Como anunciar no Google Shopping

Como anunciar no Google Shopping

Se você está habituado a mexer com o Google Adwords, certamente já ouviu falar sobre a campanha do tipo Shopping. No entanto, pode ter ficado perdido por precisar do suporte de uma outra plataforma, o Merchant Center. Mas como anunciar no Google Shopping?

Caso tenha dúvidas sobre o Google Shopping e suas vantagens, confira aqui.

Para iniciarmos uma campanha de Shopping dentro do Google Adwords é necessário organizar alguns dados sobre os produtos. Nada muito difícil, mas vamos deixar aqui um passo a passo para facilitar o seu processo de ativação desta campanha.

Índice:

1 – Google Merchant Center

2 – Feed de Páginas

3 – Criação de Campanha No Google Adwords

4 – Criação Grupo de Anúncio

5 -Bônus: Smart Shopping Campaings

Google Merchant Center

Antes de tudo, o primeiro passo é disponibilizar ao Google o máximo de informações sobre todos os seus produtos. Para fazermos isto utilizamos do Merchant Center. O Merchant é uma ferramenta que possibilita passar as informações de todos os produtos por meio de uma planilha.

Vinculação de contas

Assim que entrar no site, merchants.google.com, você precisará criar uma conta para a sua loja e vincular ela a sua conta do Google Adwords. Esta opção se encontra dentro dos três pontinhos no canto superior direito.

Vinculação de conta

Desse modo, o Segundo passo dentro do Google Merchant Center é fazer a verificação do seu site. De tal forma que o Google consiga garantir que você é realmente o proprietário do domínio o qual deseja anunciar.

Verificação do Website

Assim, a verificação pode ser feita utilizando um dos métodos abaixo:

  • baixe um trecho de código HTML e adicione-o ao seu arquivo do tema do seu site na tag <head>;
  • faça a verificação por meio de um arquivo HTML que você enviará para o seu site. (esse costuma ser o método mais popular);
  • verifique a conta por meio do Google Analytics;
  • verifique usando o Google Tag Manager.

Aliás, estas opções se encontram dentro de “informações comerciais”, na opção “website”.

Merchant Center - como anunciar no google shopping

Feed de Páginas

Depois que o site estiver vinculado e verificado, iniciamos o processo para importar a nossa planilha de dados dos produtos. Desse modo, isso pode ser feito de várias maneiras diferentes. Mas, para configurar seu feed de produtos, você precisa clicar em “produtos” no menu de navegação à esquerda e, depois, clicar em “feeds”.

Existem algumas maneiras para fazer upload dos dados, sendo eles:

  • Arquivos de texto (.txt), XML (.xml)
  • Planilhas Google
  • API Content for Shopping.

Criação de Campanha no Google Adwords

Pronto! Agora que foram preparados os dados no Google Merchant, partimos para o Google Adwords. Ao Selecionarmos a opção Campanhas na coluna principal a esquerda, aparecerá um botão azul com a opção de criar uma nova campanha.

Nova Campanha - como anunciar no google shopping

 

Escolher Meta

Antes de tudo, o primeiro passo dentro da criação de uma campanha é escolher qual a Meta que será utilizada. E então, verificar se é compatível ao tipo de campanha que estamos querendo criar. Assim, com o Google sabendo o objetivo principal da sua campanha, a plataforma tentará otimizar os seus resultados. Temos algumas opções de escolha que são compatível a campanha de Shopping, sendo elas:

  • Vendas: campanha voltada à última etapa do seu funil de vendas, reforçando o interesse em venda de um produto ou serviço. Essa meta tem como redes compatíveis a Rede de Pesquisa, Rede de Display e Shopping.
  • Leads: A campanha de Leads te ajudará a mostrar para o Google o interesse em capturar informações do usuário interessado em seu serviço, através de um formulário preenchido por ele dentro do seu site. Essa meta tem como redes compatíveis a Rede de Pesquisa, Rede de Display, Shopping e Vídeo
  • Tráfego do Site: Essa campanha tem como principal objetivo gerar ao máximo tráfego ao seu site levando o maior número de usuários para ele. Essa meta tem como redes compatíveis a Rede de Pesquisa, Rede de Display, Shopping e Vídeo.
  • Sem Meta: Ainda temos como última opção a criação de uma campanha sem meta de forma a trazer mais liberdade e liberando todas as redes compatíveis.

Tipo de Campanha

Agora que escolhemos a nossa meta de campanha conseguimos escolher o tipo de Campanha Shopping. Além de selecionar, agora, a conta do Merchant Center e o país onde os produtos serão vendidos.

