As estratégias e dicas que daremos aqui serão para conseguir backlinks de qualidade! Afinal, um backlink sem qualidade, prejudica o seu site/blog também!

E claro, isso tudo voltado para o tráfego orgânico!

Índice:

  1. O que são backlinks
  2. A importância dos backlinks
  3. Ferramentas
  4. Estratégias

1. O que são backlinks

Alguns estudos atuais comentam que é pouco provável que um usuário, ao usar o mecanismo de busca do Google, acesse a segunda página. Isso porque os algoritmos do Google colocam logo na primeira página as respostas para as perguntas que buscamos.

Por isso, quando escrevemos um artigo em nosso site/blog, devemos nos preocupar com várias técnicas de otimização para que nos encaixemos nesses algoritmos e consigamos rankear na primeira página.

Dessa forma, uma das técnica é a troca de backlinks entre sites e blogs que falem do mesmo tema que você.

Mas, afinal, o que são backlinks?

Os backlinks também são conhecidos como links de entrada. Ou seja, qualquer ligação e/ou referência entre páginas com um tema ou assunto em comum. Assim, funcionam com links que redirecionam para o seu site ou para outra página.

Entretanto, se você tem uma loja virtual, é essencial que você saiba também sobre as taxas de conversão!

2. A importância dos backlinks

A importância dos backlinks é proporcional ao seu interesse em se posicionar bem no Google. Você se interessa em estar entre os primeiros da primeira página do Google em determinado assunto?

Se sua resposta for sim, saiba, então, que os backlinks serão de suma importância. Mas por quê?

O principal uso dos backlinks é para melhorar a experiência dos usuários. Isso porque, ao compreender a relevância de determinado assunto, você pode redirecionar seu leitor para a página de alguém que tenha mais domínio sobre esse assunto.

Por consequência, seu leitor conseguirá as repostas para suas perguntas e poderá se lembrar do seu site quando precisar novamente.

Além disso, os backlinks auxiliam na autoridade dos sites. E, dessa vez, vamos nos focar nessa importância.

Uma das variáveis que o Google analisa para um bom posicionamento das páginas é a autoridade do domínio e da página em questão. Por isso, uma das formas de se posicionar bem no Google é analisando a autoridade do site para o qual você vai redirecionar seu usuário e a partir do qual podem redirecionar usuários para você.

3. Ferramentas

Quando um site com uma boa autoridade coloca um link que redireciona para a sua página, isso aumenta a sua autoridade também. Isso porque o Google “compreende” que, se uma página que tem uma boa autoridade te referencia, quer dizer que você também deve ter uma boa autoridade.

Tudo isso carrega uma lógica de que: uma referência de boa qualidade, gera mais qualidade. Mas o contrário também é válido: se alguém que não tem domínio sobre o que está falando e não tem boas estruturas perante o algoritmo do Google te referencia, também te faz perder autoridade.

Por isso, as ferramentas que daremos como exemplo servem, justamente, para se procurar backlinks de qualidade.

MozBar

A ferramenta MozBar pode ser utilizada enquanto extensão do Google Chrome e, na versão gratuita, faz os cálculos de autoridade dos sites que você buscar.

Como qualquer outra extensão, basta que você procure no Google por “extensão MozBar” e, a seguir, baixe-a. Crie uma conta e comece a usar!

Veja o nosso exemplo:

MozBar como estratégia para conseguir backlinks

 

Quando eu pesquiso por “Desenvolvimento Pessoal”, por exemplo, o MozBar logo me mostra as autoridades de página e de domínio dos sites.

Ou então, quando eu entro em uma página, ele me mostra a seguinte barra com as informações necessárias:

MozBar - On Page como estratégia para conseguir backlinks

Vale lembrar que esses números são dinâmicos e mudam a todo instante. Isso porque o Google está, constantemente, avaliando e reavaliando as autoridades dos sites.

Ubersuggest

A ferramenta – gratuita e propagada por Neil Patel – nos auxilia em diversas situações.

Veja:

Ubersuggest como estratégia para conseguir backlinks

 

Quando eu procuro pela palavra-chave “Desenvolvimento Pessoal”, a ferramenta logo me mostra – na Visão Geral da palavra-chave – coisas como:

  • Volume de busca mensal;
  • Os meses em que mais se tem busca pela palavra-chave;
  • Dificuldade de SEO;
  • Ideias de palavras-chave;
  • E muito mais!

