Marketing Digital Imobiliário: O Seu Guia Completo!

Marketing Digital Imobiliário: O Seu Guia Completo!

A verdade é que o Marketing Digital se adequa a todo e qualquer negócio. Então, por que seria diferente com o ramo imobiliário? O marketing digital para o mercado imobiliário é, sem sombra de dúvidas, um investimento extremamente necessário. Afinal de contas, as estatísticas comprovam que a casa própria é um sonho para a maior parte dos brasileiros, assim como o povo brasileiro está entre os três primeiros a mais usar a internet.

Por isso, juntar essas duas informações e cruzá-las, pode lhe render muito!

Como usar o marketing digital para o mercado imobiliário?

Assim como já temos falado, o marketing digital se adequa a todo e qualquer tipo de negócio. Por isso, para o mercado imobiliário, para além de ter um site com um catálogo de mostruário dos seus produtos (casas, kitnets, apartamentos, etc), o marketing digital oferece muitas outras formas de vender.

Por exemplo, você pode criar anúncios que disparem quando uma pessoa pesquisar por “imobiliária na cidade X” ou “imóveis para alugar na cidade Y”. Ou então, você pode criar um blog, um canal no youtube ou outra rede de distribuição de conteúdo e criar conteúdo relevante para quem tiver interesse em algum imóvel. Você ainda pode também criar um perfil nas redes sociais e marcar presença por lá!

Enfim, você tem muitas opções à sua disposição. O importante é estar atento aos índices de qualidade e ao seu planejamento. Afinal, o planejamento é a base de todo o resto.

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Planejamento

O seu planejamento é que vai ditar o tom de todo o resto das suas ações. Por isso, ele deve ser feito com calma e muita atenção. Jamais pule essa etapa! 

Conhecendo o seu produto

Conhecer o seu produto é a primeira coisa a ser pensada. Isso porque, se você não o conhecer, nada mais vai fazer sentido. 

Mas aqui eu não estou falando para você pensar “Ah, ok. Eu vendo casas”. Esse é o seu produto? Não… Seu produto está relacionado a sonhos. O sonho de ter uma casa própria é algo muito presente na vida dos brasileiros. Bom, ter um teto para morar é algo muito importante para a sobrevivência, né? Então, o seu produto também está relacionado à sobrevivência e estabilidade das pessoas. Por isso, seu produto é um negócio muito sério e deve ser considerado como tal. 

Além do mais, a questão específica do seu negócio também é essencial. Qual o tipo de produto você quer comercializar? Qual o seu tipo de cliente ideal? O que você é contra? E o que você é a favor? O que você se recusa a aceitar em um cliente?
Isso é muito importante para a construção do seu negócio como um todo. E, além disso, pode ser colocado nas suas redes e mostrar um diferencial para os outros negócios. Isso tudo pode ser um divisor de águas no momento da decisão do seu cliente – afinal, todos precisamos confiar em quem está negociando um imóvel.

E, claro, conhecendo o seu produto, ficará muito mais fácil estabelecer o seu objetivo. O que você quer com o seu negócio? Onde você quer chegar?

Escolha da estratégia

Depois de estabelecer o seu objetivo e de conhecer a fundo o seu produto, você deve escolher qual a melhor estratégia que se aplica ao seu negócio.

Comece a pensar o que você quer alcançar e qual melhor estratégia se encaixa no seu objetivo. 

Com isso, estabeleça se pergunte: 

  • Autoridade online? Se sim, Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais podem te favorecer. 
  • Educar seu mercado sobre o seu negócio? Se sim, Marketing de Conteúdo é uma boa pedida. 
  • Ser conhecido? Se sim, Mídias Sociais pode ser a melhor opção.
  • Vender e fazer conversões online? Se sim, investir em performance é a melhor coisa.
  • Atrair novos compradores? Se sim, Inbound Marketing é a sua saída.
  • Fazer as pessoas se sentirem confiantes com a sua marca? Se sim, Inbound Marketing é o que você precisa!

Portanto, a partir do seu objetivo, você saberá em qual estratégia investir. 

Público-alvo e persona

Depois, estudar seu público-alvo e sua persona é fundamental.

Isso porque, com o público-alvo, você poderá a chegar conclusões mais gerais e com a persona à conclusões mais específicas.

Como?