Shopping - como anunciar no google shopping

Subtipo de Campanha

O Google ainda possibilita escolher um subtipo de campanha, podendo ser uma Campanha Inteligente do Shopping ou uma Campanha Padrão. Iremos prosseguir utilizando a Campanha Padrão e comentaremos mais abaixo sobre a Campanha Inteligente do Shopping.

Campanha Inteligente - como anunciar no google shopping

O próximo passo se assemelha com a criação de uma Campanha de Rede de Pesquisa, onde se pode escolher o Nome da Campanha, Configuração de lance e Orçamento.Após definido o orçamento, teremos outros dois pontos importantes na configuração da nossa campanha, o Método de Exibição e a Prioridade de Campanha.

Método de Exibição

O Método de exibição define com que frequência o seu anúncio aparecerá durante o dia:

  • Padrão: Na opção padrão, o Google tentará otimizar o orçamento diário para fazer com que o seu anúncio apareça o dia todo, deixando de participar de alguns leilões, porém mantendo uma frequência durante o dia todo.
  • Acelerado: No método acelerado, seu anúncio participará de todos os leilões que o seu orçamento permitir, sem se preocupar em imprimir o dia todo. Desta maneira o seu orçamento tende a acabar mais rapidamente e você só voltará a participar dos leilões no dia seguinte, caso isto ocorra.

Prioridade da Campanha

A prioridade da campanha se torna importante quando se tem mais de uma campanha de Shopping e elas compartilham de um mesmo produto. Escolhendo a prioridade você define qual campanha deve participar do leilão de forma a não concorrerem entre si. Podemos definir a prioridade em níveis, sendo eles, baixa, média, alta.

Prioridade da Campanha - como anunciar no google shopping

  • Baixa: Esta campanha só participará dos leilões caso não tenha nenhuma outra campanha com o mesmo produto. Da mesma maneira, caso a de prioridade alta ou média tenha seu orçamento já extrapolado.
  • Média: A média segue a mesma lógica porém só aparecendo caso apenas a prioridade alta tenha o seu orçamento estourado.
  • Alta: Ela tem prioridade sobre todas as outras campanhas da mesma conta. Deixando apenas de participar dos leilões caso fique sem orçamento.

Vale lembrar que se tivermos várias campanhas com a mesma prioridade, a campanha com o lance mais alto, para o produto em questão, participará do leilão.

Redes

É importante verificar que temos duas opções:

Aparecer apenas nas buscas dentro do próprio Google ou em sites parceiros também, como por exemplo o próprio Youtube.

Rede de Pesquisa - como anunciar no google shopping

Locais

Dentro de Locais podemos optar por aparecer em todos os países, em território brasileiro apenas ou até mesmo em uma área específica, escolhendo uma cidade ou uma região.

Locais - como anunciar no google shopping

Criação do Grupo de Anúncio

Estamos quase terminando! Agora só falta as configurações de anúncio, e essas são muito mais simples, sendo necessário apenas escolher o nome o qual você deseja deixar para o Grupo de Anúncio e o valor de lance.

Grupo de Anúncio

Pronto! Agora é acompanhar ela de perto para poder fazer as otimizações necessárias e alavancar, acima de tudo, as suas vendas!

Bônus: Smart Shopping Campaings

Como comentado mais acima, a campanha inteligente merece uma atenção especial. Separamos então um último item BONUS neste artigo para explicar como ativar-la e de que forma ela funciona.

As Smart Shopping Campaings são campanhas automatizadas onde o próprio Google busca otimizar. Apartir de um ramo da inteligência artificial chamada de “Machine Learnig”, o Google efetua testes de segmentação, de lance e de anúncio de maneira a entender qual traz o melhor resultado para aquilo que você busca.

Porém para conseguirmos colocar ela para rodar precisamos de alguns itens obrigatórios, tais como:

  • É necessário ter instalado em seu site o acompanhamento de conversão.
  • É necessário ter no mínimo 50 conversões na rede de Display ou ao menos 100 conversões na rede de Pesquisa. Desta maneira o google tem algumas informações iniciais para começar os testes.

Outro ponto importante, porém não obrigatório para ativar, é durante a criação desta campanha escolher um orçamento diário que seja pelo menos duas vezes o valor do seu CPA alvo.

Esta é uma campanha que pode demandar um tempo para trazer bons resultados. Isto porque o Google precisa efetuar testes para conseguir traçar um perfil.

No entanto, segundo o próprio Google, este tipo de campanha tende a apresentar um resultado 20% maior do que as campanhas tradicionais, se tornando uma opção importante de teste!

Agora você está realmente preparado para criar uma campanha de Shopping do zero!

Coloque esta opção em prática e nos conte nos comentários abaixo como está sendo para o seu negócio em específico.

Quer mais dicas para o seu e-commerce? Saiba como fazer uma boa gestão de loja virtual.

Imagens que Convertem