Colocar o seu negócio na primeira página do Google necessita que você esteja atento. Por isso, confira aqui nossas dicas e alavanque seus resultados!
Como colocar o seu negócio na primeira página de pesquisa do Google? Quando você precisa de algum serviço ou de qualquer coisa, um dos primeiros lugares onde você procura é no Google, não é mesmo?
Por isso, se você tem um escritório, uma clínica ou oferece algum tipo de serviço, por exemplo, você vai se surpreender com o número de resultados que chegam quando você se posiciona para as pesquisas certas.
Então aqui você vai conferir um passo a passo simples de como colocar o seu negócio na primeira página do Google. Sendo que você vai conseguir implementar, ainda que você não tenha tido nenhum contato com marketing digital anteriormente.
Esse é o primeiro artigo, de uma sequência de três artigos (e vídeos que estão no nosso canal do Youtube!), em que dividimos o conteúdo para que ficasse mais fácil para compreender. Mas, ao final deste artigo, você já vai conseguir colocar o seu negócio para a aparecer na primeira página do Google. E nos próximos, você contará com várias dicas e insights para poder deixar seu anúncio mais profissional.
Índice:
Criar campanha em rede de pesquisa
É essencial que você tenha uma conta do Google e alguma facilidade com a ferramenta do Google Ads. Caso você não tenha nenhuma familiaridade com a ferramenta, confira nosso artigo sobre Como Configurar Campanhas do Google Ads? O segredo para uma boa vantagem competitiva. Assim como, é essencial saber como funciona o Leilão do Google e compreender a lógica por trás do modo como o Google organiza os posicionamentos das campanhas.
Mas já tendo acesso à sua conta, vamos direto para a criação de campanha. Como é demonstrado na sequência de imagens abaixo, a partir do painel geral do Google Ads. Veja:
Selecionar configurações da campanha
Ao chegar na parte de selecionar uma meta, é necessário considerar que há uma vantagem em criar uma campanha sem meta específica. Isso porque a campanha já vem pré-configurada, de acordo com os seus próprios objetivos. Entretanto, ao selecionar uma campanha sem meta, você pode configurar de acordo com o seu objetivo.
Já no tipo de campanha, é necessário selecionar a opção “rede de pesquisa”. Caso você tenha interesse em conhecer os outros tipos de campanha, confira nosso artigo sobre como criar um funil de vendas completo com Google Ads!
No nosso exemplo de teste, utilizamos a opção de visitas ao site como resultado esperado. Sendo que na nossa campanha de exemplo, utilizamos uma clínica fictícia de fisioterapia. Dessa forma, quando você for criar suas campanhas, saiba que será necessário mudar o texto e a palavra-chave que você quer que dispare. No entanto, a lógica de criação da campanha é a mesma e você pode criar para qualquer tipo de serviço.
Configurações Gerais
Nas configurações gerais, você pode notar (pela imagem abaixo) que colocamos no nome da campanha um [S] na frente. Isso serve para facilitar nossa visualização da campanha e quer dizer que é uma campanha de pesquisa (search).
É importante que, para este tipo específico de campanha, você não coloque a opção de rede de display. E você confere no próximo artigo desta série, Extensões de anúncio – Seu negócio na primeira página do Google! mais detalhes sobre a parte de configurações gerais.
Por seguir o exemplo de um negócio local, nas configurações de local, escolhemos a opção referente à localidade em questão. É importante estar atento a este ponto porque não queremos aparecer em pesquisas para o Brasil todo.
Com relação ao orçamento, você deve escolher o orçamento que quiser. Isso quer dizer que é o tanto que você vai gastar por dia, de acordo com os cliques que você vai receber dentro do seu anúncio.
Seguindo na mesma linha, temos a opção de lances. Nesta, escolhemos o CPC manual – com explicações detalhadas no próximo artigo desta série.
Criação de anúncios
Feita a criação da campanha, passamos para a criação dos anúncios. Então dentro da campanha, podemos ter diversos grupos de anúncios e dentro dele, definimos a palavra-chave e o textos que vai aparecer.
É importante, então, que você coloque o nome do seu grupo de anúncios referente ao que você quer disparar. Ou seja, de acordo com a palavra-chave que será trabalhada dentro do grupo de anúncios.
O lance – que é o custo por clique máximo que podemos pagar – é conforme ao seu orçamento.
Passando, então, para a próxima etapa, que é a construção do texto do anúncio. Tendo a disponibilidade de colocar três títulos e duas descrições, o interessante é que você complete todos e utilize o máximo de caracteres possíveis. Isso para que seu anúncio possa ficar cada vez mais completo.
Importante: Antes de concluir um anúncio, é importante dar uma última olhada, fazer um Benchmarking marketing de quem está disparando para este tipo de nicho e como está a construção de anúncios deles. Isso para que possamos ter ideias e colocar no anúncio também. Não é para copiar, é para ter ideias!
Fazendo o Benchmarking
Então, abrimos uma guia anônima para fazer a pesquisa e buscamos pela palavra-chave em questão. Desse modo, se estamos criando um anúncio para uma clínica de fisioterapia em São Paulo, por exemplo, veremos como estão disparando os anúncios de clínicas de fisioterapia em São Paulo. Já que queremos aparecer com o nosso negócio nas primeiras posições de anúncio.
Queremos, portanto, aparecer nas primeiras posições para que o usuário possa conhecer nossos negócios e até entrar em contato.