Bom, com o estudo de público-alvo você pode chegar à conclusão que, se você mora em uma cidade universitária, talvez seja melhor investir em negócios de imóveis voltados ao público estudantil.

Mas, com a persona, você poderá estudar as características do comportamento desse público. A partir disso, você poderá montar seus anúncios e fazer seu conteúdo voltado à tais especificidades.
Por exemplo, você está anunciando para estudantes que trabalham? Ou, se dependem dos pais? Talvez dependem de bolsas estudantis? Esses estudantes preferem morar perto da universidade ou de outros centros da cidade? Quais os medos, as frustrações, as vontades e os desejos desses estudantes? 

Tudo isso será imprescindível para que seus conteúdos e anúncios tenham um impacto maior no seu público. Porque assim, você poderá chegar ao cerne das preocupações do seu público e mostrar soluções que só você poderá oferecer.

Um CRM Imobiliário pode lhe ajudar bastante com essa causa. Isso porque, o CRM é uma ferramenta que auxilia na administração do relacionamento com o cliente, conhecendo o seu comportamento como um todo.

Conhecer os seus clientes é obrigatório e imprescindível para o sucesso.

Saiba como construir a sua persona, em detalhes!

Funil de vendas

O funil de vendas é, em si, uma ferramenta necessária para o marketing digital como um todo. Por isso ele não pode ficar de fora do seu planejamento.

Com o funil de vendas, você conseguirá impactar o seu cliente e quebrar suas objeções por toda a sua jornada de compras. Inclusive, você já conhece a jornada de compras do seu cliente? Se não, este é o momento exato para estudá-la. Isso porque, já conhecendo quem é a sua persona, você saberá seu comportamento de compra e como ela toma suas decisões.

É nesse momento que um funil de vendas bem estruturado e bem planejado poderá te ajudar, enquanto o comerciante. Afinal, você saberá como sua persona toma suas decisões e quais as possíveis objeções. Assim, você saberá quais conteúdos serão melhores e qual a melhor forma de impactá-la com o objetivo de incentivá-la a continuar com a compra.

Veja como montar um funil de  vendas completo!

Ferramentas

As suas ferramentas necessárias estão completamente ligadas à estratégia que você escolher. 

Isso porque, imagine que você escolheu atuar somente com mídias patrocinadas (performance). Assim, um blog, um canal do Youtube e mídias sociais serão desnecessárias para o seu caso. Mas nós não recomendamos isso! Nós recomendamos que você consiga associar suas estratégias para poder impactar os diferentes públicos que acessam as diferentes plataformas. 

Por isso, listamos aqui algumas das ferramentas básicas e necessárias para o seu portal online:

  • Mídias Sociais (Facebook, Instagram, etc);
  • Site do seu negócio;
  • Chat para atendimento ao público;
  • Sistema de envio de newsletter;
  • Canais de divulgação de conteúdo, de acordo com a sua produção – Youtube para vídeos, blog para artigos e Spotify para podcasts, por exemplo;
  • CRM Imobiliário.

Métricas de Acompanhamento

De novo, o objetivo se faz presente. É por isso que ele deve estar muito claro e ser muito bem definido. Já que as métricas de acompanhamento estão diretamente ligadas ao objetivo.

Isso porque, com elas, você poderá mensurar e acompanhar se os seus objetivos estão sendo alcançados.

Então, volte a eles e pense: O que você quer alcançar com marketing digital?

A partir disso, estabeleça KPIs (Key Performance Indicator) – os famosos indicadores-chave de performance) para poder mensurar seus resultados.

Por exemplo… Não temos como medir exatamente o grau de autoridade online de uma pessoa. Mas podemos medir o crescimento de seguidores nas redes sociais, o engajamento dos seus posts, etc. É nesse sentido que o KPI te ajuda: ele pega o seu objetivo  o transforma em um indicador mensurável.

Saiba mais sobre KPI!

Reveja suas estratégias

Depois de colocá-las em prática e fazer a análise dos seus resultados, é importante que você reveja as suas estratégias.

Isso porque, você poderá ver o que está lhe trazendo resultado e o que não.

Assim, você poderá alterar o que for preciso e melhorar a sua autoridade online cada vez mais!

Por isso, analise com calma os seus KPIs e reveja onde colocar sua atenção e seu foco!

Marketing Digital Imobiliário

Como vender imóveis online

Vender imóveis online vai muito além de ter um site com um mostruário de imóveis.

