Conteúdo Gerado pelo Usuário: o que é e qual sua importância

Conteúdo Gerado pelo Usuário: o que é e qual sua importância

Criar conteúdos interessantes para seu público-alvo é um desafio diário, e quem trabalha com Marketing Digital entende muito bem essa dificuldade. 

Ainda que não seja falado normalmente, existe uma forma de criar conteúdos que irá conectar sua marca com o público-alvo mais facilmente e de uma maneira muito eficiente! 

É o Conteúdo Gerado pelo Usuário!  

O User Generated Content (UGC) ou Conteúdo Gerado pelo Usuário é como o nome já diz: conteúdos que são feitos pelos próprios usuários/clientes. Pode ser qualquer tipo de mídia, desde que seja gerado espontaneamente pelo consumidor do seu produto. Pode ser um vídeo, uma imagem, comentários… 

Dessa forma, ele é uma das melhores formas para motivar seu público a participar de iniciativas promovidas pela sua marca e a comprar com você!

Você quer entender o por que é importante gerar esse tipo de conteúdo e como ele pode ser seu aliado nas redes sociais? 

Índice:

  1. Por que o Conteúdo Gerado pelo Usuário é importante para a sua marca?
  2. Motivos para você aderir ao UGC
  3. Como começar a aderir ao Conteúdo Gerado pelo Usuário
  4. Tipos de UGC
  5. Dicas preciosas

 

1. Por que o Conteúdo Gerado pelo Usuário é importante para sua marca?

Nielsen, uma empresa especializada em pesquisas mostra que 92% dos consumidores acredita que quando um produto é indicado pela família e amigos é muito mais relevante para eles do que as mensagens e descrições feitas pela marca dele. 

Além disso, o Conteúdo Gerado Pelo Usuário gera um engajamento 6,9 vezes maior do que um conteúdo comum!

2. Motivos para você aderir ao Conteúdo Gerado pelo Usuário

Ajuda na taxa de conversão

Como já disse antes, o produto ganha mais valor quando é indicado por alguém que conhecemos, não é mesmo? 

Só para exemplificar, você prefere comprar um bolo que sua amiga falou que é muito bom ou um bolo qualquer que você viu no mercado, escrito na embalagem “O bolo mais saboroso que existe”?

Prefere comprar um produto com várias avaliações positivas de compradores ou outro que não tem nenhuma ou alguma avaliação negativa? 

Dessa forma, o Conteúdo gerado pelo usuário dá um “empurrão” na hora que o consumidor vai decidir comprar ou não, já que outras pessoas já compraram e já tiveram experiências com o produto! 

Dando uma ajudinha para ele, você poderá facilmente aumentar a taxa de conversão! Claro que não é a única forma de aumentá-la. Confira Dicas da Flyon para melhorá-la.

Cria uma conexão entre sua marca e o usuário

Em todas as áreas de nossa vida, nos baseamos muito na experiência de outras pessoas. 

Portanto a participação de usuários tratando diretamente com a sua marca, gera uma sensação de proximidade para o cliente! É importante também ter um espaço destinado para isso, onde são incentivados a inserir conteúdos, experiências e opiniões, aumentando a sensação de intimidade. 

Assim sendo,  ele se sentirá confortável para poder falar o que quiser e vendo que sua opinião tem valor e é ouvida, acaba gerando uma confiança dele na sua marca e também nas pessoas que visitam seu site e visualizam esses conteúdos. 

Fonte para novos conteúdos

Por ser um conteúdo quase gerado inteiramente pelo próprio usuário, ele não exige das marcas grandes esforços no processo de criação. Com isso, é uma fonte inesgotável de ideias, você pode usá-los para ter insights para outros conteúdos a partir deles. 

Desse modo uma ideia genial pode aparecer lendo um simples comentário no Facebook!

E consequentemente, também não é preciso um investimento financeiro alto para isso, já que é tudo feito através das redes sociais. 

Sempre antes de realizar qualquer compra, a primeira coisa que fazemos é pesquisar sobre o que queremos comprar, não é mesmo?

Estar nas primeiras páginas dos buscadores é essencial para seu produto ser encontrado!

Com isso, estratégias de SEO para seu e-commerce são essenciais para qualquer empresa aumentar suas chances de vendas.

Se você aderir ao Conteúdo Gerado pelo Usuário, a sua marca abrirá espaço para as pessoas mencionarem, propagando links, citando palavras-chave que vão ajudar muito para sua página ficar em uma boa colocação nas ferramentas de buscas. 

Além disso tudo, uma das melhores partes é que ele é Orgânico, contribuindo ainda mais para suas estratégias! 

