Você consegue notar diferença entre a persuasão de anúncios de pesquisa?
É óbvio que tendemos a clicar nas posições mais elevadas.
Porém existe um toque essencial que mata a concorrência e te dá a chance máxima de um clique.
Além de tudo aumenta consideravelmente sua probabilidade de aparecer na primeira posição com um CPC bem mais barato!
Mágica? Não. Tudo isso é baseado em um anúncio bem estruturado através de Extensões de Anúncio.
Então, quer saber como eles funcionam e como trazer muito mais resultado usando uma simples estratégia?
Então continua lendo esse artigo que nós aqui da Flyon vamos te explicar direitinho.
Índice:
- Por que Adicionar Extensões De Anúncio?
- Extensões de Anúncio – Sitelinks:
- Extensões de Anúncio – Chamada:
- Extensões de Anúncio – Frase de Destaque:
- Extensões de Anúncio – Mensagem:
- Extensões de Anúncio – Snippets Estruturados:
- Extensões de Anúncio – Promoção
- Outras Extensões
- Conclusão
1. Por que adicionar extensões de anúncio?
Vamos começar fazendo uma análise breve e prática.
Separei dois exemplos de anúncio em que ambos se apresentam na primeira posição de pesquisa.
Quero que você faça uma observação rápida entre os dois, não precisa ler necessariamente o anúncio e nem os fatores que o compõe.
Pronto, agora quero que você responda na sua cabeça, a partir dessa observação, qual deles te parece ser mais chamativo e pode te levar a um clique?
Sim, a resposta é bem óbvia!
O segundo ocupa uma parte bem maior da sua tela, apresenta muito mais informações e é bem mais chamativo aos nossos olhos.
Tudo isso é porque ele foi bem estruturado com todas as extensões de anúncio relevantes que o google ads fornece.
Como o CPC cai com isso?
Agora você deve estar se perguntando, mas como o CPC cai com isso? Vou explicar de uma forma bem sucinta.
A classificação do posicionamento de um anúncio é calculado pelo que chamamos de Ad Rank.
Ele é obtido através de uma fórmula bem simples na qual é composta pela multiplicação CPC pelo índice de qualidade.
A adição de extensões de anúncio elevam o índice de qualidade.
Agora imagine que você está com um Ad Rank “y” e que ao fazer uma análise de um conjunto de anúncios, você fez a adição de extensões que julgou serem importantes para ele, logo, seu índice de qualidade aumenta.
De acordo com a álgebra da equação,mantendo o Ad Rank constante, uma elevação no Índice leva a uma queda no CPC.
Temos um artigo no nosso blog que explica essa relação de uma forma bem detalhada.
Se ficou interessado em saber mais sobre como o Google posiciona seus anúncios, saiba como funciona o Leilão do Google.
Agora que já está mais do que explicado o tamanho da importância e benefícios das extensões de anúncio, vamos destrinchar cada uma.
Aqui embaixo vou separar todas elas. Assim, vou explicar o que cada uma faz e dar exemplos de aplicação. Então continua ligado que a melhor parte está por vir.
Se liga na dica!
Para facilitar, colocarei as extensões principais separadas em subtítulos.
Algumas das extensões só são apropriadas para casos mais específicos, portanto as deixarei em outro subtitulo denominado como outros.
Caso queira conferir na prática como configurar suas extensões, da uma olhada no vídeo abaixo!
2. Extensões de anúncio – Sitelinks:
As extensões de sitelinks são as mais comuns
E eu já te adianto que na maioria dos casos ela é possível de ser adicionada de alguma forma.
Elas disparam logo abaixo do título principal do anuncio e seus links geralmente direcionam para alguma página específica dentro do seu site.
Por exemplo; digamos que você é dono de um e-comerce que vende roupas masculinas.
Suas extensões de sitelinks poderão conter títulos em que os links direcionem para uma parte do seu site que contenham peças de roupas específicas, com o Jaquetas de Couro, ou Camisas Sociais.
Além do título, uma extensão de sitelink pode conter também até duas descrições.
É possível adicionar até 20 termos de sitelink na extensão.
