Lançamento meteórico! Esta estratégia digital foi aplicada em parceria entre a Flyon Marketing Digital e o produtor de conteúdo Gustavo Guerra.

Gustavo Guerra é guitarrista profissional há mais de 20 anos e teve a oportunidade de se encontrar com a música desde muito novo. Nascido em Curitiba no ano de 1978 e filho de pai músico. Aos 14 anos iniciou seus estudos relacionados a guitarra e de lá em diante não parou mais. Hoje, trabalha com diversos projetos paralelos como gravações. Assim como aulas de guitarra, workshops, cursos online e muito mais.

Por ter uma lembrança da dificuldade que teve para aprender a tocar guitarra quando iniciou, Gustavo já distribuía conteúdo de maneira orgânica desde 2006. Porém, sabia que existia as estratégias de tráfego pago. E que isto poderia alavancar ainda mais o seu negócio como produtor de conteúdo.

Quero fazer um lançamento!

Com o intuito de verificar o real potencial das estratégias que utilizam do tráfego pago, decidiu apostar em uma parceria com a Flyon Marketing Digital – agência com larga experiência em estratégias digitais e gerenciamento de campanhas nas principais plataformas como Google Ads e Facebook Ads.

Planejamento Estratégico

O Plano Estratégico do lançamento meteórico

Para conseguir avaliar da maneira correta, é preciso ter bem definido qual é o objetivo principal dentro de uma estratégia de Marketing Digital. Desse modo, dentro das primeiras conversas foi definido, juntamente ao Gustavo Guerra, que era necessário validar a hipótese de que estratégias de lançamentos funcionam independente do seu nicho e do seu público-alvo.

Tipo de Lançamento escolhido

As estratégias de lançamentos são utilizadas há muito tempo. No entanto, Jeff Walker foi quem escreveu o livro “Product Launch Formula”. Em que ele demonstra uma metodologia de venda para aplicar em qualquer negócio.

Dentro das estratégias de lançamento existem algumas ramificações dependendo da sua necessidade principal. Assim como do momento em que o seu negócio digital se encontra.
Então, optamos então para iniciarmos o teste em um Lançamento Meteórico.

Lançamento Meteórico

Lançamento Meteórico

O lançamento meteórico tem como finalidade trazer uma condição especial em um curto período de tempo. Utilizando três fortes gatilhos mentais. Tal como o da comunidade, o da antecipação e o da escassez. Foram organizadas campanhas para agrupar todos os interessados em saber sobre esta condição única em grupos no Whatsapp.

Dessa forma mantivemos os grupos com captação durante 4 dias. Assim, de forma ativa, respondendo todas as dúvidas sobre o curso do Gustavo Guerra. Após a captação destes contatos, foi revelada a oferta especial. E que ficaria disponível por um curto período de tempo no dia seguinte.

Quero fazer um lançamento meteórico!

Resultados do Lançamento

Resultados do Lançamento

Para avaliarmos o Lançamento de uma maneira mais completa e conseguir acompanhar os números em outros futuros, escolhemos quais seriam os indicadores relevantes para a nossa análise.

As métricas acompanhadas durante todo o processo foram:

  • Valor de Investimento em Mídias (Facebook Ads e Google Ads).
  • Custo por Lead.
  • Número de leads (Whatsapp).
  • Taxa de saída Grupos (durante os 4 dias).
  • Taxa de Conversão e Faturamento Total.

Curso Facebook e Instagram (1)

Assim, entre o dia da divulgação da condição especial e o dia da abertura do carrinho, tivemos uma Taxa de Saída de aproximadamente 25%. Porém, como o nosso Custo por Lead estava abaixo do valor esperado em nossa projeção, o número total de Leads, na abertura do carrinho, não sofreu nenhum impacto.

Já com o carrinho aberto, tivemos uma Taxa de Conversão de 9,65%. Isto é, a cada 100 pessoas que estavam nos grupos tivemos entre 9 e 10 compradores do curso do Gustavo Guerra, aproximadamente.

Ao analisarmos os resultados de Faturamento e de investimento, percebemos que o nosso ROAS (Retorno sobre Valor Investido em Mídias) foi acima do melhor cenário projetado. Desse modo, chegando ao valor de 15,03 (retorno 15x maior do que o valor investido).

Ou seja, esse resultado não só validou a hipótese que o método de Lançamento era interessante para o público do Gustavo Guerra quanto nos fortaleceu para programarmos para os próximos!

Se você é um infoprodutor e está buscando encontrar a estratégia de Marketing Digital ideal para o seu produto mande uma mensagem para nós da Flyon Marketing Digital. Te ajudaremos a encontrar o melhor caminho a seguir o quanto antes.

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