Google Shopping: Como funciona e por que usar no seu e-commerce?

Google Shopping: Como funciona e por que usar no seu e-commerce?

Quem desenvolve algum tipo de atividade online relacionada com vendas, sempre está à procura de uma estratégia que possa contribuir para um “upgrade” nos resultados. Nesse sentido, entender o que é o Google Shopping e como ele funciona é algo fundamental não apenas para bons resultados, mas para uma permanência mais sólida nesse mundo cada vez mais concorrido.

Por outro lado, mesmo sendo considerada uma ferramenta importante para o desempenho de uma loja virtual, o Google Shopping é deixado de lado por muitos empreendedores que se aventuram no mundo digital.

Ruim para quem está de fora, mas ótimo para quem vai aproveitar as funcionalidades oferecidas pela ferramenta. Já que isso garante mais oportunidades para quem implementa uma estratégia por meio dela.

Nesse artigo, preparamos um guia prático para que você entenda como funciona e como usar o Google Shopping para trazer mais resultados para seus negócios online.

Acompanhe tudo e boa leitura!

Índice:

  1. O que é o Google Shopping?
  2. Como funciona o Google Shopping?
  3. Por que usar o Google Shopping e quais são as suas vantagens?
  4. Dicas para aumentar a performance no Google Shopping

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é, basicamente, uma espécie de vitrine virtual. Nela você pode conferir uma série de produtos oferecidos pelas lojas cadastradas na plataforma. Em outras palavras, é um shopping virtual — como sugere o próprio nome.

Por meio da página oficial, é possível fazer pesquisas usando várias funcionalidades. Tais como: faixa de preços, itens novos ou usados, vendedor, marcas, empresas e muito mais.

É essa praticidade que torna o Google Shopping uma ferramenta muito boa para o anúncio de produtos na internet. Ajudando, assim, a levar mais clientes para sua loja virtual, aumentando suas vendas online!

Como funciona o Google Shopping?

Talvez, a parte mais simples seja compreender o funcionamento dessa ferramenta. Por exemplo, se você acessar o Google e digitar o nome de algum produto como notebook, os resultados contarão com uma série de alternativas com preços, fotos, nome da loja, marca e outros dados.

Geralmente, essas informações aparecem no topo dos resultados de busca, uma vez que o próprio Google optou por integrar essa funcionalidade a sua ferramenta de links patrocinados.

Com isso, as pessoas têm uma forma muito útil, prática e rápida para encontrar aquilo que precisam. Depois, é só clicar no produto desejado para ser direcionado a página do anunciante.

Veja o funcionamento do Google Shopping de forma simples nessa imagem:

como anunciar no google shopping

Por que usar o Google Shopping e quais são suas vantagens?

Para entender como seu negócio virtual pode faturar ainda mais fazendo uso dessa ferramenta de anúncios online, vamos ver a seguir algumas de suas principais vantagens. Acompanhe:

Mais tráfego

Os resultados do Google Shopping ficam sempre em evidência nos resultados de busca. Logo, é natural que eles consigam atrair para sua loja virtual um público maior e mais interessado naquilo que está oferecendo.

Além disso, a taxa de cliques é maior do que os anúncios em texto. Uma vez que os anúncios têm mais qualidade, têm informações importantes em evidência e tendem a ser mais atrativos.

As pessoas se preocupam muito com o fator preço e com a imagem do produto. E no caso do Google Shopping é o que aparece logo “de cara”.

Mais conversões

As vendas na loja virtual tendem a aumentar porque os usuários que chegam até ela, por meio dessa ferramenta, já estão em uma fase de venda mais específica que, nesse caso, é quando já estão mais cientes daquilo que pretendem adquirir.

Ou seja, o visitante já pesquisou e levantou os dados sobre as condições do produto que deseja. Assim, ele está em uma fase muito mais próxima da conversão do que aquele que ainda se encontra em uma fase de “desejo de compra”.

Aqui vale uma observação muito importante: não adianta muito trabalhar com o Google Shopping se, quando o usuário chega até sua loja virtual, ela não oferecer uma usabilidade fácil e eficiente.

Pontos como: dificuldades de formas de pagamento, passos para a realização da compra, desempenho e disposição das informações, podem contribuir para que ele se afaste e nunca mais retorne.

Maior presença online

O Google Shopping permite que o usuário possa ajustar os anúncios e dividir as exibições com links patrocinados da empresa. Claro, para isso é preciso que você tenha atenção nas métricas relevantes para seu negócio para configurar muito bem aquilo que deseja.

Assim, é bem provável que os seus anúncios sejam exibidos ao mesmo tempo – aumentando as chances de atração de mais clientes. Pois seu site teria uma maior possibilidade de exibição e consequentemente, mais cliques.

Monitoramento

Quem trabalha com vendas já tem em mente a necessidade de acompanhar o desempenho de suas campanhas. Nesse sentido, o Google Shopping oferece um bom auxílio ao permitir que tudo possa ser analisado por meio de relatórios bem específicos.

Assim, será possível identificar quais são os tipos de produtos ou marcas, por exemplo, que conseguem atrair mais cliques dos usuários e gerar um maior número de conversões.

Isso significa que qualquer parâmetro indicado ou atribuído a determinado produto pode servir como base de uma análise.

Além disso, também é possível avaliar a concorrência ao analisar comparativos para determinar estratégias futuras.

Dicas para aumentar a performance no Google Shopping

Após realizar seu cadastro com uma conta Google através do link que indicamos acima, é preciso que você fique também atento a alguns fatores e boas práticas que contribuirão para uma maior eficiência nos resultados.

Assim, selecionamos alguns deles para que você tenha um direcionamento melhor:

  • Faça uso de frases promocionais a favor de seu anúncio;
  • Procure ao máximo se manter competitivo nas suas estratégias, especialmente avaliando o que a concorrência tem feito;
  • Os melhores produtos sempre devem ser aqueles a ser anunciados;
  •  
  • Preocupe-se com a apresentação das imagens, elas são o grande atrativo dessa ferramenta.

O Google Shopping é uma excelente ferramenta que pode fazer toda a diferença nos negócios virtuais. É uma alternativa muito interessante tanto para quem anuncia quanto para quem está consumindo. Por isso, sempre o considere como uma oportunidade de fechar novas vendas.

Agora que você viu um pouco mais sobre o Google Shopping e como ele funciona, aproveite para aumentar suas vendas com nosso guia de vendas para e-commerce. Baixe agora mesmo e veja mais dicas para impulsionar as vendas da sua loja virtual. Confira!