Taxa de conversão e-commerce: Como medir e melhorar?

Taxa de conversão e-commerce: Como medir e melhorar?

Você já ouviu falar em taxa de conversão de e-commerce e sabe o que é e para que serve essa métrica? Sendo importantíssima para saber como está a sua loja virtual, se você tem dúvidas sobre o assunto ou até mesmo não conhece a taxa de conversão, você está no lugar certo.

Neste artigo você irá descobrir o que é essa métrica e também porque ela é tão importante. Vai conferir, ainda, como é possível fazer o cálculo para saber se o seu e-commerce tem ou não uma boa taxa. Por isso, continue lendo e melhore seus resultados a partir deste cuidado.

Índice:

  1. o que é a taxa de conversão de um e-commerce?
  2. Por que ela é tão importante?
  3. Como calcular a taxa de conversão do e-commerce?
  4. 7 dicas para melhorar sua taxa de conversão

O que é a taxa de conversão de um e-commerce?

Como mencionado anteriormente, taxa de conversão e-commerce é uma importante métrica com que os gestores das lojas virtuais devem trabalhar para corrigir seus erros e, com isso, fazer o negócio crescer.

Decerto, o conceito é bastante simples. Portanto, relaciona a quantidade de pessoas que acessam seu endereço virtual, com a quantidade de usuários que efetuam uma compra.

Apesar de o ponto de conversão poder medir outras situações, como oportunidades e leads, tratando-se do e-commerce, é uma ferramenta essencial para avaliar como andam as vendas. Afinal, quantas pessoas estão chegando até a sua loja e estão, de fato, comprando algo? E no que se refere àquelas que saem sem fazer uma compra, quais são os motivos?

A taxa de conversão de e-commerce busca dar estas e outras respostas para que você aprimore o seu negócio e o faça expandir cada vez mais.

Por que ela é tão importante?

Mas, saber esses dados é realmente necessário e relevante?

De fato, a taxa de conversão do e-commerce é considerada como, nada mais, nada menos do que a mais importante entre todas as métricas. Isso porque sua correta análise possibilita mudar completamente os resultados da sua loja.

Evidentemente, existem outras métricas importantes com que o seu negócio online precisa trabalhar. Entretanto, a taxa de conversão de e-commerce é a base para todas as demais. Já que sem a conversão nada mais acontece no seu espaço virtual. É preciso ficar de olho nesses números!

Como calcular a taxa de conversão do e-commerce?

O cálculo da taxa de conversão de um e-commerce é bastante simples e considera dois números reais da sua loja virtual: número de visitantes que o site recebeu em determinado período X número de pessoas que se converteram, de algum modo, neste mesmo tempo.

Veja a imagem abaixo:

como calcular taxa de conversão e-commerce

Quer um exemplo prático? Considere que seu site recebeu, em uma semana, 7280 visitas e teve 69 vendas. Neste caso a taxa de conversão do e-commerce seria de (69/7280)*100 = 0,95% um índice baixo de conversão já que a cada 100 pessoas nem sempre 1 pessoa efetivamente pelo processo de compra.

Considere que em outra semana, com uma nova estratégia, a loja virtual recebeu 6550 visitas e teve 147 vendas. Neste caso, a taxa de conversão do e-commerce seria de 2,24%!

Quando maior o resultado da taxa, melhor o seu e-commerce está sendo visto pelo seu público.

7 dicas para melhorar sua taxa de conversão

Viu como a taxa de conversão de seu e-commerce é muito importante para que o negócio mantenha seu ritmo de crescimento e expansão? Então confira agora dicas simples sobre como melhorar seus resultados priorizando essa taxa:

1. Analise seu público-alvo

A primeira dica para melhorar a taxa de conversão do e-commerce é bastante simples e útil para inúmeros casos: saiba quem é a sua persona, o seu público. Quanto mais informações a respeito do público você tiver, melhor será a forma como irá abordá-lo. As chances de conversão são maiores quando você usa uma linguagem específica para um público específico.

2. Capriche no design

O design da página conta muito quando o assunto é levar um visitante a se converter, baixando algum material ou simplesmente preenchendo um formulário. Se a página não for atrativa, interessante e ao mesmo tempo direta, pode ser que você perca várias boas oportunidades. Por isso, procure adequar seu espaço conforme o seu público e a imagem do seu negócio.

3. Construa CTAs atrativos

Outra dica para melhorar a sua taxa de conversão é caprichando e construindo CTAs – call to actions – atraentes e instigantes para que o visitante continue na sua página. Por exemplo, que tal pensar estrategicamente na forma como o seu produto ou serviço é descrito? Você sabia que é possível usar de gatilhos mentais mesmo em poucas linhas? Isso muda o seu resultado!

4. Faça testes A/B

Para saber a melhor forma de ter boas conversões, é indispensável que você realize testes do tipo A e B – ou até mesmo com mais opções – para descobrir qual a melhor forma de atingir seu público e ter resultado. Use a estratégia especialmente para definir o melhor design, o melhor CTA, o melhor produto para indicar, entre outros fatores.

5. Faça remarketing

Sua loja virtual já tem investido na estratégia de remarketing? Caso não saiba do que se trata, vale dizer que esta é uma alternativa interessante para melhorar seu número de vendas. Isso porque o remarketing consiste em mostrar suas propagandas e anúncios para quem já acessou a sua página. Esses anúncios podem ser feitos tanto no Facebook como no Google e têm ótimos resultados no quesito conversão.

6. Use botões com cores mais destacáveis

Não deixe um conteúdo todo ser visto e lido sem antes acrescentar botões que o levem para o próximo passo. Como, por exemplo, “Entre em contato”, “Garanta seu desconto” e “Aproveite essa promoção”. Esses atalhos rápidos são importantíssimos para o crescimento da sua loja online.

7. Use o feedback a favor do crescimento

A última dica, por fim, é sempre escutar atentamente o que os seus visitantes estão dizendo. Isso lembrando que muitas vezes esse dizer é através de comentários ou de um contato direto. Pode ser que seus números ruins, ou simplesmente baixos, sejam alertas visíveis. Procure melhorar seu e-commerce sempre observando o que tem para ser melhorado.

Agora que você já sabe o que é taxa de conversão de e-commerce e entende a importância de acompanhá-la e melhorá-la, que tal aprofundar seus conhecimentos e suas estratégias de vendas? Baixe gratuitamente, e agora mesmo, o E-book Guia de Vendas para e-commerce e confira várias dicas sobre como vender mais através da internet.