3. Como começar a aderir o Conteúdo Gerado pelo Usuário?

Já expliquei como funciona todo o UGC, mas como fazer isso? Por onde começar? Como incentivar seus clientes a criar conteúdos?

O engajamento é de fato muito importante, porque o envolvimento com a sua marca traz todos esses benefícios já citados. Mas não é apenas gerar o conteúdo por si só. O UGC tem que ser visto como qualquer outra campanha de marketing. 

Para começar: você quer que seu Conteúdo Gerado pelo Usuário informe, entretenha ou faça as duas coisas ao mesmo tempo? Você quer promover a sua marca ou algum produto/serviço específico?

Onde os seus clientes e possíveis clientes se encontram em maior quantidade? Instagram, Facebook… Faça uma análise do seu público e decida em qual plataforma será mais eficaz. 

O último passo, mas não menos importante: decida o tipo de conteúdo que você quer que seja gerado! Foto? Vídeo? Comentário?

Confira abaixo algumas formas que os conteúdos podem ser feitos!

4. Tipos de Conteúdo Gerado pelo Usuário

Avaliações e depoimentos

Essa é a forma mais simples de Conteúdo gerado pelo usuário. Muitas vezes são integrados ao site ou às redes sociais! 

No seu site você pode ter um espaço dedicado para isso como uma “caixa de sugestões”, abrir para avaliação dos produtos, depoimentos para depois que o cliente teve a experiência com o seu produto.

Embora normalmente seja feito através de texto, você pode estimular o cliente a gravar vídeos ou tirar foto com sua compra!

FAQ, perguntas e respostas

Conteúdo Gerado pelo Usuário (faq)

Perguntas frequentes são muito importantes também! São respondidas pela empresa, mas também pode ser criada uma seção de perguntas e respostas entre os próprios clientes. Para que assim, eles possam dividir suas experiências e suas dúvidas específicas sejam respondidas. 

Hashtags

Conteúdo Gerado pelo Usuário (hashtags)

As Hashtags são muito utilizadas e muito eficientes! Com elas você consegue crescer o nome da sua marca ou produto e reunir seus clientes em um lugar só. Assim, conhecerá ainda mais eles, reforçará a intimidade e confiança e cria uma interação entre eles. 

Aliás, elas ajudam a coletar material para exibir em suas páginas e gera um buzz sobre sua marca! 

Na hora de criar a Hashtag, lembre-se que:

  • Tem que ser algo fácil de ser lembrado;
  • Confira se nenhuma outra empresa usa a mesma;
  • Quando as palavras estão juntas, veja se não fica ilegível ou forme algo desagradável/ofensivo;

Não utilize apenas o nome da sua marca. Faça algo simples, mas criativo que chamará atenção e irá ficar na cabeça do seu consumidor!

Imagens que Convertem

5. Dicas preciosas para um bom UGC

É claro que gostamos de receber elogios e opiniões positivas sobre qualquer coisa que fazemos. Mas é muito importante valorizar também os comentários e feedbacks negativos sobre sua marca ou produto. Mostra que a empresa é auto confiante e que não tem receio e medo de receber críticas. 

Mas nem sempre os conteúdos vão te satisfazer 100%. Podem haver fotos borradas, mal iluminadas ou confusas. Uma boa saída para melhor a qualidade desses conteúdos é oferecer recompensas ou brindes para a melhor imagem, vídeo ou comentário! Assim incentiva as pessoas a pensarem antes de postar e querer um resultado bom. 

Então revise os comentários, as interações e postagens que são feitos com o seu nome! Garanta que nada desagradável seja publicado por acidente na sua página. E seja seletivo, não saia compartilhando todas as postagens que mencionam sua marca: escolha as fotos mais bonitas e os textos interessantes. 

Além disso tudo, responda os comentários! Isso é bom para o próprio usuário receber uma resposta e ter a certeza que a marca se preocupa com ele e também para o seu possível comprador. 

E claro, para tudo isso acontecer um bom Layout colabora muito! Um incentivo e tanto para que as pessoas se sintam confortáveis para interagirem é um site que seja responsivo, que cative o usuário, tenha um design coerente, com imagens que convertam para todas as redes sociais.

Enfim, viu como é importante o Conteúdo gerado pelo Usuário e tudo o que ele pode te trazer? Muitas marcas famosas já utilizaram essa estratégia. Confira 6 delas que souberam aproveitá-la muito bem!

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que respondemos, para que você possa começar a partir de agora! Quanto antes, mais rápido virão seus resultados.