Ver todos os posts

Os blogs, antes vistos apenas como uma espécie de diário pessoal online, hoje já são uma das mais eficientes ferramentas para geração de conteúdo. Inclusive, excelentes como ferramenta de marketing para empresas dos mais variados segmentos e portes. Além de ter ótimas estratégias para rentabilizar um blog.

O próprio conceito de “conteúdo” se tornou tão sofisticado, que “blogar” já pode ser considerado uma profissão. E, diga-se de passagem, extremamente útil e rentável para quem conquistar seu espaço.

Veja a quantidade de Youtubers, blogueiros e influenciadores digitais que conseguiram fazer de seus hobbies, uma fonte de renda. É evidente que ganhar dinheiro com blog nunca foi tão fácil quanto nos dias atuais.

E para te ajudar nessa jornada empreendedora, vamos falar abaixo sobre as melhores estratégias para se gerar renda através de blog.

Índice:

  1. Espaços publicitários
  2. Produtos digitais
  3. Consultoria
  4. Usar o blog como ferramenta de Marketing de Conteúdo e atrair mais negócios

1: Espaços publicitários

Venda de espaços publicitários no blog é um dos modelos de receita mais populares e práticos que existem. Assim, podendo ser da rede do Google Adsense, afiliados, ou anúncios privados.

Google Adsense

O Google Adsense é a rede de anúncios mais popular entre blogueiros. Com esse formato, você nem precisa entrar em contato com os potenciais anunciantes!  Desse modo, basta criar sua conta na plataforma e configurar seu site.

O próprio Google escolherá os anúncios que serão exibidos nos espaços separados. Buscando, assim, sempre o que for mais relevante para o seu tipo de conteúdo e para os visitantes do seu site.

Mas como funciona o pagamento? A plataforma do Google Adsense lhe pagará um valor sempre que algum anúncio receber um clique.

Marketing de afiliados

Como afiliado, seu blog promoverá produtos de outras pessoas para sua audiência. Ao criar sua conta em uma plataforma, você poderá escolher entre diversos produtos para anunciar. Como resultado, existem vários programas de marketing de afiliados. O mais popular no Brasil é o Hotmart.

Mas como funciona o pagamento? Sempre que alguém clicar no link do seu site e realizar uma compra do produto anunciado, você receberá uma comissão. As comissões dos programas de afiliados costumam ser muito boas. Na hotmart, por exemplo, elas chegam a 80% do valor total do produto.

Anúncios privados

Conforme a presença online do seu blog for crescendo, será comum que empresas de segmentos relacionados ao seu conteúdo se interessem em anunciar nos seus espaços publicitários.

Nesse modelo, você não precisará de nenhuma plataforma ou mediação. Geralmente a própria empresa interessada entra em contato com o blog e negocia o espaço.

Mas como funciona o pagamento? Os anúncios privados costumam ser negociados diretamente com o proprietário do blog. Portanto, o modelo de pagamento pode ser decidido livremente. Você pode cobrar um valor mensal, semanal, diário, ou até por quantidade de cliques que o anúncio receber. Os valores, logicamente, deverão estar ligados diretamente à fama do seu blog.

2: Produtos digitais

Muitos profissionais de conteúdo criam e vendem seus próprios infoprodutos. Tendo em vista que são ótimos por não exigirem estoque e serem muito fáceis de distribuir.

Os tipos de produtos digitais que você pode criar são os mais variados. Cursos online, e-books, conteúdos especiais, aplicativos, plugins de WordPress e muito mais.

Um bom produto digital pode gerar venda por anos, sem nenhum custo adicional após ser lançado.

3: Consultoria

Conforme sua audiência for sendo construída, seu nicho passará a lhe enxergar como uma autoridade no assunto.

Por exemplo, alguém com vasta experiência em marketing e que aborde esse assunto em seus artigos, pode oferecer serviços de consultoria para seus visitantes, ajudando-os a extraírem melhores resultados em suas ações de marketing.

