É preciso estratégia para ser notado no ambiente virtual. Hoje em dia, quando o assunto é estratégia, o SEO para e-commerce é a forma certa e eficaz para se obter um tráfego qualificado e capaz de trazer verdadeiros resultados para o negócio.
Afinal, você sabe muito bem que os seus potenciais clientes estão neste exato momento realizando pesquisas no ambiente virtual a respeito do seu produto. Como tornar-se visível para tais usuários é a pergunta que o SEO visa responder oferecendo boas soluções.
Quer entender mais a fundo sobre o assunto e conhecer as 10 dicas indispensáveis de SEO para o seu e-commerce? Você está no conteúdo certo! Faça uma boa leitura e comece a aplicar!
O que é SEO?
Antes de dar dicas sobre como usar o SEO para e-commerce é importante resumir brevemente este conceito que é tão comum e recorrente hoje em dia graças à era digital.
SEO nada mais é do que Search Engine Optimization ou, como ficou conhecido em português, otimização dos mecanismos de busca. Basicamente, o SEO visa dar destaque para determinada página e conteúdo ao usar iscas que se fazem notar pelos robôs do Google.
Desta forma é possível ranquear, ou seja, estar entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca, melhorando, assim, o número de visitas e tendo a oportunidade de melhorar também suas vendas.
Veja uma rápida comparação entre SEO e Google Ads abaixo para entender melhor:
Como começar o SEO para e-commerce?
Que o SEO para e-commerce é indispensável com certeza você já sabe, mas por onde começar a colocar em prática as estratégias da otimização de busca no seu negócio? Se você não sabe responder a essa pergunta, confira a seguir 10 dicas e passos para ter bons resultados:
1. Capriche na estrutura do e-commerce
A estrutura do site deve ser pensada em detalhes para que o visitante consiga se encontrar rapidamente entre as categorias e subcategorias, por exemplo. Além disso, o SEO para e-commerce também busca melhorar a velocidade do carregamento da página.
Tudo isso conta muito para uma experiência perfeita do usuário. E, vale dizer que é exatamente isso que o internauta procura: Poucos cliques para encontrar o que precisa em pouquíssimo tempo navegando. Ofereça isso para o seu público.
2. Dê atenção a meta description
Você já deve ter reparado que, ao fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca, logo abaixo do título da página existe uma pequena descrição do conteúdo que, muitas vezes, é o motivo real de ganhar o seu clique.
Esse pequeno texto chama-se meta description e é especialmente importante como estratégia de SEO para e-commerce, pois ajuda a determinar qual dos primeiros resultados apresentados pelo mecanismo de busca ganhará a visita do internauta em questão.
3. Escreva descrições atrativas
O SEO para e-commerce deve se preocupar ainda com a realização de descrições atrativas dos seus produtos. Afinal, mesmo que seja um produto comum a vários fornecedores, sua forma de descrevê-lo pode ditar os resultados obtidos.
Por isso, sempre dedique um bom tempo à tarefa de descrição do seu produto. Se possível, inclusive, deixe que profissionais atuem nesta fase de criação para alcançar resultados melhores ainda!
4. Faça linkagens internas
Outra forma de se destacar a partir do SEO para e-commerce é usando as linkagens internas a favor do seu resultado. Esses links são ótimos para aumentar a relevância do seu site, colocando-o em um lugar de destaque em mecanismos de busca como o Google.
Fazer links de qualidade e que sejam relevantes ao visitante é imprescindível. Por isso, indique sempre páginas de destino como “mais vendidos”, “outros clientes compraram”, entre outros.
5. Invista em link building qualificado
A construção de links externos também tem um poderoso impacto quando o assunto é se destacar no ambiente virtual. A construção do link building acontece de várias formas e, de modo geral, é quando outros sites indicam para o seu site.
O Google entende, a partir desta ação, que seu conteúdo tem bastante relevância e qualidade sobre o tema abordado. Com isso, o ranqueamento torna-se mais fácil e você pode conquistar um maior número de visualizações e respectivas oportunidades de ganhar clientes.
6. Planeje as heading tags
Cuidado que muitas vezes passa despercebido nas postagens de conteúdos das lojas virtuais, as heading tags são marcações que determinam a hierarquia dos títulos e subtítulos do seu artigo ou publicação de modo geral. Elas são conhecidas como h1, h2, h3 e etc.
O h1 geralmente tem o mesmo título da página e é usado apenas uma vez em toda a página.
7. Prefira URLs amigáveis
Alguns sites preocupam-se em deixar as URLs de suas páginas mais amigáveis, ou seja, mais bonitas, sem aquela grande quantidade de números e códigos. Isso é especialmente importante para se ter um bom posicionamento.
Para tornar uma URL amigável é necessário fazer uma edição após a publicação do conteúdo. Esta edição é bastante simples e deve usar das principais palavras do conteúdo para gerar um melhor engajamento.
8. SEO para e-commerce através das imagens
Além de usar o SEO para e-commerce nos conteúdos escritos, é importante lembrar-se também de fazer o mesmo uso nas imagens, afinal muitas pesquisas são realizadas nesta aba dos mecanismos de busca. Mas, como atrair clientes a partir das imagens?
Algumas dicas simples são renomear o título das imagens usando palavras relevantes ao tema, usar o text alt como angariador de visitas e até mesmo fazer uma descrição bastante clara.
9. Trabalhe bem com as palavras-chave
As palavras-chave são as principais ferramentas com que se trabalhar em SEO. Elas possibilitam que você seja mais facilmente encontrado dentro do ambiente virtual.
A estratégia de palavra-chave deve ser pensada de duas formas: Head tail e long tail, respectivamente palavra-chave curta e genérica como “carro” e cumprida e específica como “carro 2.0 Chevrolet”. Essas palavras, por sua vez, precisam marcar presença em sua página.
10. Use vídeos para reter os visitantes
Na era da informação rápida, ou seja, dos vídeos de 10 segundos das redes socais, usar desta estratégia também pode ser uma excelente sacada de SEO para e-commerce. Saiba sobre o que falar e como falar conforme o seu público, pois isso determinará o sucesso!
Vale lembrar que não existe uma dica ou outra que seja considerada como mais importante quando se fala em SEO para e-commerce. Procure usar todas juntas! Aproveite agora para se inscrever e receba newsletters com conteúdos que, como este, vão melhorar o seu negócio!
E aí, o que achou das dicas? Caso queira saber mais detalhes e dicas práticas de otimização para usuários da plataforma wordpress, acesse o artigo SEO On Page: seu post perfeitamente otimizado.