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É possível que você já aplique as estratégias de SEO ao seu marketing de conteúdo e, por isso, acabe confundindo as duas. Entretanto, para que você consiga extrair o máximo de cada estratégia, é imprescindível que você compreenda-as enquanto coisas diferentes e, depois, como combiná-las. Mas será que é possível fazer marketing de conteúdo sem aplicar SEO?

Índice:

  1. O que é Marketing de Conteúdo?
  2. O que é SEO?
  3. Como combinar Marketing de Conteúdo e SEO?

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é, basicamente, a produção de conteúdo relevante para a sua audiência, sempre a partir de um objetivo. É por esse detalhe que o Marketing de Conteúdo não é a produção desenfreada de conteúdo.

Por estar sempre ligado a um objetivo principal, a produção de conteúdo deve ser de relevância para quem está te acompanhando. Então, se o seu objetivo for educar sua audiência sobre a importância do seu serviço, todo o seu conteúdo deve ser direcionado a isso. 

É por isso que se você vende um serviço de design, por exemplo, não adianta falar sobre consultoria ambiental. Isso porque sua audiência está seguindo seu conteúdo pelo interesse no que você tem a contribuir sobre design.

Para saber mais sobre o Marketing de Conteúdo, acompanhe nossos artigos sobre o assunto!

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization), é compreendido enquanto as técnicas usadas para otimização dos sistemas de busca. 

É nele que pensamos quando queremos ranquear um conteúdo nos mecanismos de busca, não é mesmo? 

Mas as técnicas de SEO vão muito além de somente ranquear bem nos mecanismos de busca. Isso significa que elas são pensadas, justamente, na experiência do usuário com a sua página.

É por isso que, se seu site tiver uma navegação ruim, não tiver conteúdo relevante para a sua audiência e for confuso, por exemplo, não vai adiantar repetir sua palavra-chave diversas vezes. Inclusive, a própria repetição de palavra-chave tem um limite.
Pensando sempre na experiência do usuário, você não deve “jogar” sua palavra-chave no meio dos textos. Tudo deve estar coerente e ser coeso. Sendo assim, repetir sua palavra-chave no meio de um texto além do necessário, na verdade, prejudica a experiência do usuário. Isso porque a leitura ficará cansativa e forçada.

Técnicas de SEO

As técnicas de SEO incluem:

Link Building

O link Building, traduzido para “construção de link” é uma das técnicas mais interessantes do SEO.

Isso porque, ele consiste na construção mesmo de trocas de links. Ou seja, uma das formas para que o algoritmo do Google compreenda que você é uma autoridade em determinado assunto e, portanto, merece estar entre as primeiras posições dos resultados de pesquisa, é sendo referenciado por outros sites e blogs.

Mas como isso acontece?

Bom, sabe quando você está escrevendo um conteúdo para o seu blog e usa uma citação de algum outro blog? Ali você deve colocar a referência, ou seja, um link que redirecione o leitor para o mesmo local de onde você retirou a citação, caso ele clique no link.

Pois bem, usando esse método, o algoritmo do Google verá esse blog que você referenciou como alguém que entende do que você também quis dizer.

Por isso, a construção de links (ou link building) vem no sentido de criar uma rede de links que apontem para os sites que têm conhecimento para tratar dos assuntos. Uma das formas é através de backlinks. Saiba como conseguir backlinks de qualidade para o seu blog!

Tudo isso para que o seu conteúdo tenha o merecido reconhecimento!

Uso de Palavras-chave

Uma outra estratégia de SEO é o uso de palavras-chave precisas ao longo do seu conteúdo.

Ou seja, ao longo da construção de um artigo, eu uso a minha palavra-chave mais de uma vez, para que os mecanismos de busca compreendam bem qual é a palavra-chave em questão e, consequentemente, quando alguém pesquisar por ela, meu conteúdo poderá se posicionar bem.

Mas cuidado! O uso das palavras-chave deve estar totalmente associado à experiência do usuário! Não adianta construir um artigo inteiro só repetindo a palavra-chave, mas sem coesão, coerência e relevância.

Por isso, antes de começar a produzir um conteúdo, é interessante que se faça uma pesquisa das palavras-chave relacionadas ao tema que você tem em mente. Para isso, deixamos a sugestão da ferramenta Ubersuggest do Neil Patel.