É preciso que você esteja atento aos seus prováveis clientes, tenha um bom relacionamento com o seu público, que você consiga criar anúncios que chamem atenção para a conversão e que você jamais se esqueça das boas práticas para ecommerce em marketing digital.

Por isso é preciso que você saiba tudo sobre Remarketing, por exemplo.

Mas confira abaixo as nossas dicas!

Anúncios imobiliários que convertem

Para os anúncios que convertem, é preciso que você esteja atento ao que seu público gosta e conhece. Assim como, aqueles anúncios que gerem um reconhecimento do seu cliente com a sua persona. Por isso a persona é parte essencial de todo o seu planejamento!

Por exemplo, não adianta usar fotos de família de “comercial de margarina” se a sua audiência não consegue estabelecer uma relação com essas fotos. A sua audiência precisa conseguir se reconhecer nos seus anúncios. 

Portanto, é essencial que o estudo da sua persona seja bem detalhado. 

Outra coisa fundamental, é saber como anunciar nas mídias da maneira correta. Afinal, isso inclui o trabalho de segmentação de público, configuração de campanhas, etc.

O bom é que você consegue encontrar todas essas dicas aqui no blog da Flyon mesmo!

Por isso, saiba como configurar campanhas do Google Ads!

Também como fazer a segmentação de públicos no Facebook sem erros!

Relacionamento com o público

O seu relacionamento com o seu público vai depender de onde está a sua atenção.

Onde seu público está presente? Seu público, sua persona, usa Facebook? E Instagram? E Whatsapp? Essas são ótimas redes para começar o seu trabalho online.

Recomendamos fortemente que você esteja presente nas redes sociais. Isso porque, estudos recentes comprovam que um fator decisivo na tomada de decisão do cliente é, justamente, a comunicação da empresa para com o seu cliente.

Então, se você estiver presente nas redes sociais, estabelecer uma comunicação clara e eficiente, você poderá ter grandes resultados!

  • Facebook. No Facebook você pode criar publicações de engajamento e até tirar ideias de novos posts. Como? Isso é simples! Quando estiver sem ideias, pergunte à sua audiência sobre o que eles têm interesse em conhecer. Você também pode fazer enquetes e gerar engajamento! O importante é sempre (sempre mesmo!) responder quem entrar em contato com você.
  • Instagram. No Instagram você pode criar stories interativos e, sempre que realizar uma venda, você pode pedir que seus clientes façam stories e marquem você! Assim, você também passa a ser reconhecido por outras pessoas, mais pessoas passam a te conhecer e você passa a ter muito mais chances de sucesso. Mostre o seu trabalho sempre com qualidade!
  • Twitter. No Twitter você pode marcar presença interagindo com a sua audiência e redirecionando para os links que você quer que sua audiência conheça.
  • Whatsapp. No Whatsapp você pode estabelecer uma comunicação direta com seus clientes. Assim, você facilita a comunicação e transpassa uma confiança muito maior!

Mas por que investir nas redes sociais para a venda de imóveis online?

Hoje, o sonho da casa própria ainda é uma realidade para muitos brasileiros. Seja para fugir do aluguel ou para “ter um cantinho para chamar de seu”, a casa própria é parte do sonho e dos objetivos de vida da maior parte dos brasileiros.

Por isso, é importante lembrar que, ao vender uma casa, o corretor não está somente realizando uma venda. Mas muitas vezes, ele está realizando um sonho. Portanto, a venda de um imóvel vai muito além de uma venda… Ela envolve concretizar um objetivo de vida. Então, já parou para pensar no peso que isso tem?

É nesse sentido que, o relacionamento com o cliente, deve ser o melhor possível. Afinal, você será o intermediário da realização do sonho.

Além do mais, é fato que o investimento feito na compra de uma casa é alto. Por isso, o seu cliente deve confiar plenamente em você, no seu serviço e no seu produto. Isso porque, todos procuramos o melhor para investir nosso dinheiro e tomamos muito cuidado, ainda mais em investimentos tão grandes assim. 

Assim, ainda que você possa oferecer o melhor produto, o seu cliente ainda vai procurar um “algo a mais”. Ou seja, aquilo que lhe mostre que ele pode confiar em você. Lembrando que a concorrência nesse mercado é altíssima e, se você não mostrar esse “algo a mais”, outros podem mostrar e chamar a atenção do seu cliente.

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