Separar em seu blog uma área para cases de sucesso pode ser um ótimo chamativo para mais clientes nesse modelo de negócio. Afinal, a prova social é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existe.

4: Usar o blog como ferramenta de Marketing de Conteúdo e atrair mais negócios

Caso o serviço de consultoria não se adeque à realidade do seu negócio, você também pode usar o blog como ferramenta de marketing de conteúdo, pois a estratégia é ótima em gerar autoridade para uma marca no mercado, aumentando as oportunidades de negócio.

O marketing de conteúdo se baseia na criação e distribuição de conteúdo relevante, com o intuito de atrair potenciais clientes e gerar negócios.

Assim como na estratégia de consultoria, citada anteriormente, aqui você não gera renda apenas através do blog, mas o usa como ferramenta de marketing.

rentabilizar com blog

Bônus: Como atrair mais acessos e gerar uma audiência de qualidade para um blog

Ganhar dinheiro com blog se tornou totalmente possível e fácil comparado há alguns anos atrás, mas isso não significa que seja “mamão com açúcar”.

Para que seu blog esteja apto a lhe gerar renda, ele precisa alcançar relativo sucesso, que, para começar, pode se resumir a uma boa quantidade de acessos e uma audiência de qualidade.

Se você não “amarelou” até aqui e está determinado a ser um blogueiro de sucesso, abaixo segue algumas das dicas mais importantes para atrair tráfego e gerar uma audiência qualificada em seu blog.

Defina sua audiência

Escolha um nicho em que você possa investir e naturalmente você atrairá um público fiel, que consome e compartilha seu conteúdo. Jamais construa um blog genérico.

Sem foco em um determinado assunto, dificilmente seu blog se tornará relevante.

Escreva sobre assuntos que você goste e domine

As pessoas percebem quando você está escrevendo apenas por escrever ou apenas para ganhar acessos.

Quanto mais autêntico você for, melhor sua audiência responderá. Por isso, fale sempre sobre assuntos que você domine.

Aborde apenas assuntos que interessem à sua audiência

Essa dica complementa a anterior. Então, se você já definiu sua audiência e os assuntos que você abordará, logicamente se torna necessário ligar todos os pontos às dores e anseios do público que você vai atingir. 

Por exemplo, se você domina assuntos relacionados à moda feminina, você precisará saber o que seu público quer saber sobre o assunto e gerar o melhor conteúdo possível.

Tenha previsibilidade em suas postagens

Uma vez que seu público aprenda que seu blog é um bom recurso para determinado assunto e que é atualizado constantemente, eles continuarão voltando.

A previsibilidade na geração de novos artigos também é um dos fatores que o algoritmo do Google leva em consideração na hora de definir sua relevância, podendo ajudar seu blog a se posicionar cada vez melhor nos resultados de pesquisa.

Por isso, tenha constância em seu conteúdo, para isso, gerar 1 artigo semanal para seu blog já é um ótimo começo.

Promova e impulsione seu conteúdo nas redes sociais

As redes sociais são ótimas para serem usadas como Hub para seu blog. Compartilhe todos os artigos na rede e, sempre que possível, faça anúncios pagos, eles podem potencializar muito bem seus resultados, principalmente no início.

 

Assim, ganhar dinheiro com blog pode exigir muita perseverança, mas pode valer a pena no longo prazo, mesmo se você estiver começando do absoluto zero.

Entretanto, sobre as estratégias para ganhar dinheiro com o blog, você não precisa utilizar todas de uma só vez. Considere as que mais façam sentido para o seu nicho de mercado e lembre-se de sempre gerar o melhor conteúdo possível.

Jamais esqueça: conteúdo é rei.

Henrique Aranha - Rentabilizar um blog

 

Por: Henrique Aranha – Diretor de Conteúdo na agência Mensurável