Mas, além de tudo isso, a ferramenta ainda me dá ideias de conteúdo e, ainda por cima, me mostra os links de páginas que estão melhor rankeando no momento. Isso também me ajuda quando eu for referenciar alguém e buscar que alguém me referencie.

Link Checkr

A ferramenta Link Checkr também funciona como uma extensão do Google Chrome e cumpre a função de buscar por links quebrados na página em que você estiver.

Aqui, em uma página aleatória, usei a minha extensão Link Checkr para ver se tinha algum link quebrado.

Links quebrados são aqueles que redirecionam para páginas que dão erro – por n motivos. Tais como: página que saiu do ar, endereço de URL errado, etc.

Veja o resultado:

Exemplo de uso do Link Checkr

 

Conforme for, posso ver quais são os erros dentre os links que a ferramenta me apontou e como consertá-los. Isso serve tanto para você avisar outro site/blog, como para o seu próprio!

Imagens que Convertem

4. Estratégias para conseguir backlinks

Guest Post

Uma das estratégias mais interessantes para se conseguir backlinks é a de Guest Post. Na tradução literal significa “postagem de convidado” e isso já deixa bem claro.

Portanto, essa estratégia funciona a partir de um post que escrevemos especialmente como “convidados” em outro site. A partir daí, você pode se referenciar e colocar backlinks para artigos que aprofundem mais sobre determinado tema em seu próprio site.

Por exemplo, a partir de conversas com os administradores de um site que tem uma grande autoridade em um assunto cujo assunto também é tema do meu site, posso negociar um guest post. É nesse post como convidado que vou poder referenciar meu site e jogar para ele um tráfego de qualidade.

Trocar backlinks

Uma das estratégias que mais aproxima os sites que falam sobre o mesmo assunto é essa! Ela também é conhecida como uma das técnicas de link building. Ou seja, das técnicas de se conseguir links para o seu site.

Ela consiste em entrar em contato com sites e blogs que produzam o mesmo assunto e conteúdo que você. A partir daí, você pode conversar e trocar ideias em que você referencie um artigo/post do seu correspondente e ele também referencie um seu.

Por exemplo, se eu tivesse um blog que falasse sobre Ciências Humanas, eu poderia entrar em contato com outros blogs que também falam sobre Sociologia, Antropologia, História, Ciência Política, Educação, línguas, Filosofia e tantos outros assuntos…

A partir dos meus contatos, eu poderia trocar ideias em que o meu blog, em um artigo sobre sociologia do trabalho, por exemplo, poderia dialogar com antropologia industrial de outro blog. Por que não nos referenciarmos? Nossos usuários teriam as melhores experiências podendo ler sobre ambos assuntos!

Mas é importante lembrar a importância das ferramentas que falamos: não se pode esquecer de analisar as autoridades dos sites e blogs antes de entrar em contato!

Busca por links quebrados

A partir das buscas de sites e blogs com quem você queira trocar backlinks ou fazer um guest post, você pode também achar links quebrados.

Essa é uma técnica um pouco mais trabalhosa. Mas, com ela, você consegue fortalecer laços com sites e blogs com grandes autoridades.

A técnica consiste, então, em:

  1. Busca por sites e/ou blogs de seu interesse;
  2. Checagem de links quebrados;
  3. Aviso à administração do site/blog;
  4. Diálogo sobre substituição do link quebrado por um do seu site.

Com a substituição do link quebrado, há uma boa possibilidade de que o novo link seja redirecionando para o seu artigo!

Conteúdo

Um conteúdo de qualidade chama muita atenção – até do próprio Google!

Dessa forma, é importante estabelecer e sempre deixar claro o objetivo do seu site/blog e construir conteúdos de qualidade. Por isso, um bom conteúdo precisa de:

  1. Um título forte;
  2. Boas práticas e técnicas de SEO;
  3. Um conteúdo forte, consistente e interessante;
  4. Por fim, uma chamada para ação.

Seguindo as nossas dicas para criação de um bom conteúdo, você perceberá que sua autoridade – em assuntos de seu domínio – crescerá e você poderá ser referenciado por outros sites! Podendo, até, conseguir backlinks de modo involuntário e naturalmente!

Mas existem outros 12 Mecanismos de Busca Alternativos ao Google para escalar seus resultados. Não deixe de conferir!

Portanto, esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e estratégias para conseguir backlinks!

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que respondemos!