Google Shopping Gratuito em 2020! Tudo que você precisa saber para aproveitar

Google Shopping Gratuito em 2020! Tudo que você precisa saber para aproveitar
O Google anunciou que permitirá que qualquer empresa possa adicionar seus produtos no Google Shopping sem qualquer custo.

Em entrevista ao The Verge, o presidente de negócios do Google, Bill Ready, disse que a empresa trabalha na implementação desse serviço gratuito por meio do Google Shopping há “algum tempo”.

Contudo, o surto de coronavírus e o bem potencial que a empresa poderia fazer as pessoas e aos comerciantes contribuíram para acelerar o lançamento.

O que mudou?

A empresa explica:

“Para os varejistas, essa alteração significa exposição gratuita a milhões de pessoas que acessam o Google todos os dias para atender às suas necessidades de compras. Para os compradores, significa mais produtos de mais lojas, que podem ser descobertos na guia Google Shopping”, diz Ready.

“Para os anunciantes, isso significa que as campanhas pagas agora podem envolver com listagens gratuitas. Se você já é usuário do Merchant Center e do Shopping Ads, não precisa fazer nada para aproveitar as listagens gratuitas e, para novos usuários do Merchant Center, continuaremos trabalhando para otimizar o processo de integração nos próximas semanas e meses”.

Como funcionará o Google Shopping gratuito?

Antes de mais nada, é bom deixar claro: quando fizermos uma busca na página principal do Google, os resultados de produtos que aparecerão no topo – com imagens, descrição e preços – continuarão sendo de anúncios pagos. A mudança vai se dar ao clicarmos na aba “Compras” ou “Shopping” da SERP.

Nela, a coisa vai ficar meio parecida como nas páginas de resultados para outros tipos de palavras-chave. No topo e ao final também aparecerão anúncios pagos, em destaque. A diferença é que produtos “não-pagos” também vão ser listados, o que hoje não acontece. Mais opções para o consumidor e oportunidades para os pequenos negócios.

O comunicado sobre o Google Shopping gratuito não esclarece como esses produtos não-pagantes serão listados. Porém, dá para presumir que teremos um modelo parecido com o algoritmo do Google, retornando aos resultados mais relevantes para quem está fazendo a pesquisa.

Resultado na aba “Shopping”:

Como poder notar na imagem, os resultados exibidos nessa aba aqui no brasil ainda são apenas os patrocinados. Por enquanto a alteração foi efetivada apenas nos Estados Unidos. Porém segundo o próprio Google a mudança será implementada em todo mundo nos próximos meses.

Com o Brasil cada vez mais relevante no cenário global, a expectativa é que essa alteração ocorra em breve. Então fique pronto. É possível realizar os passos necessários para que assim que a implementação acontecer, seus produtos estarem aptos a aparecerem no Google shopping gratuito!

Como se preparar para exibir os produtos no Google Shopping Gratuito?

Para poder exibir seus produtos gratuitamente no google shopping você vai precisar ter sua conta no google merchant center criada e corretamente configurada. Ao criar sua conta, certifique-se de selecionar a opção “mostrar produtos nas plataformas do google”.

Após criada sua conta você precisa incluir as informações de seus produtos na plataforma através do feed de produtos, seguindo as especificações do Google. A empresa ainda anunciou que nos próximos meses vai trazer novidades para facilitar a entrada de novas lojas no plataforma.

Mas se você já anuncia produtos utilizando uma conta do mechant center, não precisa se preocupar. Seus produtos serão automaticamente incluídos no programa caso seja elegível.

Ainda assim a exibição através de anúncios patrocinados continuará trazendo benefícios aumentando a exposição de seus produtos, portanto uma boa dica é aproveitar sua conta de merchant center configurada e selecionar seus melhores produtos para alcançar mais usuários!

Não se lembra como criar um anúncio?

Se você não se lembra como anunciar no Google Shopping, não deixe de conferir o nosso artigo sobre o assunto. Afinal, lá contém um bônus que é uma dica de ouro!

Confira mais sobre isso no próprio conteúdo do Google, clicando aqui.

O que você achou das mudanças do Google e como elas vão impactar o seu negócio? A Flyon tem uma plataforma de ensinos sobre Marketing Digital que pode te ajudar (e muito!) também nesse processo. Conheça a MAGNET!