A presença das marcas no online se tornou indispensável! Mais do que um canal de entretenimento pessoal, as redes sociais tornaram-se uma forte ferramenta de comunicação e marketing para as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Não importa o tamanho, é onde todos precisam estar.
Um dado impactante: mais de 100 milhões de brasileiros estão diariamente conectados às redes sociais, e o Brasil ocupa a segunda colocação entre os países que passam mais tempo online, perdendo apenas para a África do Sul!
Recentemente, a RD Station realizou uma pesquisa e destacou que 85% dos profissionais de marketing entrevistados preferem usar as redes sociais para construir a presença da marca, interagir com o público e impulsionar os resultados dos negócios dos seus clientes.
Sendo assim, se o produto ou serviço deve sempre ir de encontro ao público, não restam mais dúvidas: as redes sociais são um investimento e não um custo!
Fica a pergunta: será que você está realmente ciente da relevância das redes sociais para o seu negócio? É isso o que você vai descobrir agora em nosso artigo!
Visibilidade: a base da relevância online
O primeiro degrau dessa jornada é a visibilidade. Como dissemos acima, a sua empresa precisa estar no mesmo ambiente que seu público, para que a sua informação chegue à ele. Uma pesquisa realizada pela Data.AI indica que os brasileiros passam, em média, 9 horas diárias nas redes sociais. Ignorar essa informação seria desperdiçar um crescimento da sua marca nas mídias. “Quem não é visto não é lembrado” — sua empresa está se tornando uma figura familiar na mente dos consumidores?
Você pode pensar, mas se todos os meus concorrentes também estão lá, como vou me destacar e ganhar visibilidade? Assim como ocorre no marketing de uma forma geral, o conhecimento, as estratégias e as ferramentas digitais são inúmeras e surpreenda-se: com tudo isso, você consegue impactar pessoas que conhecem e aquelas que não conhecem a sua marca.
Podemos falar que a diferenciação da concorrência é um ponto forte nesse ambiente. Assim, nesse ring pela busca de atenção, se a sua marca se destaca, ela automaticamente, ganha atenção e tem tudo para se tornar a escolha do seu potencial cliente.
Quem nunca conheceu uma marca pelas redes sociais? Quem nunca se interessou por um produto acessando o Instagram?
Engajamento: criando conexões digitais
Após estabelecer essa presença nas redes, o próximo passo é engajar o público. A retenção muitas vezes está atrelada à experiência. Entregar conteúdos relevantes e envolventes constroem uma base para o senso de comunidade e para a fidelização.
Quando a sua marca ganha uma curtida é a confirmação que para aquela pessoa, o conteúdo é atrativo. Quando o usuário comenta, é melhor ainda, pois ele está se comunicando com a sua marca. Essa não seria uma excelente oportunidade para criar ou estreitar vínculo? Claro que sim! As respostas nos comentários ou no direct podem ser a primeira troca de palavras entre a marca e o público. Nesse momento, falamos de conversa, de diálogo e até mesmo de um possível atendimento inicial. Mais que isso, falamos de humanização!
A frequente exposição cria familiaridade, identificação e conexão e sabemos que mais do que vender, a sua empresa deseja resolver necessidades e sanar dores, correto?
Agora imagina estar em um cenário que te proporcione o que “não tem preço”: a opinião do consumidor ou do potencial cliente sobre a sua marca. Por meio do engajamento é possível compreender a satisfação do cliente, suas reclamações, elogios, como foi a sua experiência… é o que chamamos de social listening.
Geração de Leads e Conversão: Da Atenção à Ação
Uma vez que conteúdos relevantes capturam a atenção do público, eles transformam essa atenção em ação. A conversão é a próxima etapa!
Conteúdo educativo, depoimentos e anúncios segmentados são estratégias para trazer autoridade, estabelecer confiança e guiar os leads rumo à conversão.Nesse momento, acontece a verdadeira magia: a atenção se converte em ação. Chamamos de leads, as pessoas que entraram em contato com o seu negócio, tendo a intenção de comprar seu produto ou contratar seu serviço.
Chegou o momento de transformar seguidores em clientes!
Lembra quando falamos que o engajamento traz feedbacks de pessoas que já experimentaram a sua marca? Então, esses comentários influenciam positivamente a decisão de compra, são essenciais para a conversão. É o boca-a-boca da era digital.
Acompanhamento e análise de desempenho: transformando dados em estratégias
E por fim, na última fase, o acompanhamento e a análise de desempenho entram em cena. Ferramentas analíticas fornecem insights valiosos que orientam a otimização contínua, garantindo que cada investimento nas redes sociais seja estrategicamente calculado.
Investir significa reconhecer não apenas a importância dessas plataformas, mas compreender como cada passo, cada conteúdo e análise contribuem para a construção de uma presença online profunda, convertendo interações em oportunidades de crescimento.
Não deixe sua empresa perder a oportunidade de se destacar e prosperar nas redes sociais. Transforme desafios em conquistas com a FlyOn!