Agora, olhe novamente a imagem:
O segundo anúncio é um exemplo do que devemos ter cuidado! Isso porque, está disparando um anúncio de cirurgia de aparelho digestivo em uma pesquisa de clínica de fisioterapia. Portanto, não condiz com o que o usuário está procurando e isso faz com que o anúncio seja prejudicado, por não ter um índice de qualidade interessante.
Em comparação, vemos o terceiro anúncio que, apesar de estar disparando com a palavra-chave certa, tem pouco texto. Assim, podemos notar que, em comparação ao primeiro anúncio, nos sentimos mais atraídos com mais informações. Por isso é importante utilizar de todos os espaços do anúncio.
Escrevendo o anúncio
No seu título, é importante colocar as informações essenciais e que chamem atenção. Tais como: “profissionais capacitados”, “serviço especializado”, etc.
É igualmente essencial que você coloque no seu texto o seu diferencial. Por que e no que você é diferente dos demais negócios da sua área? Por que você deve se destacar? Sendo que devem ser colocadas as informações de serviços e/ou produtos que você realmente ofereça.
Portanto, utilize bem seus espaços para mostrar o seu serviço/produto e, por fim, faça um CTA. O Call To Action é uma chamada para ação, ou seja, você deverá chamar a pessoa que está vendo seu anúncio para uma ação. Por exemplo: “Venha conhecer a nossa clínica e faça uma sessão inicial gratuita!”. Sem esquecer que esse exemplo é fictício e, para se ter sucesso, é preciso que as informações sejam verdadeiras e mostrem o seu diferencial.
Não se esqueça de aproveitar todos os caracteres!
Configurar palavras-chave
Aqui você deve configurar para qual palavra-chave o seu negócio vai aparecer, quando alguém pesquisar.
No caso do nosso exemplo sobre clínica de fisioterapia, podemos colocar as palavras-chave:
- Clínica de fisioterapia;
- Fisioterapeuta;
- Profissional de fisioterapia.
Sendo que, existe um detalhe nesse ponto: podemos trabalhar diferentes tipos de palavras-chave. Ou seja, correspondências. Quando colocamos as palavras-chave escritas normalmente, equivale à correspondência ampla. Isso significa que o Google vai pegar qualquer termo que contenha “clínica de fisioterapia” ou uma palavra similar, ainda que a pesquisa continue.
Então, pode ser que uma pessoa pesquise: “Qual a melhor clínica de fisioterapia em São Paulo?” e isso vai fazer com que a palavra-chave do nosso anúncio dispare. Entretanto, você pode colocar uma correspondência para que seu anúncio só dispare no caso de uma busca pela sua palavra-chave exata.
Campanha ativa
Agora nossa campanha está pronta e ativa! Veja na imagem abaixo:
Quando a campanha tem a bolinha verde, quer dizer que está ativa. Veja que neste nosso exemplo, nosso custo por clique máximo é de 50 centavos e nosso orçamento é de 10 reais.
Mas você pode estar se perguntando: “E como eu vejo se meu anúncio está realmente disparando?”. Bom, você tem duas opções:
- Pesquisar no Google pela sua palavra-chave e ver o seu anúncio disparando. Sendo que não é o modo mais indicado, porque você vai, provavelmente, fazer seu anúncio disparar sem clicar realmente. Já que, se você clicar, você vai pagar por esse clique. E ter diversas impressões sem nenhum clique, faz com que o Google veja seu anúncio como desinteressante para o usuário e, então, ele passa a imprimir menos o seu anúncio.
- Vá em ferramentas na plataforma do Google Ads e clique em diagnóstico e visualização de anúncio (como está demonstrado abaixo).
Diagnóstico e visualização de anúncio
Então, nesse diagnóstico, temos alguns atributos para definir – como o local, o idioma e o dispositivo.
Uma das melhores coisas desse diagnóstico é que ele vai lhe mostrar o motivo do seu anúncio não ser exibido, por exemplo. Sendo muito bom para você que cria seu anúncio e não se desesperar. Se não estiver funcionando, confira no diagnóstico o porquê de não estar funcionando.
Veja abaixo o diagnóstico do nosso anúncio fictício:
Por que isso está acontecendo? Existem alguns motivos. Tais como:
Alinhamento de palavra-chave
A classificação do anúncio depende do custo por clique máximo disponível e acaba por disputar com outros anunciantes para poder aparecer ali. Mas depende também do alinhamento entre o anúncio e a página de destino. No nosso caso, a página de destino foi a da Flyon e que não tem nada a ver com uma clínica de fisioterapia. Então, com certeza, o conteúdo do anúncio não tem a menor relevância para o termo de clínica de fisioterapia.
Custo por clique máximo
Entretanto, você que tem uma página alinhada e está jogando a palavra-chave para um anúncio alinhado, não vai passar por isso. E, caso você passe, significa que você precisa colocar um lance de CPC um pouco mais alto.
Por isso, você deverá ficar de olho no seu CPC para aumentar ou diminuir os lances de acordo com o seu status e objetivo. Você tem sua palavra-chave alinhada à sua página e ao conteúdo do seu anúncio, mas ainda não está na primeira posição? Tente aumentar um pouco o valor do lance – sempre de acordo com o seu orçamento.
Gostou das nossas dicas sobre colocar seu negócio na primeira página do Google? Veja o vídeo Como colocar o seu negócio na primeira página do Google para um passo a passo mais detalhado e não perca os próximos artigos da série! Já que lá você entenderá mais sobre as Extensões de Anúncio e sobre a Técnica SKAG!