7 Opções de plataformas de e-commerce para você conhecer!

7 Opções de plataformas de e-commerce para você conhecer!

Ter uma loja virtual de sucesso, como você bem sabe, requer muitos cuidados. Um deles com certeza é escolher corretamente entre as várias plataformas de e-commerce já existentes. Além disso, é necessário definir com atenção as melhores estratégias de vendas e caprichar no bom atendimento ao público.

Mas, voltando às plataformas de e-commerce, se você já está no ramo pode ser que agora esteja pensando em migrar para um sistema melhor. Seja porque o negócio cresceu, porque você precisa de novos recursos e ferramentas ou por inúmeros outros motivos, é sempre válido conferir o que existe de melhor na área para não perder boas oportunidades, certo?

Descubra neste artigo quais são as 7 melhores plataformas de e-commerce e veja o que cada uma delas oferece para a sua loja virtual. Avalie e tome sua decisão da forma mais correta!

Como funciona uma plataforma de e-commerce?

A plataforma de e-commerce pode ser assemelhada a um shopping, ou seja, um lugar em que você faz um contrato e passa a pagar um aluguel para utilizar o espaço. Neste caso, mais do que usar o espaço, você também utiliza os recursos e as ferramentas disponíveis.

Algumas plataformas já estão prontas, sendo necessário apenas acrescentar os detalhes da loja virtual para começar seu uso e fazer vendas. Por isso, sempre é válido conhecer as opções para ver qual delas se adéqua melhor às suas necessidades e expectativas.

Veja na imagem abaixo o funcionamento na prática de uma plataforma de e-commerce:

como funciona uma plataforma de loja virtual

7 Opções para você mudar de plataforma hoje!

Você já sabe como funciona uma plataforma de e-commerce e provavelmente entende a importância de fazer uma boa escolha neste quesito. Agora, que tal conferir quais são as melhores opções disponíveis hoje no mercado?

A seguir você encontra 7 plataformas de e-commerce bem conceituadas no mercado, veja:

1. Shopify

Plataforma de e-commerce bastante popular, a grande vantagem da Shopify é a disponibilidade de modelos pré-prontos, o que torna rápida a configuração da loja virtual bem como seu lançamento online. A acessibilidade é outro grande destaque!

O Shopify já trabalha com design responsivo, o que garante que o cliente tenha um acesso de qualidade tanto pelo computador quanto pelo celular. Além disso, é possível usar o Pixel do Facebook, possibilitando uma segmentação de públicos personalizados bem atrativa.

Pensando em migrar para a Shopify? Para novos usuários, a plataforma trabalha com um período de testes gratuitos, sendo que depois é necessário fazer uma assinatura.

2. Loja Integrada

A Loja Integrada permite que você crie seu ecommerce rapidamente e apresenta como um diferencial sua própria loja de aplicativos e temas, onde seus clientes podem facilmente encontrar soluções adicionais que podem ser integradas à plataforma, como ferramentas para atendimento, gateways de pagamento, sistemas para frete, entre outras.

A Loja Integrada conta com diversos planos para que você possa escolher o que melhor se adequa à sua realidade. A melhor parte é que o plano base é inteiramente grátis, permitindo que você já crie seu ecommerce antes de decidir se irá pagar pelos recursos adicionais dos planos planos.

3. Magento

Uma das mais conhecidas e usadas no mundo todo, a Magento tem planos incrivelmente acessíveis para quem quer empreender pela internet. Com várias extensões gratuitas para serem acrescentadas aos negócios virtuais, essa plataforma é bem flexível.

Entre as demais vantagens vale mencionar que a Magento pode integrar praticamente todas as formas de pagamento existentes. Além disso, é uma plataforma do tipo escalável, ou seja, conforme seu e-commerce for crescendo, sua loja ainda terá um bom retorno sem qualquer tipo de migração!

Todavia, é importante dizer que, como ponto negativo, esta é a plataforma de e-commerce que apresenta a maior dificuldade para fazer as programações e ajustes. Dessa forma, é indicado contar com ajuda profissional, especialmente se você não tem experiência nestas configurações.

4. NuvemShop

Uma solução realmente completa e profissional. Nela, você poderá criar sua loja online para vender produtos ou serviços de forma rápida e prática, além de ser possível personalizá-la exatamente como preferir.

A Nuvemshop também conta com alguns diferenciais realmente bacanas, como seu próprio painel de aplicativos que complementam seu ecommerce. Entre eles, você encontrará ferramentas para otimizar a logística de entrega, recuperar carrinhos de compra abandonados, sistemas ERP e muito mais. Vale a pena conferir.

5. PrestaShop

Quer sucesso no processo de criação ou atualização da sua loja virtual? A PrestaShop é a plataforma de e-commerce frequentemente indicada. Através dela é possível, em um tempo mínimo, criar estruturas completas e com visual bastante moderno.

Outra vantagem da PrestaShop é o fato de que a plataforma tem uma grande quantidade de funções. Além disso, suas configurações são bem avançadas e são ideais para fazer um completo gerenciamento de produtos.

Por fim, é possível integrar o Analytics à plataforma para identificar o comportamento dos clientes. Em contrapartida, a principal dificuldade existente aqui é a curva de aprendizado já que, para entender e administrar todas as funções, é necessário algum tempo.

6. Wix

Indicado para aqueles que não têm muito conhecimento na criação de atrativos para a internet, e que não estão contando com o amparo de profissionais nesta etapa importante, o Wix é uma plataforma de e-commerce simples de ser manuseada.

Previamente otimizado para grande parte dos dispositivos, o Wix possibilita que sejam acrescentadas várias formas de pagamento, tais como crédito e débito, além de PayPal.

Um dos destaques da plataforma Wix é o grande número de modelos de página já existentes, em inúmeras categorias. Há várias opções gratuitas, no entanto é indicado migrar para as opções pagas a fim tornar sua loja virtual ainda mais profissional.

7. WooCommerce

Indicado especialmente para os sites que são construídos dentro do WordPress, o mais interessante da plataforma WooCommerce é que é possível transformar qualquer site, ou até mesmo blog, em uma loja virtual. Sendo assim, é uma opção especialmente atrativa para influenciadores e blogueiros.

O WooCommerce é definido como plugin justamente devido às características mencionadas.

Ao escolher o WooCommerce você poderá ter algumas dificuldades apenas para adicionar funcionalidades. Apesar de ser possível fazer isso, é necessário usar várias extensões dependendo da funcionalidade em específico.

Gostou das opções de plataforma de e-commerce que foram apresentadas neste artigo? Está pronto para fazer a migração da sua loja virtual? Aproveite para adquirir mais conteúdo baixando o E-book Guia de Vendas para E-commerce e confira outras importantes dicas que vão profissionalizar seu negócio além de melhorar seus resultados.