainda mais na estratégia de Marketing.
Dessa forma a equipe não irá desperdiçar material e tempo com algo que não tem ligação com as personas.
Assim você conseguirá alinhar a estratégia e ter uma ideia mais clara de quais redes sociais investir, o tipo de conteúdo que essas pessoas consomem, e como abordá-las.
Certamente a persona também pode ser aplicada em todas as etapas de vendas e de marketing! Ela auxilia em todas elas, inclusive na criação de um novo produto/serviço.
Material Gratuito
Guia completo: Como precificar seu curso online
Passo a passo para precificar seu curso online e maximizar seu faturamento
5. Qual devo utilizar, Público-alvo ou Persona?
Se você pretende fazer uma pesquisa de mercado, o público-alvo permite uma captação mais ampla de dados.
Por outro lado, se deseja criar estratégias de Marketing Digital o direcionamento que a persona permite é mais interessante e pode oferecer um resultado melhor.
Mas, os dois conceitos não precisam ser classificados como melhor ou pior que o outro.
Com o desenvolvimento e definição da persona, os profissionais passaram a desacreditar no público-alvo.
Porém isso é um equívoco pois os dois conceitos podem ser complementares!
Dessa forma, o público-alvo pode ser o primeiro passo, auxiliando a ter uma visão macro do negócio e também na hora de definir ações que precisarão atingir uma fatia maior da sociedade.
Assim, a mensagem que você quer passar pode ser mais abrangente e estará mais no topo do funil de vendas. Ele serve como base para o alinhamento da campanha de Marketing. Confira como o Funil de Vendas funciona!
No entanto com a persona, as abordagens que o Marketing Digital terá serão personalizadas e direcionadas para o contexto que aquela “pessoa” está inserida.
Em suma, os dois possuem vantagens e trabalham muito bem em conjunto. Então você pode sim utilizá-los juntos e com certeza só irá trazer benefícios para o seu negócio.
Não conhecer para quem você está vendendo seu produto/serviço é um erro crucial e pode acarretar danos para sua empresa! Além disso, confira outros 5 erros de Marketing que você deve evitar.
Ficou clara a diferença entre Público-alvo e Persona? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos esclarecer!