Ela é super intuitiva é vai lhe ajudar bastante na hora da escolha da palavra-chave.

Dica: procure as com melhor volume de busca e aposte na sazonalidade para ranquear bem!

Hierarquização do Conteúdo

Uma dica de ouro é, ao produzir um conteúdo, que ele seja estruturado de acordo com uma hierarquia

Isso quer dizer que, quando você for montar um artigo, por exemplo, imagine na coesão estrutural dele. O título é sua headline. Depois dele, separe em tópicos que façam sentido para deixar a leitura fluida e, se necessário, separe em subtópicos e assim por diante…

Assim, você facilita a leitura da sua audiência, melhora a experiência dos seus usuários e os algoritmos dos mecanismos de busca verão que você está preocupado com o seu usuário. O que é um ponto muito positivo!

Portanto, estabeleça uma hierarquia no seu conteúdo que seja para facilitar a experiência para os seus leitores.

Foco na Persona

Já que tudo deve estar, impreterivelmente, relacionado à sua persona, nunca se esqueça das suas necessidades.

Imagine que sua persona seja um homem de 70 anos com dificuldades no mundo virtual/digital. Assim, você deverá criar conteúdos acessíveis a esse homem, mas também que o seu conteúdo seja facilmente encontrado.

Além do mais, pensar na relevância do conteúdo on-page é fundamental para qualquer otimização. Afinal, o conteúdo só é qualificado quando é relevante para quem o acompanha.

Como combinar Marketing de Conteúdo e SEO?

Apesar de serem estratégias independentes, o Marketing de Conteúdo e o SEO funcionam muito melhor se forem combinadas. Ou seja, elas são interdependentes: independentes e interligadas.

Por isso, para combinar as duas, a melhor coisa a se fazer é estruturar seu conteúdo de acordo com as regras de SEO.

Para isso, veja nossas dicas de como criar um conteúdo de qualidade para a sua audiência. A partir daí, escreva seu conteúdo pensando na palavra-chave, hierarquizando seu conteúdo em uma estrutura que seja coesa e referencie suas fontes. Depois de referenciadas as fontes, envie seu conteúdo e faça contato com o intuito de trocar backlinks!

A ferramenta Yoast pode lhe ser de grande valia neste caso. Ela lhe dará todas as dicas para a construção de um conteúdo que siga as regras de SEO. Sendo que um ponto muito positivo é o fato dela atuar como uma espécie de checklist em cada conteúdo. Deixamos a nossa recomendação de ferramenta aqui!

Como mensurar os resultados?

Por fim, como saber se seus esforços estão valendo a pena? Como saber se está dando certo?

Bom, comece estabelecendo KPIs. Já falamos sobre eles na apresentação sobre Marketing de Conteúdo. Lembra-se?

Para isso, estabeleça com cuidado e atenção os seus objetivos. Isso é uma coisa que sempre falamos e repetimos por aqui: atenção nos seus objetivos. Afinal, serão eles que guiarão seu sucesso!

A partir disso, faça um acompanhamento constante das suas redes de distribuição de conteúdo. Como?
Com a ferramenta Moz Bar, por exemplo, você pode acompanhar o desenvolvimento da sua autoridade online. 

Com a ferramenta do Google Analytics, você pode acompanhar todo o desempenho dos seus conteúdos. Tal como o número de visitantes do seu site, tempo médio de visita, taxa de rejeição, origem das visitas, etc.

Por fim, o Search Console também pode lhe ajudar a acompanhar os backlinks, os links mais acessados, etc.

Claro que as ferramentas pagas podem lhe oferecer mais informações, mas com essas citadas acima já podemos fazer grande progresso com os resultados. Assim, você poderá ver o que mudar, quando mudar e até entender como mudar o que for preciso.

O importante é se lembrar que SEO e Marketing de Conteúdo são estratégias que demandam tempo e trabalho. Além disso, o resultado não é imediato, mas vale a pena para a sua consolidação no mercado online!

 

Esperamos que nossas dicas lhe tenham sido úteis! Por isso, fique à vontade para conhecer mais dos nossos conteúdos com dicas valiosas para você! E em caso de dúvida, basta entrar em contato conosco!