Eles irão disparar da forma como o sistema do google julgar ser mais efetivo conforme a busca do usuário.
Importante comentar também que os sitelinks disparam em um mínimo de duas e um máximo de quatro por anúncio.
As extensões de sitelink são de extrema importância pois além de permitirem direcionar o usuário direto para uma página específica, elas deixam seu anúncio mais volumoso.
3. Extensões de Chamada:
Uma pesquisa rápida pelo telefone de um lugar, via mobile, pode se tornar muito mais fácil se nela um link com o número for disponibilizado no anúncio não acha?
A extensão de chamada é muito útil, pois o usuário não perde tempo anotando seu número para digitar
Basta um clique e a ligação irá se iniciar instantaneamente, e tudo o que facilita a vida do consumidor, aumentam as chances do mesmo se tornar uma conversão.
4. Extensões de Frase de Destaque:
Esse tipo de extensão, permite que você adicione uma frase de destaque logo em seguida a sua descrição.
Essas frases geralmente indicam frete grátis, alguma promoção por pagamento à vista e parcelas sem juros
Mas você pode escrever o que quiser desde que o texto não ultrapasse 25 caracteres.
Sendo que é possível adicionar até vinte extensões de frase de destaque, porém só quatro serão disparadas por vez
5. Extensões de Mensagem:
Você se deparou com um anúncio e se interessou demais
Porém uma dúvida fatal sobre o produto bateu no mesmo momento.
Você está ocupado demais para ligar agora ou para analisar melhor o que você acabou de ver.
As chances desse interesse ir embora são imensas caso o usuário não consiga ter um modo prático de fazer uma pergunta ou um comentário naquele mesmo instante.
Sim, é um instante crucial para uma possível conversão segundos o separam de uma possível venda ou uma desistência.
É justamente para resolver esse problema que a extensão de mensagem atua.
Ela inclui um botão logo abaixo do anúncio que permite enviar uma mensagem instantânea SMS ao número ou ao e-mail do anunciante.
Ela só é disparada para pesquisas de aparelhos Mobile.
6. Extensão de Anúncio – Snippets Estruturados:
O Snippet estruturado é uma extensão que, assim como a de frase de destaque, vem depois da descrição do anúncio.
Nela você pode informar valores do seu produto como por exemplo cursos, marcas, modelos, entre outros.
Permite que o usuário conheça mais a fundo o que você está oferecendo
Por exemplo, digamos que eu seja proprietário de uma escola de idiomas e desejo divulgar as línguas que ensinamos.
A extensão de snippet estruturado se encaixa perfeitamente nessa situação.
Seria possível adicionar os cursos das diferentes línguas oferecidos como “aulas de alemão”, “aulas de francês, “aulas de inglês”.
É possível adicionar até dez cabeçalhos desde que eles contenham no máximo vinte e cinco caracteres
Eles disparam de acordo com o algorítimo do google que julga qual combinação é mais efetiva
Portanto quanto mais se adiciona, mais chances de se ter um anuncio com alta relevância.
7. Extensões de Anúncio – Promoção:
Vamos combinar uma coisa, quem é que não gosta de uma promoção?
Agora, digamos que você tenha uma floricultura e que o dia dos namorados está próximo.
Portanto, como um bom vendedor, você entende que nessa época a busca por flores tende a subir, e decide colocar promoções sobre seus produtos.
Imagine se essas promoções pudessem ser vistas logo na busca do seu usuário?
Sim, é exatamente o que esse tipo de extensão faz.
Permite ao anunciante disponibilizar o desconto ou percentual monetário concedido a categorias de produtos
Como estes que você vê geralmente em feiras ou mercados “vinhos com até 50% de desconto”.
Se você não está convencido de que essa extensão é muito importante, temos um dado que pode ser muito interessante!
A maioria das pessoas que abandonam o carrinho na hora da compra, tem maior probabilidade de comprar o mesmo produto se ele for oferecido novamente aquela pessoa com um desconto.
Isso é possível de ser feito com o remarketing dinâmico
Uma ferramenta MUITO interessante e que temos um artigo falando só desse assunto
Clica no link, garanto que vai você vai se surpreender e vai aumentar ainda mais seus conhecimentos em marketing digital.
8. Outras Extensões De Anúncio
Extensões de anúncio – Local:
Essa extensão é viável para quem tem uma loja física e quer que os clientes encontrem tal loja. Quando o anúncio é disparado, a extensão mostra o endereço, a distância e ainda podem conter um botão de chamada (para pesquisas em mobile).
Ao clicar ou tocar no botão da extensão uma página no Google Maps se abre com muito mais detalhes do estabelecimento como o horário de funcionamento, rotas e fotos.
Em um resumo básico essa extensão incentivam as pessoas a visitar seu negócio.
Extensões de Anúncio – Aplicativo:
As extensões de aplicativo são destinadas a negócios que possuem aplicativos próprios. Mas por que eu deveria ter um aplicativo próprio? Meu site já não basta?
Se imagine como um comprador, que entra em um site de determinada loja pelo seu smartphone.
Essa loja oferece estofados, de diversos tipos, como almofadas, poltronas, cadeiras. Apesar do site ser otimizado para mobile, é indispensável comentar que a experiência em um desktop seria muito mais agradável.
Porém você nota que essa loja possui um aplicativo ao qual navegar através dos produtos e realizar uma compra é algo muito mais fácil e satisfatório.
Ficou bem claro o motivo de um aplicativo certo? É exatamente ai que a extensão de aplicativos entra.
O anúncio dispara a informação sobre o seu app com um link que permite o cliente fazer o download dele.
É uma extensão extremamente efetiva, pois permite que os clientes, além de receberem a informação que seu negócio possui um app próprio, permite que o usuário já faça o download direto, sem que ele precise pesquisar por ele.
Extensões de Anúncio – Local De Afiliados:
Acredito que de todas as extensões, essa é a mais específica e a que mais depende da situação para ser inserida.
Ela possibilita que os afiliados mais próximos do usuário sejam avisados com uma busca.
Ela difere da extensão de local pois os afiliados são adicionados manualmente pelo próprio anunciante a nível de conta, sem precisar do google meu negócio.
O que restringe muito essa extensão é que hoje em dia só é possível selecionar grandes varejistas ou revendedores de automóveis para que os afiliados sejam adicionados.
Porém, se seu negócio permite a aplicação da extensão, te garanto que ela facilita muito o caminho de conversão de um cliente que busca uma loja afiliada.
Extensões de Anúncio – Preço:
As extensões de preço permitem ao anunciante divulgar os preços dos seus produtos de uma forma que a busca do cliente se torna algo bem mais fácil, e claro, com bem mais chances de gerar uma conversão.
Ela dispara abaixo da descrição e pode mostrar até três produtos com seus preços mensurados e um link que permite o direcionamento do cliente para o site direto no produto oferecido, por isso é muito importante que seu site seja otimizado tanto para desktop quanto para mobile e tablets para que o cliente tenha uma boa experiência de compra.
Esse tipo de extensão é mais recomendada para e-comerce ou negócios que oferecem categorias de serviços/produtos amplas, ao qual seus preços podem ser chamativos aos olhos de um cliente.
Outro fator necessário ao tratar dessa extensão é que os produtos ou serviços adicionados devem estar de acordo com uma busca que faça sentido para o cliente, por exemplo, um homem que pesquisa por cortes de cabelo não quer um anúncio que lhe informe promoções de corte feminino.
9. Conclusão
Portanto, extensões, sem sombra de dúvidas são uma ferramenta essencial para você que busca altas performances em suas campanhas do Google Ads.
Se a partir desse artigo, você começar a usar todas as extensões que são cabíveis ao seu negócio, posso te dar a garantia de que seus resultados vão melhorar consideravelmente. Assim, basta apenas começar a observar grandes empresas, que investem em marketing digital, seus anúncios além de possuírem bons títulos, boas segmentações e boas descrições, contam também com uma estruturação muito bem feita baseada em extensões.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre como alavancar o seu negócio através de estratégias do markting digital? Fale com um de nossos especialistas!